Prefeitura Municipal de Sobral - 15 de outubro de 1999 - Ano III
Saneamento na Periferia


Cid Gomes fala da melhoria da periferia

O prefeito Cid Gomes assinou às 19 horas de ontem, a ordem de serviço para a construção do saneamento que irá beneficiar 650 famílias da Cidade José Euclides II.

A obra, no valor de R$ 465.000,00, será realizada com recursos póprios da Prefeitura, através da Construtora Atlântida, com acompanhamento do Secretário Extraordinário de Acompanhamento de Projetos Estruturantes, Leônidas Cristino. De acordo com a programação da construtora, os trabalhos deverão ser executados no prazo de 150 dias.

No total serão construídos 4.150 metros de rede coletora de esgoto, acabando de vez com os problemas dos lamaçais e o incômodo de insetos e também do mau cheiro que prolifera dos esgotos a céu aberto.

Com essa nova obra, o prefeito Cid Gomes está humanizando mais uma comunidade da periferia, e assegurando qualidade de vida para milhares de moradores.


Parabéns, Professor

O prefeito Cid Gomes e a secretária de Educação do Município, Ada Pimentel manifestam aos professores, neste dia dedicado à classe, que estes tenham:

- Audácia, cada vez maior para vencer desafios;
-Competência crescente, para atuar com segurança;
-Entusiasmo para contagiar os colegas;
-Empenho evidente para se tornar exemplo vivo;
-Relacionamento harmonioso para cativar seus pares do magistério;
-Amor incondicional por todos os alunos;
- Orgulho imensurável pelo sucesso alcançado.


Uvas no Centro de Treinamento


Vista do plantio de uvas no Centro de Treinamento

O projeto piloto de plantação de uvas no Centro de Treinamento Agropecuária e Recursos Hídricos Prefeito Paulo Sanford, já apresenta excelentes resultados na produção de 7.000 mudas de uvas nobres, dos tipos que são utlizadas na fabricação de vinhos finos, atividade que está sendo viabilizada em Sobral, através de um grupo de portugueses, que deseja implantar neste Município uma indústria vinícola, objetivando realizar exportações para o mercado europeu.

O prefeito Cid Gomes esteve ontem visitando o Centro, para constatar o fato. Ao presenciar a safra, ele ficou bastante entusiasmado, tendo em vista que ele encara esse projeto como uma saída para o setor agrícola de Sobral, capaz de transformar em pouco tempo, o Município num grande produtor de uvas. Cid Gomes esteve recentemente em Portugal, onde visitou algumas propriedades que atuam com essa atividade. Para ele, Sobral, em se consolidando como produtor de uvas, será um forte elemento na disseminação deste tipo de cultura, dando exemplo para o Estado e criando oportunidades de renda para as inúmeras propriedades que ainda mantêm a tradição das culturas de subsistência.

O prefeito também presensciou a colheita de uma nova safra de melancia, cerca de 60 tonelas, que estão sendo destinadas às escolas, para utilização na merenda escolar e o excendente vendido no mercado público.


Sobral, Modelo Para o Mundo


Dras. Ivana, Gisele e Ana Cecília

A coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde Pública, Dra. Ivana Barreto esteve na Prefeitura, na tarde de ontem, acompanhada das médicas Ana Cecília Lins Sucupira, do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo - USP e Gisele Panigassi, da Universidade de Campinas - UNICAMP, que irão dar início ao Estudo das Condições de Vida e Saúde de Crianças de 05 a 09 anos, residentes na zona urbana do Município.

O trabalho das médicas trata da realização de uma pesquisa inédita, onde serão entrevistadas 4.000 famílias, de cujas crianças serão submetidas a avaliações clínicas e exames especializados, que objetivam conhecer o perfil das condições de saúde e doenças da população infantil de Sobral. Esta pesquisa, fundamental para o desenvolvimento de ações de saúde voltadas para a população escolar, conta com a participação da USP, UNICAMP, UFC, UNIFOR e de quase todos os estados do Brasil. Pode-se dizer que é uma pesquisa de Sobral para o mundo.


Combate à Tuberculose

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município iniciou na tarde de ontem, no auditório do Hospital do Coração, o Módulo sobre Atenção à Tuberculose, dentro da programação da Residência em Saúde da Família de Sobral. Este Módulo está sendo ministrado pelo Dr. Ademir Albuquerque, técnico do Ministério da Saúde.

O Módulo será complementado durante todo o dia de hoje, no auditório da Prefeitura de Sobral, contando com um grande público de médicos e enfermeiros que atuam no tratamento dessa doença.

A apresentação deste interessante tema, em Sobral, se deve à preocupação do secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, combater e tratar a tuberculose através de processos dinâmicos e eficazes, tendo em vista a detecção de vários casos em Sobral e na região.


Sobral Busca a Melhoria do Ensino


Professores no Curso


Coordenadoras do Curso

As professoras e consultiras do MEC, Rosângela Veliago e Rosa Maria Antunes de Barros, ministraram curso para 70 professores das Redes Estadual, Municipal, Particular e Universidade Estadual Vale do Acaraú, reunidos na Escola Osmar de Sá Ponte. O objetivo do curso foi informar e/ou atualizar os professores a respeito das pesquisas que estão sendo feitas na área do ensino, e subsidiá-los para o trabalho pedagógico em sala de aula.

Sobral é o único município do Ceará e o segundo do Brasil a ser beneficiado com este tipo de curso, solicitado pela secretária Ada Pimentel. O primeiro município brasileiro contemplado foi Joinvile (SC). As consultas foram solicitadas ao MEC, bem como o material necessário na implementação das práticas pedagógicas.

O grande impacto desta ação, segundo a secretária Ada Pimentel, é iniciar um processo de formação permanente dos educadores e a manutenção destes pelos sistemas educacionais.

Considerando-se que o índice de não alfabetizados é crítico e muito elevado, a alfabetização em Sobral é encarada como prioridade.

O município de sobral desenvolve com bastante ênfase, a ação alfabetizadora, tendo em vista dar oportunidades para que todos tenham direito à educação. A Secretaria Municipal executa uma série de programas neste sentido, assegurando do direito de todos os cidadãos.


Campanha Nacional de Multivacinação

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, participará de mais uma Campanha Nacional de Multivacinação. A abertura da campanha acontecerá às 16 horas de hoje, no Centro de Especialidades Médicas, na avenidade Lúcia Sabóia, 144, vizinho à delegacia de Polícia Civil.

Serão instalados 65 postos na zona rural e 45 na sede, para atendimento a cerca de 3.600 crianças. Os pais deverão levar o CARTÃO DE VACINAÇÃO.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail