A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, locou cinco novas ambulâncias para melhorar a assistência à saúde fora da sede do município. Os veículos, que são essenciais no transporte de pacientes críticos, se somarão à frota da secretaria e serão destinados aos Centros de Saúde da Família dos distritos.

Atualmente, a frota sanitária conta com 63 veículos, sendo 36 carros de apoio (18 oficiais e 18 locados), 22 ambulâncias (17 oficiais e 5 locadas), 3 vans (1 oficial e 2 locadas), 1 ônibus e 2 caminhões. Esses veículos atendem todos os dias a 16 serviços de saúde. Dentre eles, o transporte diário de pacientes para realizar procedimentos médicos em Fortaleza, transporte de pacientes para sessões de hemodiálise, visitas domiciliares das equipes de saúde da família, transporte de medicamentos e oxigênio e transporte de pacientes dos distritos.

O coordenador administrativo-financeiro da Secretaria da Saúde, Ismael Ferreira, ressalta a sensibilidade desse serviço e a importância da chegada dessas cinco novas ambulâncias. “Diariamente, são transportados dezenas de pacientes dos distritos para Sobral e vice-versa. Se analisarmos apenas um distrito, como o de Taperuaba, há registros de 5 ou 6 viagens em um único dia, o que implica em aproximadamente 720 km rodados diariamente, além das viagens realizadas dentro do próprio distrito. A chegada dessas novas ambulâncias certamente trará mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais”.

A secretária da Saúde, Regina Carvalho, lembra que faz parte da política de assistência à saúde a garantia do transporte sanitário de qualidade. “O atendimento de saúde adequado à população não dispensa o investimento em um bom transporte sanitário. E considerando que o município de Sobral se estende muito territorialmente, o atendimento às pessoas que se encontram mais distantes deve ser visto com bastante efetividade e cuidado", afirmou.