Prefeitura Municipal de Sobral - 06 de outubro de 1999 - Ano III
Saúde no Carnabral/99


Dr. Carlos Hilton

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município está montando um forte esquema de vigilância à saúde dos milhares de foliões que irão participar do CARNABRAL/99.

De acordo com o sub-secretário da Pasta, Dr. Carlos Hilton Soares, a Secretaria está disponibilizando para o evento, quatro ambulâncias, uma unidade móvel de saúde e uma grande equipe de médicos e enfermeiros que, além dos atendimentos prestados, também irão compor o bloco Prevenildo, que este ano traz como novidade a realização de Blitz's nos acessos à cidade e distribuição de "camisinhas" para homens e mulheres.

O trabalho da equipe da Saúde, contará com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.


Pacto Discute Instalação de SENAI em Sobral


Cid Gomes

O prefeito Cid Gomes participa na amanhã de hoje de reunião do Pacto de Cooperação de Sobral, para discussão da instalação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI nesta cidade. A discussão conta com a participação do reitor da UVA, professor Teodoro Soares, Francisco das Chagas Magalhães - diretor do SENAI, além dos representantes da FIEC, Jorge Parente - presidente, Manoel Cesário - vice presidente e Jocely Dantas Filho - delegado. O ex-presidente da FIEC, Fernando Cirilo também participa da reunião, que acontece no CENTEC.

 


Orçamento Participativo


Sec. Clodoveu Arruda

A Secretaria Cultura Desporto e Mobilização Social de Sobral cumpre mais uma etapa do programa do Orçamento Participativo para o ano 2000.

Depois da definição das prioridades é preciso compartilhar os recursos disponíveis na Prefeitura com as prioridades de serviços e obras escolhidas pelas plenárias regionais, temáticas e as que forem apontadas pelas pelas Secretarias e Órgãos da Administração Sobral no Rumo Certo.

É o Conselho do Orçamento participativo que elabora e define o Plano de Investimentos e também discute a Proposta Orçamentária da Administração. O Conselho do Orçamento discute e aprova a Proposta Orçamentária antes que seja enviada à Câmara de Vereadores, em reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando necessárias.

É importante se observar que os recursos para investimentos no município são divididos de acordo com os seguintes critérios: carência do serviço ou infra-estrutura na região; população total da região e prioridade escohida pela região. A esses critérios são atribuidos notas e pesos, o que permite montar uma grade com todas as regiões e com os investimentos que nela serão feitos.

A História do Orçamento Participativo

Quando o prefeito Cid Gomes assumiu a Prefeitura de Sobral, comprometeu-se com as mudanças. Uma delas era democratizar o orçamento municipal. O que era feito com o dinheiro público? De onde vinha? Como era gasto? Pouca gente sabia. A realização do Seminário sobre o Orçamento Participativo, com a assessoria da Administração de Porto Alegre - RS, foi iniciado o processo, que no primeiro ano (1997), além do Orçamento para 1998, elaborou o Plano Participativo Plurianual 1998-2001.O primeiro processo reuniu em 1997 cerca de 4.000. Este número vem crescendo ano a ano.


Nosso Patrimônio na Internet


Colégio Sant'Ana, construído no bispado de Dom José

As áreas primitivas. que deram origem à Vila Distinta e Real de Sobral, delimitadas pelos trilhos da linha férrea e compreendidas entre a praça da Matriz, o Largo do Rosário, a antiga praça do Mercado (Dr. José Sabóia), praça do Teatro São João, trecho da avenida Dom José, praça do Patrocínio e suas respectivas imediações, já podem ser vistas na home page da Prefeitura.

Os internautas de todo o mundo agora podem vislumbrar a arquitetura deslumbrante de Sobral, que pode ser melhor comparada a cidades do Ceará, através do alinhamento das edificações novas e do plano arquitetônico que os antigos sobralenses souberam fazer tão bem no plano urbanístico.


Entrega de Prêmios a Atletas

O prefeito Cid Gomes participa na noite de hoje, na Casa da Cultura de Sobral, da solenidade de entrega de troféus e medalhas a atletas estudantes das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. A solenidade contará com a participação de uma grande público de estudantes das escolas que competiram no VI Jogos das Escolas Públicas, nas modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol, futebol, futsal, handbol, tênis de mesa e xadrez.

Os Jogos são coordenados pelo professor Lyryal Rolim, coordenador de esportes da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social do Município.


Começa Hoje a Terceira Etapa do Sobral Criança,
O Melhor Programa Social do Brasil


A criança é tratada como cidadão

A Prefeitura de Sobral vem desenvolvendo um conjunto de políticas que favorece a construção de um estilo de vida e contempla a dignidade e a cidadania da criança, desde a gestação, percorrendo todos os anos de vida.

Nessa perspectiva foi criado juntamente com organizações governamentais e não governamentais, que trabalham em prol da criança, o Projeto Sobral Criança, cujas ações foram construídas por três comitês intersetoriais: Nascer em Sobral Criança, Crescer em Sobral Criança e Desenvolver em Sobral Criança. O projeto objetiva avaliar e estimular ações em favor da melhoria dos serviços oferecidos aos pequenos cidadãos.

A Prefeitura abrirá amanhã, na Praça do Teatro São João, a terceira etapa do Sobral Criança, eleito pelas fundações Getúlio Vargas e Ford, como o melhor programa social do Brasil.

Sobral, entre 1.000 municípios que participaram do Concurso para escolha dos melhores programas em favor da criança, ficou em primeiro lugar entre os 20 vencedores, sendo destacado com prêmio, que será entregue pelas referidas fundações ao prefeito Cid Gomes, no final deste mês, na cidade do Rio de Janeiro.

O Outubro Sobral Criança movimentará milhares de estudantes das escolas públicas, numa extensa programação.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail