A Prefeitura de Sobral inaugurou, neste mês de novembro, o primeiro cachorródromo do município. Localizado no Parque da Cidade, o equipamento é o primeiro de um total de cinco que a Prefeitura pretende instalar, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). A estrutura é de livre acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, com funcionamento semelhante aos parquinhos infantis das praças.

O cachorródromo é uma área de lazer e socialização para cães com diversos atrativos, como gangorras, tocas e argolas. A função do equipamento é possibilitar a socialização de cães de forma segura, tanto para os animais como para as pessoas que circulam nos parques. No local, os animais podem brincar livremente, sem a necessidade de guia, pois a área é cercada por alambrado, oferecendo segurança para os pets e seus tutores. 

A área foi projetada para ser sanitizada periodicamente e a colaboração dos usuários no recolhimento dos dejetos (fezes) dos seus animais é essencial para a higiene do local. Importante ressaltar que a área é para o lazer dos animais, portanto, o acesso de crianças deve ser monitorado pelos responsáveis.

Para ter acesso ao cachorródromo, é importante que o tutor tenha consciência de que o animal precisa ser dócil ao convívio com outros animais, estar com a vacinação em dia, sem a presença de ectoparasitas transmissíveis (como pulgas e carrapatos), além de manter o portão de acesso sempre fechado, para evitar fugas, como explica o superintendente da AMA, Jorge Trindade.