Prefeitura Municipal de Sobral - 26 de novembro de 1999 - Ano III
Adísia Sá lança Livro em Sobral


Cid Gomes fala da obra e a recomenda


Cid Gomes verifica a obra ao lado da autora

A jornalista Adísia Sá lançou na noite de ontem, na Casa da Cultura de Sobral, sua mais recente obra: "O Jornalista Brasileiro", narrando a história do jornalismo e de profissionais da imprensa.

A solenidade foi presidida pelo prefeito Cid Gomes, que apresentou a escritora e recomendou sua obra aos presentes.


Adísia Sá autografa sua obra

Adísia Sá, renomada no jornalismo, por sua postura de irreverência e de dedicação efetiva à profissão que abraça, idealizou o referido livro como reconhecimento aos profissionais de sua área. O seu trabalho não deixa de ser um forte contributo para a história, e importante para pesquisadores e estudantes, que acompanham a vida da imprensa, seus precursores no Ceará, os estimuladores e os empreendedores, a exemplo de Demócrito Rocha e Paulo Sarasate, fundadores do Jornal "O Povo", dentre outros grandes baluartes.

 


Seminários Regionais Sobre
o Meio-Ambiente


Arquiteta Raquel Carvalho


Edilson Aragão

Durante muitos anos, a natureza foi vista como um bem incabável. As formas de crescimento econômico e desenvolvimento têm sido incompatíveis com a preservação do meio-ambiente.

Hoje faz-se necessária uma integração maior entre o homem e o meio-ambiente para que se tenha um município pensado em torno do seu crescimento e desenvolvimento, garantindo assim, o direito e a participação de todos.

Dentro dessa ótica, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio-Ambiente está realizando uma programação de seminários regionais, fundamental para que a comunidade participe do processo de construção do Plano de Gestão Ambiental de Sobral.

O secretário Edilson Aragão e a gerente de urbanismo da SDUMA, Raquel Carvalho organizam a programação, e acreditam que através de ações como esta, o município pode ser visto sob os aspectos da preservação e da conservação dos recursos naturais, que objetivam discutir com a comunidade o estágio de degradação ambiental de cada região; delinear estratégias para a gestão de um programa de desenvolvimento sustentável, e estimular a comunidade à participação, visando a preservação dos recursos naturais e estimulando uma consciência ecológica individual.

O contéudo programático dos seminários consta de diagnósticos da situação ambiental da micro-região; desenvolvimento sustentável: uma saída a ser seguida, e discussão com a comunidade de um programa com vista à formação do Plano de Desenvolvimento Ambiental de Sobral.

Os seminários estão sendo realizados no período de 23 de novembro a 15 de dezembro.


Programa Trabalhar
Uma Experiência Profissionalizante de Alfabetização


Márcia Maria Frota Cavalcante - agrônoma

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município está promovendo um processo educativo envolvendo a alfabetização de adultos residentes na zona rural e também a divulgação do conhecimento específico de atividades que venham a contribuir com a profissionalização e a melhoria do desempenho dessas pessoas em suas próprias comunidades.

O projeto, financiado com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), viabilizado através do PEQ (Programa Estadual de Qualificação), consta da realização de cursos de 240h/a, onde 180h/a são direcionadas para a alfabetização e as 60h/a restantes para a capacitação específica, administrada por engenheiros de pesca e agrônomos.

Para a execução desse programa no município de Sobral, a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, representada pelo secretário Quintino Vieira Neto, e o SINE/IDT, representado pelo coordenador regional João Lourenço Portela, fizeram parceria. Os cursos tiveram início em setembro e têm previsão de término para o mês de dezembro, atendendo um público formado por 4 turmas. As aulas são coordenadas e também ministradas, em parte, pela agrônoma Márcia Maria Frota Cavalcante, da Secretaria Municipal. Novos cursos deverão ser realizados a partir do próximo ano.


Campanhas Epidemiológicas de Luta
Contra AIDS e de Combate ao Câncer

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município, tendo em vista as ocorrências do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27.11) e do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01.12). A Campanha de Combate ao Câncer será lançada amanhã, no Becco do Cotovelo, com alerta à população acerca da prevenção contra a doença. Vale ressaltar que até outubro deste ano já foram realizados 2.204 exames de prevenção, e registrados pela Serviço de Vigilância Epidemiológica, 54 óbitos ocasionados pela doença, sendo 25 homens e 29 mulheres. De acordo com as estatísticas do Serviço, a maioria dos casos ocorre no aparelho digestivo.

O Dia de Luta contra a AIDS também receberá especial atenção da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará seus profissionais para o trabalho de esclarecimento sobre a doença, sua prevenção e de distribuição de preservativos, num movimento que ocorrerá no Becco do Cotovelo contando com a presença dos bonecos Prevenildo e Prevenilda e também de autoridades do município, especialmente convidadas para o evento.

A coordenação da Vigilância Epidemiológica, com relação à Campanha de Combate ao Câncer, desenvolverá uma intensa campanha durante a semana, da qual os resultados serão apresentados neste informativo.

A presença da Secretaria de Saúde e Assistência Social em Sobral é cada vez mais efetiva. Isto comprova o compromisso social do prefeito Cid Gomes e do secretário Luiz Odorico, dentro da perspectiva de proporcionar ao cidadão sobralense, o atendimento de qualidade, capaz de justificar o Rumo Certo da Administração Municipal.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail