A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação, retomou a distribuição dos kits de alimentação escolar para as famílias dos estudantes matriculados nas escolas municipais, no dia 23 de março. Até terça-feira (06/04), já foram entregues 20.162 kits para as famílias. A meta é entregar 26.897 kits alimentares até sexta-feira (09/04).

O investimento mensal na ação é superior a R$ 500 mil. No ano passado, foram realizadas sete entregas, um investimento de R$ 3 milhões. Cada kit da merenda escolar contém 5 alimentos não perecíveis, que podem ser: arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha de milho flocada, biscoito doce ou achocolatado. Já os kits da agricultura familiar contam com quatro itens, que podem ser: banana, mamão, laranja, manga, goiaba ou cheiro verde.

Cada escola tem seu próprio calendário de entregas. As famílias são informadas sobre a data da entrega por meio dos grupos de WhatsApp das escolas ou por telefone. Apenas um adulto por família deve buscar o kit, no dia e a hora marcados, portando documento de identidade, usando a máscara e evitando aglomerar. É recomendado também higienizar as embalagens em casa.

PAA LEITE

Semanalmente, também são entregues 5.598 litros de leite para as famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos matriculados nas escolas da sede de Sobral, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, na modalidade leite.

O PAA Leite também atende os CRAS, abrigo de idosos, hospitais e instituições socioassistenciais com a distribuição gratuita de leite para famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Em Sobral, o programa é conduzido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar.