Prefeitura Municipal de Sobral - 25 de maio de 1999 - Ano III

Museu do Eclipse

b25-05_01.gif (24468 bytes)b25-05_02.gif (19267 bytes)O prefeito Cid Gomes entregará no próximo dia 29, aos sobralenses, o Museu do Eclipse, uma moderna obra arquitetônica, que tem como objetivo principal resgatar e preservar a ocorrência do Eclipse Total do Sol, em Sobral, no ano de 1919. Comemorando a significativa data, o prefeito Cid Gomes entregará a obra ao mundo da ciência astronômica, bem como, ao povo sobralense, a oportunidade de conhecer melhor a história, bem como, de observar o universo, através de um telescópio de alta resolução, adquirido dos Estados Unidos, para estimular a formação de astrônomos amadores. A solenidade de inaguração será prestigiada por grandes personalidades da astronomia, a exemplo do professor Ronaldo Mourão, que esteve em Sobral no início deste mês, a fim de conhecer o projeto da obra.


Cursos em Hotelaria

b25-05_03.gif (20794 bytes)A Secretaria de Negócios da Indústria Comércio Turismo, em parceria com a EMBRATUR, tendo em vista capacitação de recursos humanos para o turismo e a rede hoteleira., está promovendo os seguintes cursos:

- Turismo e Atendimento - 24 a 28/05;
- Condutor de Trilhas de Turismo - 25.05 a 09/06;
- Aprendendo e Ensinando a Combater o Lixo - 25 a 29/05, e
- Resgatando a Identidade Cultural da Região - 24 - 28/05.

Os curos absorvem uma média de 20 participantes.Com estes tipos de cursos, a Prefeitura de Sobral, atarvés da Secretaria de Negócios da Indústria Comércio e Turismo e a Secretaria do Turismo do Estado tencionam a melhoria dos referidos ramos, que hoje são responsáveis por uma grande fatia na arrecadação do Estado. A pretensão da Prefeitura de Sobral é qualificar os sobraleses que trabalham nessas áreas, a fim de que os serviços oferecidos à clientela sejam de qualidade, e possam ajudar Sobral a ter uma maior identidade turística.


Salão Sobral 99 de Artes Plásticas

Salão Competitivo
28 de Maio
Local: Casa da Cultura de Sobral

Salão Temático
"A Curvatura da Luz"
29 de Maio
Local: Museu do Eclipse de Sobral

Prêmios
1º - 5.000 Reais e passagem de ida e volta para a Bienal de Veneza
2º - 3.000 Reais
3º - 2.000 Reais

b13-05_02.GIF (7035 bytes)Artistas nacionais e estrangeiros estão inscritos para o Salão Sobral/99 de Artes Plásticas. que reunirá em competição grandes talentos das artes plásticas. Esta promoção da Prefeitura, através da Casa da Cultura de Sobral, tem como objetivo principal apresentar aos sobralenses todo o esplendor da arte que é produzida por renomados artistas, a fim de que as amostras possam despertar novas tendências locais, bem como, estimular a criação de um mercado do ramo, em nossa região, capaz de absorver os trabalhos de talentosos artistas amadores. O evento será bastante concorrido, haja vista o valor dos prêmios que estão sendo oferecidos pela Prefeitura, como reconhecimento aos participantes.


Ivo Gomes Inspeciona Obras

b25-05_04.gif (11595 bytes)O chefe do Gabinete do Prefeito, Ivo Gomes, participa efetivamente dos trabalhos da administração, acompanhando de perto o desenvolvimento dos projetos. Ontem mesmo ele esteve visitando o Museu do Eclipse, a fim de verificar se a obra já está pronta para ser inaugurada no próximo sábado. Ivo também acompanha o projeto do Salão Sobral/99 de Artes Plásticas, e o da realização da Exponorte; A ele se deve em boa parte o sucesso dos eventos, onde ele se mostra exigente, para assegurar serviços de qualidade que satisfaçam as expectativas do povo sobralense. Com relação à inauguração do Museu do Eclipse, no próximo dia 29, Ivo deseja que tudo ocorra dentro do que está programado, e que esta seja uma festa inesquecível para Sobral


Festival de Quadrilha

O Festival de Quadrilhas do Município de Sobral acontecerá de 19 a 26 de junho de 1999, na avenida Dr. Guarany, ao lado do Arco de Nossa Senhora de Fátima, coordenado pela Secretaria da Cultura Desporto e Mobilização Social do Município. Poderão ser inscritas grupos de qualquer localidade de Sobral, desde que se sumetam a este regulamento e às normas da Secretaria; o número mínimo de inscritos para cada grupo é de 20 pares, totalizando 40 pessoas; O tempo de exibição será de 40 minutos para cada grupo, incorrendo em perda de pontos o grupo que ultrapassar este tempo; O horário de exibição de cada grupo, definido previamente através de sorteio, deverá ser cumprido com rigorosa pontualidade. O atraso provocado pelo grupo implicará em perda de pontos e, caso exceda 10 minutos, acerretará a desclassificação do mesmo. O julgamento será realizado por um corpo de jurados especialmente convidado para este fim, pela Secretaria da Cultura Desporto e Mobilização Social. cujos nomes serão divulgados antes da abertura do festival. Os quesitos em julgamento são os seguintes:

I - Autenticidade (respeito ao tradicionalismo, aos aspectos genuinamente componentes da quadrilha);
II - Traje (o traje deverá obedecer também aos critérios da autenticidade);
III - Puxador (cada grupo terá apenas um puxador);
IV - Evolução (compreendendo o alinhamento, a animação e o tempo de apresentação).

O festival acontecerá em três etapas distintas:

1ª Etapa - de 19 a 20 de junho, com a participação de todos os grupos inscritos, sendo quatro grupos em cada noite, classificando-se dois grupos por noite;

2ª Etapa - de 24 a 25 de junho, com a participação dos classificados na primeira etapa, classificando-se um grupo por noite para a etapa final e,

3ª Etapa - 26 de junho, com a participação dos três grupos classificados na segunda etapa, definindo-se os 1º, 2º e 3º lugares.

Os três primeiros colocados receberão uma premiação de R$ 3.000,00; O descumprimento aos itens deste regulamento implicará na desclassificação automática do grupo; Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, podendo esta delegar poderes à Comissão Julgadora do Festival.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail