Prefeitura Municipal de Sobral - 14 de setembro de 1999 - Ano III
Prefeitura Lança Zona Azul em Sobral


Edilson Aragão

A Coordenadoria Municipal de Trânsito lançou ontem em Sobral a Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo, disciplinado pela Prefeitura, tendo em vista facilitar uma melhor movimentação de clientes no centro comercial da cidade.

Tendo em vista o desconhecimento de alguns condutores de veículos, as infrações ocorridas por ocasião do lançamento dessa nova modalidade de estacionamento, foram transformadas pelo prefeito interino Edilson Aragão, em simples advertências. As infrações verificadas a partir de hoje, estas sim serão transformadas em multas aos motoristas.

O estacionamento nas vias compreendidas na Zona Azul, requer o uso de cartão. Os usuários devem evitar multa, adquirindo o seu talão "Zona Azul" nos estabelecimentos abaixo relacionados:

Fármácia Santa Rita, Farmácia Menescal, Café Jaibaras, Mercantil Rios, Cooperativa Félix Porto, Auto Peças Sobralense, Casa Tavares, Farmácia Tarcísio Dias, Márcio Soares, A Rochinha, Padaria Princesa do Norte, Sampaio Catunda (Loteria Beco), Farmácia Central, Young's, Carvalho Construções e Coordenação de Arrecadação.

A compra nesses estabelecimentos evita também que o usuário seja lesado por atravessadores, pagando mais caro pelo cartão, que custa somente R$ 0,50 (Cinquenta Centavos) a unidade.


O Novo Estádio de Sobral
Juncão, um dos mais modernos estádios do Brasil


Vista aérea do estádio do Junco, após as reformas

A reforma do Juncão consumiu cerca de R$ 140 mil de recursos próprios do município. As obras que transformaram o estádio de Sobral num dos mais modernos do Brasil, constaram de infra-estrutura completa para atletismo, com pista, caixa de salto em distância, plataforma para saltos em altura e distância e área de lançamento com dardo; ampliação e modernização de cabines, com maior grau de visibilidade, mais conforto e segurança para os profissionais de rádio e imprensa; construção de uma nova fachada, entradas e bilheterias com estrutura para maior agilidade na venda de ingressos; instalação de cadeiras novas nas tribunas, proporcionando maior comodidade para os frequentadores; recuperação total dos túneis de jogadores e juízes, com coberta para os reservas e reforma de vestiários.

O gramado foi totalmente replantado e o Junco ganhou melhorias nas instalações. O novo Junco também está dotado de um carro maca moderno e placa eletrônica de substituição de jogadores.

O Junco tem capacidade para 12 mil pessoas. Valeu a pena o torcedor sobralense esperar pela reforma. O Guarany por sua vez foi o mais beneficiado, uma vez que passou a jogar e a receber visitantes numa moderna praça de esportes, com infra-estrutura similar à dos grande estádios do país. Vale salientar que o estádio de Sobral já é o mais moderno do Estado em matéria de equipamentos.


Prefeitura Conclui
Novas Obras em Sobral


Escola Dinorah Tomaz Ramos - Bairro Santa Casa

A Prefeitura está concluindo as escolas Dinorah Tomaz Ramos (9 salas) e Sendim Marques (10 salas), as duas últimas de um total de seis grandes escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Com essas novas escolas a Secretaria de Educação ampliará o número de vagas oferecidas a estudantes filhos de trabalhadores, que hoje são beneficiados com escolas e ensino de boa qualidade. As novas unidades que estão sendo construídas nos bairros da Santa Casa e Coelce/ estão em fase conclusiva, devendo entrar em funcionamento logo após serem inauguradas. Nelas os estudantes terão quadra de esportes completa, biblioteca, sala de computação, ampla área de lazer, espaços arejados e amplos, que oferecerão a milhares de estudantes e seus professores, uma agradável relação ensino-aprendizado.

A Prefeitura de Sobral faz o maior investimento de sua história na área da Educação, construindo grandes escolas e reformando as demais que integram a Rede Municipal. Até agora já foram construídas e inauguradas as escolas Raul Monte, Antenor Naspolini, Senador Carlos Jereissati e Professor Osmar de Sá Ponte, e reformadas mais 23 unidades na sede e nos distritos. Com essas realizações, Sobral criou uma estrutura modelar para atender à demanda de alunos, dentro do Programa Toda Criança na Escola.

Também estão em estágio bastante avançado as obras do Centro de Zoonoses de Sobral, ao lado do Liceu de Artes e Ofícios que está sendo construído pelo Governo do Estado. O Centro de Zoonoses servirá para a detecção, acompanhamento e exames de animais, evitando a proliferação de doenças na população. Esta é mais uma obra do município, em favor da saúde dos moradores.


Prefeitura Combate
Poluição Sonora na Cidade

A Coordenação de Serviços Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SDUMA, realizou nos dias 9 e 10, através do Serviço de Fiscalização, blitzes educativas, tendo em vista evitar a poluição sonora e aplicação de sanções aos infratores. A fiscalização atingiu bares, restaurantes e quiosques da cidade, verificando que os mesmos trabalhavam com níveis aceitáveis, resultado do trabalho realizado em blitzes anteriores. Quanto aos veículos, muitos foram flagrados com os porta-malas abertos e sons ligados em alta intensidade. Os proprietários desses veículos foram notificados da irregularidade e conscientizados sobre o problema que causavam à população em geral.

Os fiscais também mantiveram contato com os proprietários de quiosques instalados na Avenida Dr. Guarany, que informaram que o comportamento dos motoristas está melhorando sensivelmente, depois que foram iniciadas as blitzes.

Mesmo diante das operações, algumas pessoas insistem em desobedecer à lei e por isso são passivas de multas e outras sanções, tais como o fechamento de estabelecimentos e apreensão de veículos. O trabalho dos fiscais é acompanhado pela Guarda Civil com apoio da Polícia Civil.


Cid Gomes em Portugal


Cid Gomes

 

O prefeito Cid Gomes, depois de participar em Dijon, na França, de um Seminário Internacional sobre a Terceira Idade, viajou ontem para Portugal, a fim de verificar de perto o processo de plantio, seleção de uvas e fabricação de vinhos nobres. Com essa experiência, Cid Gomes quer trazer novos subsídios para o projeto experimental de Sobral, que visa o cultivo de uvas e a instalação de uma indústria vinícola de empresários portugueses, já com tradição no ramo. Cid Gomes visita instalações de projetos avançados de Portugal, acompanhado pelo grupo de portugueses, que por diversas vezes já esteve em Sobral tratando do projeto que está em andamento no Centro de Treinamento Agropecuária Recursos Hídricos do Município.

 

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail