O jornal britânico Financial Times publicou uma reportagem especial, nesta sexta-feira (11/06), que destaca os avanços da educação de Sobral e como a política educacional do Município tem sido exemplo para outras redes de ensino. “Como etapas simples levaram a um grande salto para as escolas do Brasil” é o título da reportagem, que ouviu especialistas, gestores, professores e estudantes e tem como base um relatório do Banco Mundial sobre a educação de Sobral.

A publicação destaca o salto qualitativo da educação de Sobral em uma década, aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual o município aparecia na posição 1.366º, em 2005. “No entanto, pouco mais de uma década depois, Sobral liderava o ranking de ambos primeiros e últimos anos [do ensino fundamental]. Alcançou notas mais altas do que a média das escolas particulares do mais rico estado de São Paulo”, afirma trecho.

“Por trás dos avanços está uma transformação do sistema de ensino que começou na década de 1990 e é celebrada como um exemplo por especialistas internacionais em educação”, continua a matéria, que aponta como principais elementos do modelo sobralense o foco na alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, “avaliações regulares dos alunos e incentivos para professores, bem como formação profissional contínua”.

“Um ponto importante foi acabar com as nomeações políticas de escolas e funções de gestão. Os funcionários foram contratados por mérito e habilidades técnicas, com bônus atrelados ao desempenho. Os gastos da cidade aumentaram, e o monitoramento e o apoio aos alunos ausentes ajudaram virtualmente a eliminar as evasões, de acordo com um estudo do Banco Mundial no ano passado”, explica outro trecho.

A reportagem também explica que o modelo educacional de Sobral foi expandido para o Ceará, que tem alcançado avanços importantes, e está sendo levado para inspirar municípios de outros estados brasileiros a fazerem as suas próprias reformas. “Agora, esforços estão em andamento para estender o sistema a outros cantos do país de 210 milhões de habitantes. A Fundação Lemann (...) já ajudou a replicá-lo em outros 23 municípios desde 2018 e planeja agregar outros sete ainda este ano”. 

- Veja a reportagem no site AQUI
- Leia a matéria em português AQUI 

 

Facebook
YouTube