O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica que no período de chuvas as enxurradas mais fortes provocam aumento da turbidez da água, o que obriga o SAAE a reduzir a oferta, visando garantir a sua qualidade.  A água chega às Estações de Tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção de impurezas.

Com a cheia do Rio Acaraú, nesta quinta-feira (26/03), fica prejudicado temporariamente o abastecimento para os bairros Dom Expedito, Distrito Industrial, Sinhá Sabóia, Cohab I, Cohab II, Cidade Gerardo Cristino, Alto da Rolinha,  Dom Expedito, Jatobá I e II e do distrito de Caioca. O SAAE esclarece que a água distribuída para estes locais pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Dom Expedito, apesar da turbidez, é própria para o consumo humano.

O SAAE orienta aos usuários para que, durante este período de enxurradas e diante da situação de pandemia do coronavírus (Covid-19), com a necessidade de higiene das mãos e objetos, evitem o desperdício de água, privilegiando as atividades essenciais.

 Tratamento da água

A turbidez ocorre quando a água tem sua transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão (no nosso caso, estes sólidos são predominantemente lama).

Para tornar-se apropriada ao consumo humano, a água é submetida a um rigoroso tratamento, com as normas de controle e vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde. Este processo é realizado em Sobral pelo SAAE, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito, através das etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção com cloro.

O SAAE trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança. Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato pelo site www.saaesobral.com.br ou pelos telefones 0800.283.0195, (88) 98129-1704 e 99247-3431 (whatsapp). Também estão disponíveis os telefones da presidência da autarquia: (88) 98122-2268 e (85) 99994-1190.