A Prefeitura de Sobral abriu 24 novos leitos exclusivos para o tratamento de casos da Covid-19 no município. Os novos leitos, sendo 10 de UTI’s e 14 de enfermaria, irão funcionar na Santa Casa de Misericórdia. O aumento da oferta se deu por meio da ampliação do convênio existente entre a Secretaria Municipal da Saúde e o hospital.

Conforme Josiane Dorneles, assessora técnica da Secretaria da Saúde, “a Santa Casa irá receber pacientes referenciados da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do Hospital Regional Norte, funcionando como retaguarda no tratamento da doença".

De acordo com a Secretaria da Saúde, a Santa Casa está organizando a escala de profissionais e deve começar a receber os primeiros pacientes do convênio ainda neste final de semana.

Sobre o aumento dos casos confirmados da Covid-19 em Sobral, Dorneles explica que a razão está no aumento de testes realizados pelo município. “Temos testado maciçamente os profissionais de saúde, da segurança e os familiares dos pacientes que testaram positivo”, explica a médica.

No dia 8 de maio, o prefeito Ivo Gomes decretou isolamento social rígido no município, para conter o avanço da disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19. Entre as medidas, está o fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais, mudança do horário de atendimento bancário, restrição de circulação de veículos e o uso obrigatório de mascaras de proteção individual nas vias públicas.