O prefeito Ivo Gomes foi eleito por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (06/01), durante reunião virtual, presidente do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS), composto por 18 municípios.

De acordo com Ivo Gomes, um dos maiores desafios dos prefeitos nesse novo mandato, para além do enfrentamento à Covid-19, será a gestão dos resíduos sólidos nas cidades.

“Já tenho muito trabalho na função de prefeito, mas me candidatei a presidente desse consórcio porque entendo que a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) está construída e sediada aqui em Sobral e a gente precisa dar velocidade a operação desse grande equipamento. Além disso, a gente tem que buscar na iniciativa privada parceiros que possam identificar nesse local um espaço de geração de riqueza, para que a gente possa constituir superávit nas contas e alocar esse dinheiro em prol dos municípios, descomprimindo as despesas com coleta de lixo, por exemplo”, pontuou o prefeito.

Até o final do ano passado, Ivo Gomes comandou o Consórcio de Saúde da Região Norte, quando deixou um superávit de cerca de R$ 1 milhão. A expectativa é de que o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral seja, agora, referência para o Brasil.