A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), iniciará, a partir da próxima semana, a 5ª etapa de substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED. A ordem de serviço para o início da operação foi assinada nesta terça-feira (01/06) pelo secretário da SCSP, Carlos do Calisto. Serão substituídas cerca de 4 mil luminárias nesta fase do projeto.

O início da 5ª etapa começará pelo bairro Campo dos Velhos e também contemplará os bairros: Antônio Carlos Belchior, Renato Parente, Jocely Dantas, Cidade Pedro Mendes Carneiro, Dr. Juvêncio de Andrade e Centro da cidade.

Para o secretário da SCSP, Carlos do Calisto, um fator muito importante é a sensação de segurança. “Um ambiente bem iluminado também ajuda na diminuição de incidentes violentos. O projeto tem como objetivo levar uma iluminação de qualidade para toda cidade de Sobral”, ressalta.

De acordo com o coordenador da Iluminação Pública, Yury Pontes, a troca de lâmpadas por LED proporciona economia, pois diminui o consumo de energia. “As lâmpadas de LED também proporcionam uma melhor eficiência luminosa, alcançando um maior perímetro de iluminação, além de ter maior vida útil em relação às lâmpadas convencionais, o que reduz a necessidade de manutenções constantes”, afirma.

O projeto de substituição das lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED já beneficiou os bairros: Cidade José Euclides, Vila União, Dom José, Padre Palhano, Sumaré, Dom Expedito, Cidade Gerardo Cristino de Menezes, Parque Silvana, Jerônimo de Medeiros Prado, Alto da Brasília, Pedrinhas, Expectativa, Novo Recanto, Alto do Cristo, Padre Ibiapina, Domingos Olímpio, Junco, Sinhá Sabóia, Cohab I e II.

Além desses bairros, ruas e avenidas de grande fluxo, como Cel. Diogo Gomes, Desembargador Moreira, Boulevard João Barbosa, Oriano Mendes, Av. Arimatéia Monte e Silva, Av. Idelfonso de Holanda e Margem Esquerda também foram contempladas. Ao todo, já foram instaladas cerca de 8.365 luminárias na cidade de Sobral.