BOLETIM DE NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SOBRAL 09.04.99

 

 *** Em clima de muita euforia, os moradores do novo bairro Pe. Palhano, receberam o prefeito Cid Gomes e seus convidados, dentre eles, a deputada estadual Patrícia Gomes e os familiares do Pe. Palhano, para a festa de inauguração das obras que transformaram o pantanal numa comunidade saudável. O evento foi um dos mais concorridos dos últimos tempos, reunindo um público superior a 10 mil pessoas. O show da dupla carioca Pepê e Nenem movimentou a juventude, que se apresentou em maior número, comemorando o novo estilo de vida que a Prefeitura proporcionou para a comunidade. O prefeito Cid Gomes, falando aos moradores, disse que o objetivo maior de sua administração é trabalhar pelo povo mais pobre e dar a ele a dignidade que todo cidadão merece.

*** A Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino da Secretaria Municipal de Educação, está identificando alunos analfabetos nas classes de 1ª a 4ª séries. Esses alunos ao serem identificados, serão assistidos pelo Projeto de Ação Alfabetizadora, que se utiliza do Método Com Bosco, visando erradicar o analfabetismo nessa área. Para que essa ação seja exitosa, a secretária Ada Pimentel autorizou a realização de curso de capacitação para uma equipe de professores, a ser iniciado a partir do próximo dia 12. As aulas serão ministradas nos horários de contra-fluxos, ou seja, os estudantes do turno da manhã participarão de aulas à tarde e vice-versa. Com esta ação inovadora, pioneira no Estado, a Secretaria de Educação irá erradicar o analfabetismo.

*** Estudantes da Faculdade de Tecnologia em Saneameno, da UVA, visitaram ontem o açude Toyota Barroso, no distrito de Caracará, obra administrada pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município. Os estudantes estiveram acompanhados do secretário Quintino Vieira Neto, que na oportunidade apresentou os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, que estão criando alternativas para o abastecimento d’água das comunidades do interior.

*** As ações do Programa de Apoio às Reformas Sociais para Desenvolvimento de crianças e Adolescentes - PROARES, na administração municipal começam a se concretizar também junto à Secretaria de Saúde e Assistência Social/Fundação de Ação Social do Município, através da capacitação da equipe que comporá o SOS Criança. O treinamento iniciado no último dia 07, e que será encerrado nesta sexta-feira, está sendo ministrado por técnicos da FEBEMCE e do SOS Criança, de Fortaleza. A equipe do SOS contará a partir desta capacitação, com os educadores sociais de rua, 01 assistente social, 02 motoristas e 01 agente administrativo. A estruturação do trabalho do SOS Criança é mais uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, que visa a melhoria dos serviços oferecidos a crianças e adolescentes, especialmente aos que se encontram em situação de risco pessoal e social.

*** A Fundação Cultural do Grupo Pernambucano de Xaxado Cabras de Lampião fará apresentações nos dias 11, às 19h30min, na Casa da Cultura e 12, às 19h no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Campus do Junco). Esta é mais uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral e Delegacia Regional da FETRAECE. O espetáculo mostra, através da dança, a saga de lampião e seu bando nas caatingas do sertão, falando e cantando como começou sua vida no cangaço, seus memoráveis combates, sua paixão por Maria Bonita, enfim, denuncia que as mazelas sociais que geraram o cangaço no início do século, continuam presentes nos dias atuais. Nele se pode conhecer um pouco mais da nossa história, comportamento, costumes, hábitos, tudo através do canto e da dança.

*** A Escola de Música da Casa da Cultura de Sobral ampliou seu número de alunos de 80 para 140. Os alunos destacados na Escola formaram a Orquestra Infanto-Juvenil, que vem se apresentando em vários lugares, como recentemente, na Igreja do Patrocínio, durante a Semana Santa. Além do método Suzuki o currículo da Escola foi acrescido de diversas disciplinas, objetivando uma melhor formação dos alunos. Em virtude do crescimento do número de alunos, as aulas acontecem na Casa da Cultura, no Centro de Formação Cultural e brevemente, ocupará também duas salas do Museu Dom José. A escola se dedica prioritariamente para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Entretanto, em razão da procura externa, foram abertas algumas vagas para aqueles que estão fora desse critério, mediante pagamento de taxa mensal de R$ 15,00. O curso tem uma carga horária de 450h/a. A Escola de Música de Sobral é originária do quinteto de cordas do Teatro São João, que tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ( Lei Jereissati).

*** O novo modelo administrativo criado na gestão do prefeito Cid Gomes, está convencendo até mesmo aos mais incrédulos do progresso sobralense, que vêem a cidade sendo transformada num grande canteiro de obras e os moradores dos distritos em melhores condições de convivência. A política enérgica e séria do prefeito, fez cair por terra os apadrinhamentos tradicionais praticados na Prefeitura e a máquina administrativa voltar-se para o atendimento aos verdadeiros anseios dos mais necessitados. Sobral, agora moderna, encontrou seu rumo certo e o jeito é crescer.

 

Órgão de Comunicação da Prefeitura de Sobral

e-mail:imprensa@sobral.ce,gov.br