Aterro Sanitário Acaba com Lixão de
Sobral
|
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já está utilizando o aterro sanitário, construído pela Prefeitura, e ao mesmo tempo revitalizando a área que durante muito tempo serviu de depósito do lixo industrial e domiciliar da cidade. O aterro de Sobral é o primeiro da região Norte do Estado, e dispõe de completa estrutura para armazenamento e reciclagem de detritos urbanos.
Com o funcionamento do aterro, a população não sofrerá mais o incômodo do mau cheiro e da fumaça, que diariamente prejudicava boa parte da cidade. O aterro evita o acúmulo, a queima e o mau cheiro do lixo, preservando os aspectos urbano e paisagístico de um dos principais acessos à cidade.
O prefeito Cid Gomes cumpre assim mais um dos seus compromissos com a população, investindo os recursos da Prefeitura em favor da preservação do meio ambiente e da saúde do cidadão. O aterro foi totalmente construído com recursos do Município.
Secretário Participa de
Seminário
Internacional em Porto Alegre
|
O secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social do Município, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, participa de Seminário Internacional sobre Democracia Participativa, que está sendo realizado, desde ontem, em Porto Alegre, contando com a participação de representantes de várias cidades do Mundo, de organismos internacionais, intelectuais e estudiosos, que desejam aprofundar-se na discussão e troca de experiências sobre a democratização da gestão pública nas várias formas e matizes com que se expressa em diferentes lugares.
Clodoveu Arruda apresenta no evento, experiências de Sobral sobre o Orçamento participativo: avanços e limites na democratização da gestão pública; Experiências de Democracia Participativa no Contexto Latino Americano; Experiências Européias sobre Participação na gestão Pública; Experiências sobre Gestão Local e Participação. Além dessas experiências serão tratados outros temas, tais como: A definição de Políticas Públicas a partir da participação e do controle social. A gestão e o controle compartilhado das Finanças Públicas e as possibilidades de apoio técnico e financeiro. A Eficiência, Eficácia e Efetividade do Investimento Público definido pela população e a Difusão das formas participativas da gestão.
Com as experiências adquiridas, o secretário espera ampliar as ações que visam consolidar a participação popular no município de Sobral.
III Fórum
de Políticas Públicas
de Convivência com o Semi-Árido
|
O III Fórum de Políticas Públicas de Convivência com o Semi-Árido, realizado ontem no CENTEC de Sobral, uma promoção da Diocese de Sobral e Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.
De acordo com o secretário Quintino Vieira O evento objetivou definir e implementar estratégias de convivência do homem com as adversidades do semi-árido da Zona Norte. A abertura foi presidida pelo prefeito Cid Gomes, às 8h.
Participaram do Fórum, os secretários de Estado: Ariosto Holanda - Ciência e Tecnologia; Edilson Azim - Trabalho e Ação Social; Mônica Clark - Planejamento e Pedro Sisnando - Agricultura, e o coordenador da Defesa Civil do Estado, João Alfredo Pinheiro, além de prefeitos da região e convidados especiais como a deputada estadual Patrícia Gomes.
Com esse evento, o prefeito Cid Gomes e o secretário Quintino Neto visaram sensibilizar os secretários estaduais, no tocante à problemática da estiagem na região Norte, o que em muito prejudica a firmação do homem do campo em seu lugar de origem. Para eles, é necessário o incremento da política de resgate ao rurícola, notadamente com a ampliação do programa de emergência, de modo a que este possa atingir a um maior número de áreas e trabalhadores.
Sobral dentro do referido programa, serve hoje de exemplo para o Nordeste, por ser o único município a ter trabalhadores ganhando salário mínimo. O prefeito Cid Gomes, objetivando proporcionar melhores condições para esses trabalhadores, está complementando o salário pago pelo Governo do estado, que é de R$ 68,00, atingindo salário mínimo. A ação do gestor sobralense está sendo recomendada pelo próprio governador Tasso Jereissati aos demais prefeitos, a fim de que as condições sociais das famílias e comunidades do campo se elevem.
O Fórum constou também da apresentação de trabalhos e debates em grupos, abordando a situação da região, os impactos provocados pela estiagem e a busca de alternativas que possibilitem a convivência do homem com a seca.
Rezadeiras e
Curandeiros Irão ajudar
na Recuperação de Doenças
|
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Sobral promoveu o I Encontro de Rezadeiras e Curandeiros na Luta Pela Eliminação da Hanseníase, Tuberculose e Mortalidade Infantil por Diarréia, aumentando o seu vínculo com a comunidade. O evento foi realizado na AABB, contando com a participação de autoridades médicas e pessoas que se identificam como rezadeiras e curandeiros.
Com essa iniciativa, inédita no Ceará, a Secretaria buscou uma maior integração com as classes participantes, tendo em vista ampliar a comunicação com as pessoas que buscam auxílio médico e também as ações provocadas pela fé. O secretário Luiz Odorico acredita que essa integração fará com que as pessoas possam, não se distanciando de suas crenças, buscar o acompanhamento médico para suas doenças, evitando riscos.
O público presente ao I Encontro, superou as expectativas dos promoventes, somando-se aos demais eventos de sucesso que a Prefeitura vem realizando em favor da saúde da população sobralense.
Sobral Participa da VIII FENORTE
|
O município de Sobral participou da VIII Feira de Negócios do Litoral Norte (FENORTE), realizada no município de Camocim, pelo SEBRAE, com apoio da Prefeitura Municipal.
O evento realizado no período de 5 a 7 deste mês no Palácio da Microempresa reuniu empresas de negócios e prestadoras de serviços da região e do estado, apresentando ao seu final um saldo bastante positivo.
Sobral foi representado pelo prefeito Cid Gomes, o secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo, Luiz Fernando Viana Coelho e o procurador do Município, Reno Ximenes Pontes, além da equipe do setor de Informática da Prefeitura, que fez uma série de amostras da Administração Sobral no Rumo, aos visitantes.
Voltar |