Prefeitura Municipal de Sobral - 27 de outubro de 1999 - Ano III

27/10/1979

Edição
Especial


27/10/1999

SOBRAL RECEBE SEU NOVO PAÇO


Cid Gomes


Ivo Gomes

O prefeito Cid Gomes entrega, às 19 horas de hoje, aos sobralenses, o novo Paço Municipal José Euclides Ferreira Gomes Jr., que simboliza a modernidade da Administração Sobral no Rumo Certo e comprova que o exemplo do zelo, da seriedade, do compromentimento com o bem público e do crescimento do município, começa em casa.

O prédio sede da Prefeitura foi completamente reformado e humanizado, dentro dos padrões da arquitetura moderna, de modo a proporcionar bem-estar para os servidores públicos, usuários e visitantes da cidade.

Construído pelo prefeito José Euclides, em 1979, o Palácio Municipal somente agora passou por uma reforma. Desta feita, obedecendo um novo layout, nos moldes das mais modernas repartições e empresas do país.


Aspecto das novas instalações, uma das mais modernas de todo o Estado

Depois de mais de um ano em reforma, o Paço Municipal José Euclides Ferreira Gomes Jr., volta abrigar servidores municipais e a prestar serviços à coletividade, desta feita, com maior eficiência e precisão, tendo em vista os incrementos tecnológicos que compõem a modernidade instituída na casa, pelo prefeito Cid Gomes, o secretário de Administração e Finanças, Luis Edésio Solon e o chefe do Gabinete do Prefeito, Ivo Gomes.

O projeto, realizado com bastante esmero, mereceu especial atenção e acompanhamento do engenheiro José Gutemberg Frota Rios, que durante o período desse trabalho intenso, dividiu-se como tesoureiro da Prefeitura e fiscal da obra.

Ivo Gomes, por sua vez, cuidou do realçamento, de modo a que o novo layout fosse implementado dentro dos padrões modernos e com a devida qualidade.

A inauguração faz reviver o fato histórico em que o prefeito José Euclides, em 27 de outubro de 1979, entregava para os sobralenses o primeiro prédio com 5 andares, à época um desafio para a engenharia da região Norte do Ceará.

Cid Gomes, com seu revelado espírito de comprometimento com os princípios da modernidade administrativa, e entendendo que o bom exemplo deveria sair de casa, empreendeu o projeto da reforma, que teve investimentos de mais de R$1.500.000,00.

O Paço Municipal é o modelo do passo no Rumo Certo.


A História do Paço, um novo passo no compasso da modernidade do Rumo Certo


Ontem e Hoje


O Novo Paço do povo sobralense

A história do Paço Municipal de Sobral se divide em duas importantes fases: a primeira, a da sua construção pelo prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, que desejava à sua época de prefeito (1977-1982), edificar uma sede do Poder Executivo Municipal, que identificasse o desenvolvimento e o modernismo da cidade, e que também pudesse oferecer melhores condições de trabalho para os servidores - aos quais ele sempre zelou com respeito e dedicação - e tornar práticas as ações e os serviços destinados á população em geral.

A segunda fase, coincidentemente veio a ser marcada pelo seu filho, o prefeito Cid Gomes. Este, ao assumir o cargo de Prefeito Municipal, identificou uma série de problemas que se acumulavam no referido prédio, resultantes da falta de zelo, bem como sua impropriedade para o desenvolvimento das tarefas administrativas de acordo com o novo modelo idealizado. Cid resolveu então realizar uma ampla e profunda reforma, onde o que foi aproveitado foi somente a estrutura de concreto do prédio. As reformas implementadas se iniciaram pela mudança da estrutura básica, atingindo às redes de esgoto, água e energia, piso, teto, paredes, portas e janelas, reconstrução do auditório, cantina, construção de almoxarifado e pátio de estacionamento. No tocante à modernização dos sistemas funcionais, o novo Paço Municipal ganhou centrais de ar-refrigerado (aclimatação), iluminação, água e telefone, onde foram adquiridos equipamentos de alta qualidade e precisão.

A Prefeitura de Sobral hoje se apresenta como exuberante obra que exprime a modernidade da Administração Sobral no Rumo Certo. O exemplo verdadeiramente está saindo de casa e demonstrando o bom gosto do prefeito pela modernidade e bem-estar dos servidores e a clientela do Paço Municipal.

Quando Cid Gomes assumiu o cargo de Prefeito Municipal, a Prefeitura dispunha de apenas três computadores, estes de geração ultrapassada. Os serviços eram desenvolvidos em sua grande parte com a utilização de máquinas de escrever sucateadas, e que contrace-navam com a mobília alquebrada, adquirida à época da construção do prédio.

As ações emergentes do prefeito quanto á transformação do prédio, nos faz relembrar a estória da "Gata Borralheira" quando foi amadrinhada pela fada e se transfomou numa bela princesa. As imagens do presente conotam claramente o zelo do prefeito pelos servidores, que hoje trabalham num ambiente agradável, aconhegante e dispondo das mais avançadas tecnologias. Completamente informatizada, a Prefeitura de Sobral simboliza a passagem do velho para o novo e revela a nova face de Sobral para o próximo milênio.

Cid Gomes repete hoje o gesto do seu pai, de há 20 anos, quando aquele entregava aos sobralenses o novo Paço Municipal. Hoje Cid entrega o Paço Municipal modernizado, uma referência nova para a história desta terra que está no Rumo Certo.

Um investimento de mais de R$ 1.500.000,00


A Vida e as Obras de JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JR.


Dr. José Euclides Ferreira Gomes Jr.

José Euclides Ferreira Gomes Júnior, nasceu na cidade de Sobral - Ceará, em 29 de março de 1918. Era o sexto filho do Coronel José Euclides Ferreira Gomes e Dona Carmosina Pimentel Ferreira Gomes. Estudou no Ginásio Sobralense, e partiu para o Sul do país, onde formou-se em Geografia, História e Direito. Foi professor catedrático nas disciplinas de Sociologia, Antropologia e História, em São Paulo e na Faculdade de Filosofia Dom José - da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Casou-se em 27 de janeiro de 1957 em Pindamonhangaba - São Paulo, com Maria José Santos Ferreira Gomes, com quem teve cinco filhos: Ciro Ferreira Gomes, advogado, político de expressão nacional; Lúcio Ferreira Gomes, engenheiro civil, casado, Cid Ferreira Gomes, engenheiro civil, Prefeito Municipal de Sobral; Lia Ferreira Gomes, médica, e Ivo Ferreira Gomes, advogado e Chefe do Gabinete do Prefeito de Sobral.

Voltou ao Ceará no início da década de 60, objetivando contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de Sobral.

Foi defensor público, e militou até seus últimos dias, usando a tribuna como arma em defesa dos mais carentes.

Homem forte, culto, determinado, honesto por excelência, chefe de família exemplar, caráter ilibado, honrado e probo, foi militante político, mantendo a característica herdada do seu avô, José Ferreira Gomes - 1º Prefeito de Sobral (após a Proclamação da República) e de seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, que fora vereador e presidente da Câmara Municipal de Sobral, posição esta que o conduziu ao cargo de prefeito interino da cidade e deputado estadual classista. José Euclides foi prefeito de Sobral no período de 1977 a 1982, eleito à época, Melhor Prefeito de Sobral. Sua administração foi modelar, assinalando uma fase de crescimento do município com adoção de medidas modernas, sérias e de alcance do cidadão. Ele deu exemplo de probidade e seriedade, no trato com a gestão pública, para toda a região. Seu exemplo serviu de modelo para seus filhos e aliados políticos, que até hoje trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida do povo.

Uma frase que o identica: " A melhor política é trabalhar pelo povo, com simplicidade, eficiência e probidade".

José Euclides Ferreira Gomes Júnior faleceu em Sobral no dia 27 de junho de 1996, aos 78 anos.


Posse do Prefeito José Euclides
Início da modernização


O novo prefeito assina o livro de posse

A administração municipal exercida pelo prefeito José Euclides assinalou um marco na história deste município, tendo em vista suas características modernas e de comprometimento com o cidadão. As ações transparentes revelaram desde cedo a tendência do administrador em instituir uma nova forma de governar. Foram seus critérios lógicos, sua postura de vigilante do bem público que inspiraram a frase "não rouba, nem deixa roubar".

O prefeito José Euclides era antes de tudo um visionário. Seu projeto administrativo apontava enormes desafios para sua época, como foi o caso da construção da própria Prefeitura, quando ninguém esperava que ele tivesse a coragem de emprender uma série de desapropriações. Construir um novo mercado, iniciar um complexo de avenidas, encher a cidade de praças, escolas, ampliar a estrutura do estádio municipal, moralizar a administração, zelar o servidor público com seus vencimentos pagos em dia, e dar a estes especial atenção, foram ações do prefeito, eleito à sua época, o melhor da história do Município e o melhor do Ceará.

Até hoje ele é lembrado com carinho pelos servidores da Prefeitura, que o tinham como líder e amigo.

Página 2

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail