Prêmio Contador Paulo Aragão
Prefeito Cid GomesO prefeito Cid Gomes e o secretário de Administração e Finanças do Município, Luiz Edésio Solon, presidirão amanhã, às 19h, no auditório da Prefeitura, a entrega do Prêmio Contador Paulo Aragão a contadores e proprietários de escritórios de contabilidade que mais apresentaram GIEF's (Guia de Informação e Arrecadação Fiscal) em 1999. Durante a solenidade será apresentado um Painel sobre Reforma Tributária, pelo técnico da SEFAZ de Fortaleza, José Carlos Cavalcante.
Luis EdésioCom a iniciativa de premiar contadores de maior destaque na entrega de GIEF's à Secretaria da Fazenda, a Prefeitura contribui com o aumento da receita de impostos sobre as operações de compra e venda, bem como evita a sonegação fiscal. Os resultados dessa promoção podem ser observados ano a ano com o crescimento da economia sobralense, que permite uma maior participação de Sobral no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Os prêmios da Prefeitura aos contadores constam de computador e outros utensílios utilizados em suas atividades contábeis. A promoção recebe apoio da classe envolvida, que de maneira muito compreensiva e profissional está colaborando com o crescimento econômico de Sobral, que viabiliza as obras que o prefeito Cid Gomes está realizando para o povo.
Saúde de Sobral trabalha junto aos advogados
Dr. Luis OdoricoA Secretaria de Saúde e Assistência Social formou uma equipe especializada para trabalhar com usuários de drogas, em Sobral.
Essa iniciativa recebe apoio do grupo NARANON, com experiência em Fortaleza no trabalha com dependentes e suas famílias.
O envolvimento de crianças e adolescentes com o uso de drogas é uma realidade nacional. Em Sobral, o secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, diante da possibilidade de que o número de viciados venha a aumentar, está mobilizando a Secretaria de Saúde num programa de orientação e tratamento de drogados, dentro de técnicas modernas de aconselhamento e terapia ocupacional, onde os resultados são buscado com apoio das famílias dos drogados.
Técnica do CETEB visita Projetos em Sobral
Ada PimentelEsteve em Sobral, no período de 11 a 13 deste mês, a professora Nilcéa Santos, técnica do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (CETEB), coordenadora pedagógica do Programa Acelera Brasil - PAB, objetivando orientar a equipe da Secretaria de Educação do Município no processo de implementação das atividades que estão sendo desenvolvidas nas salas de aula, onde aproveitou para identificar como a Pedagogia de Sucesso Escolar está sendo vivenciada nas escolas públicas municipais.
Pedagogia de Sucesso Escolar está sendo vivenciada nas escolas públicas municipais.
A professor Nilcéa Santos manteve contato com a Secretaria de Educação no dia 13 de abril, tendo em vista garantir os encaminhamentos necessários à plena execução das diretrizes norteadoras do Programa.
A parceria com o CETEB, desde 1997, tem possibilitado a melhoria da qualidade do ensino público municipal pela socialização das experiências no acompanhamento pedagógico/supervisão mediante larga divulgação das inúmeras situações que estão sendo alvo de análise do CETEB em 12 municípios brasileiros da Rede Acelera Brasil.
Sobral se prepara para fazer vinho
A agricultura sobralense está desenvolvendo um projeto experimental de cultivo de uvas finas, viabilizando a instalação de uma indústria vinícula para o abastecimento de mercados nacionais e internacionais. As Uvas plantadas em áreas do Centro de Treinamento de Agricultura e Recursos Hídricos Paulo de Almeida Sanford, vieram de Portugal e do IAC de São Paulo para serem testadas em solo sobralense. As diversas experiências comprovaram a qualidade do cultivo, o qual está sendo ampliado gradativamente, até que haja produção suficiente para o processo de produção, o que deverá ser iniciado ainda este ano.
O grupo de portugueses responsável pela empresa Vinhos Luso-Brasileiro Ltda, visita constatemente Sobral, onde acompanham passo a passo o plantio, tendo em vista assegurar a qualidade das uvas, como também, treinar as pessoas encarregadas pelo cultivo.
O prefeito Cid Gomes aposta no projeto e dispensa especial atenção tendo em vista que ele aponta para uma mudança de hábito na agricultura da região, que dentro em breve poderá ter a uva como um novo insumo na geração de empregos e receitas.
Os portugueses Inácio e Barnabé estiveram na semana passada em Sobral, onde mais uma vez visitaram o campo experimental. Segundo eles, a produção verificada está dentro dos padrões requeridos para o processo de transformação e o passo agora é tratar da implantação da indústria, que até o final de 2006 deverá estar oferecendo mais de 300 empregos diretos e com uma produção de 4,5 milhões de garrafas/ano.
Em Sobral, o feijão tem valor
Diante da perspectiva de uma grande safra em Sobral, o prefeito Cid Gomes e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos garantem aos produtores a compra de toda a safra excedente de feijão, como forma de assegurar a existência de um banco de sementes, que serão armazenadas na CONAB, e distribuídas em época oportuna para os mesmos agricultores, ao mesmo preço de compra.
Com a ocorrência de um bom inverno, a safra deste ano deverá ser uma das melhores e assegurar resultados
satisfatórios para os rurícolas produtores, que não precisam mais ir atrás de compradores para a sua safra. A iniciativa da Prefeitura estimula o crescimento da produção e melhores condições de vida para os trabalhadores com a renda no campo.
O programa "Feijão Tem Seu Valor", é inédito em Sobral e traz a marca da Administração Sobral no Rumo Certo.
A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos será responsável pelo processo da compra e armazenamento da produção.
"Pedro e o Lobo" no Teatro São João
A Peça Teatral "Pedro e o Lobo" será apresentada no Teatro São João, no dia 19 de abril, às 19h30min, integrando o projeto Palco Giratório do SESC, que em Sobral recebe apoio da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social
O espetáculo "Pedro e o Lobo" estreou em 1996 no Teatro Delfim do Rio de Janeiro. Trata-se de um musical para crianças, premiado pela qualidade e objetividade que apresenta.
Pedro e o Lobo traz um pouco da história dos 500 anos do Brasil, de um maneira especial para enriquecer o aprendizado das crianças sobre os principais acontecimentos da formação do povo brasileiro.