Prefeitura Municipal de Sobral - 11 de novembro de 1999 - Ano III
Aterro Sanitário Acaba com Lixão de Sobral


Vista área do aterro sanitário de Sobral

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já está utilizando o aterro sanitário, construído pela Prefeitura, e ao mesmo tempo revitalizando a área que durante muito tempo serviu de depósito do lixo industrial e domiciliar da cidade. O aterro de Sobral é o primeiro da região Norte do Estado, e dispõe de completa estrutura para armazenamento e reciclagem de detritos urbanos.

Com o funcionamento do aterro, a população não sofrerá mais o incômodo do mau cheiro e da fumaça, que diariamente prejudicava boa parte da cidade. O aterro evita o acúmulo, a queima e o mau cheiro do lixo, preservando os aspectos urbano e paisagístico de um dos principais acessos à cidade.

O prefeito Cid Gomes cumpre assim mais um dos seus compromissos com a população, investindo os recursos da Prefeitura em favor da preservação do meio ambiente e da saúde do cidadão. O aterro foi totalmente construído com recursos do Município.


Secretário Participa de Seminário
Internacional em Porto Alegre


Clodoveu Arruda

O secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social do Município, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, participa de Seminário Internacional sobre Democracia Participativa, que está sendo realizado, desde ontem, em Porto Alegre, contando com a participação de representantes de várias cidades do Mundo, de organismos internacionais, intelectuais e estudiosos, que desejam aprofundar-se na discussão e troca de experiências sobre a democratização da gestão pública nas várias formas e matizes com que se expressa em diferentes lugares.

Clodoveu Arruda apresenta no evento, experiências de Sobral sobre o Orçamento participativo: avanços e limites na democratização da gestão pública; Experiências de Democracia Participativa no Contexto Latino Americano; Experiências Européias sobre Participação na gestão Pública; Experiências sobre Gestão Local e Participação. Além dessas experiências serão tratados outros temas, tais como: A definição de Políticas Públicas a partir da participação e do controle social. A gestão e o controle compartilhado das Finanças Públicas e as possibilidades de apoio técnico e financeiro. A Eficiência, Eficácia e Efetividade do Investimento Público definido pela população e a Difusão das formas participativas da gestão.

Com as experiências adquiridas, o secretário espera ampliar as ações que visam consolidar a participação popular no município de Sobral.


III Fórum de Políticas Públicas
de Convivência com o Semi-Árido


Edilson Azim - Sec. Trabalho e Ação Social

O III Fórum de Políticas Públicas de Convivência com o Semi-Árido, realizado ontem no CENTEC de Sobral, uma promoção da Diocese de Sobral e Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

De acordo com o secretário Quintino Vieira O evento objetivou definir e implementar estratégias de convivência do homem com as adversidades do semi-árido da Zona Norte. A abertura foi presidida pelo prefeito Cid Gomes, às 8h.

Participaram do Fórum, os secretários de Estado: Ariosto Holanda - Ciência e Tecnologia; Edilson Azim - Trabalho e Ação Social; Mônica Clark - Planejamento e Pedro Sisnando - Agricultura, e o coordenador da Defesa Civil do Estado, João Alfredo Pinheiro, além de prefeitos da região e convidados especiais como a deputada estadual Patrícia Gomes.

Com esse evento, o prefeito Cid Gomes e o secretário Quintino Neto visaram sensibilizar os secretários estaduais, no tocante à problemática da estiagem na região Norte, o que em muito prejudica a firmação do homem do campo em seu lugar de origem. Para eles, é necessário o incremento da política de resgate ao rurícola, notadamente com a ampliação do programa de emergência, de modo a que este possa atingir a um maior número de áreas e trabalhadores.

Sobral dentro do referido programa, serve hoje de exemplo para o Nordeste, por ser o único município a ter trabalhadores ganhando salário mínimo. O prefeito Cid Gomes, objetivando proporcionar melhores condições para esses trabalhadores, está complementando o salário pago pelo Governo do estado, que é de R$ 68,00, atingindo salário mínimo. A ação do gestor sobralense está sendo recomendada pelo próprio governador Tasso Jereissati aos demais prefeitos, a fim de que as condições sociais das famílias e comunidades do campo se elevem.

O Fórum constou também da apresentação de trabalhos e debates em grupos, abordando a situação da região, os impactos provocados pela estiagem e a busca de alternativas que possibilitem a convivência do homem com a seca.


Rezadeiras e Curandeiros Irão ajudar
na Recuperação de Doenças


Público do Encontro na AABB

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Sobral promoveu o I Encontro de Rezadeiras e Curandeiros na Luta Pela Eliminação da Hanseníase, Tuberculose e Mortalidade Infantil por Diarréia, aumentando o seu vínculo com a comunidade. O evento foi realizado na AABB, contando com a participação de autoridades médicas e pessoas que se identificam como rezadeiras e curandeiros.

Com essa iniciativa, inédita no Ceará, a Secretaria buscou uma maior integração com as classes participantes, tendo em vista ampliar a comunicação com as pessoas que buscam auxílio médico e também as ações provocadas pela fé. O secretário Luiz Odorico acredita que essa integração fará com que as pessoas possam, não se distanciando de suas crenças, buscar o acompanhamento médico para suas doenças, evitando riscos.

O público presente ao I Encontro, superou as expectativas dos promoventes, somando-se aos demais eventos de sucesso que a Prefeitura vem realizando em favor da saúde da população sobralense.


Sobral Participa da VIII FENORTE


Cid Gomes

O município de Sobral participou da VIII Feira de Negócios do Litoral Norte (FENORTE), realizada no município de Camocim, pelo SEBRAE, com apoio da Prefeitura Municipal.

O evento realizado no período de 5 a 7 deste mês no Palácio da Microempresa reuniu empresas de negócios e prestadoras de serviços da região e do estado, apresentando ao seu final um saldo bastante positivo.

Sobral foi representado pelo prefeito Cid Gomes, o secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo, Luiz Fernando Viana Coelho e o procurador do Município, Reno Ximenes Pontes, além da equipe do setor de Informática da Prefeitura, que fez uma série de amostras da Administração Sobral no Rumo, aos visitantes.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail