A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio do Instituto para Gestão em Saúde de Sobral, adquiriu 600 novos equipamentos que serão utilizados no monitoramento de casos de coronavírus no município. Foram 300 oxímetros de dedo (mede os níveis de oxigênio no sangue, que geralmente fica baixo em indivíduos portadores de doenças respiratórias) e 300 termômetros infravermelho (possibilitam a medição da temperatura corporal sem a necessidade de contato).

Foram distribuídas três unidades de termômetros e de oxímetros para cada uma das 70 equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). Também receberam os equipamentos o Hospital Dr. Estevam Ponte, SAMU, Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), os abrigos Sagrado Coração de Jesus e Bom Samaritano, a Unidade de Acolhimento José Laerte Fernandes Melo (equipamento destinado a dependentes químicos) e o Serviço Residencial Terapêutico “Lar Renascer” (atende pessoas com transtornos mentais).

De acordo com a secretária da Saúde, Regina Carvalho, “os equipamentos irão auxiliar na avaliação clínica dos pacientes, na verificação e detecção de elevação da temperatura e alterações nos níveis de saturação de oxigênio, sinais estes que indicam o início de complicações da Covid-19”.