Prefeito Veta Lei Sobre Bicicletas e Carroças
|
O prefeito Cid Gomes sancionou a Lei Municipal que regulamenta o Sistema de Transportes Coletivos de Sobral. Essa mesma lei, insere em seu artigo 110, o licenciamento para bicicletas e carroças, mediante pagamento de tarifa. Esse artigo, todavia, foi vetado pelo prefeito Cid Gomes, tendo em vista não sacrificar as classes de ciclistas e carroceiros com o pagamento de taxas. A meta do prefeito Cid Gomes é disciplinar o trânsito da cidade, educando principalmente o ciclista, evitando que este se conduza pela contramão e provoque a ocorrência de acidentes, já que é comum casos de batidas diárias envolvendo ciclistas.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano fará um cadastro de todos os ciclistas e carroceiros, de modo a identificar seus transportes, evitando roubos. O Projeto de Lei nº 310/99 objetiva organizar o trânsito da cidade, facilitar o tráfego e auxiliar o trabalho de fiscalização da Guarda Civil Municipal. Com relação ao veto do prefeito Cid Gomes, este assegura a isenção de pagamento de tarifas.Municipalização Aumenta Repasse de Recursos para a Santa Casa de Sobral e Hospital do Coração
Com a municipalização plena do Sistema Único de Saúde - SUS, ocorrida em março do ano passado e que credenciou a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social a administrar os recursos oriundos do Sistema, a Santa Casa de Sobral e o Hospital do Coração passaram a ser beneficiados com o aumento de recursos destinados ao pagamento de AIHS.
De acordo com este demonstrativo, no biênio 96/97 os volumes de recursos foram praticamente iguais. Logo no primeiro ano da Municipalização, o montante de repasses cresceu em cerca de 25% e, neste ano há uma previsão de aumento em quase 50%, haja vista os resultados apresentados até agora. Este crescimento contabilizado pela Santa Casa e o Hospital do Coração, credencia as instituições a um melhor atendimento ao cidadão sobralense, que hoje está sendo contemplado com a realização de exames, cirurgias e implantes valvulares, dentre outros tratamentos de custos relativamente caros. Até mesmo os leigos podem perceber claramente que a municipalização trouxe benefícios para a área da Saúde em Sobral, uma vez que abriu um leque de oportunidades, principalmente para as pessoas de baixa renda, ao tempo em que incrementa os recursos dos hospitais, clínicas e ganho dos profissionais da área médica. Essa performance conquistada pela população sobralense, pode ser justificada também pela implantação do Programa Saúde da Família, que apresenta resultados satisfatórios na disseminação da medicina preventiva e ao atendimento feito ao cidadão em sua própria comunidade. Sobral dispõe, atualmente, de 27 equipes do Programa Saúde da Família, assegurando atendimento a pelo menos 27.000 famílias residentes na cidade e no interior (distritos). Com relação ao aumento do valor dos repasses, este se dá não pelo aumento do número de pessoas doentes, mas pela variedade e a qualidade dos serviços que passaram a ser assegurados após a municipalização do SUS.Palestra no Rotary Clube
|
Prefeitura Adia Inauguração
A inauguração do Conjunto Habitacional Cesário Barreto Lima, no Alto da Brasília, foi adiada, tendo em vista a disponibilidade do governador Tasso Jereissati, que deseja participar do evento. A programação marcada para o próximo dia 30, terá uma nova data, a qual será de acordo com a agenda de Tasso. O chefe do Gabinete do Prefeito, Ivo Gomes disse que com o adiamento, o cerimonial terá mais tempo para a remessa de convites, o que assegurará a presença de um maior público de sobralenses, que sempre se faz presente aos eventos da Prefeitura, prestigiando as ações realizadas.
Voltar |