Prefeitura Municipal de Sobral - 01 de Agosto de 2000 - ANO IV

I Encontro Regional de Conselhos Tutelares


Célia Andrade, Elianice Ximenes, Carmem Soares,
Luiz Odorico e Dom Aldo Pagoto

A Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social - SETAS realizou junto à Secretaria de Saúde e Assistência Social/Fundação de Ação Social do Município - FAM, Conselho Tutelar de Sobral e do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA, o I Encontro Regional de Conselhos Tutelares, no dia 28 deste mês, no auditório da Prefeitura, tendo como tema central, "Exploração Sexual Infanto Juvenil".


Alunos da Escola de Música fazem
apresentação no encontro

A abertura do evento contou com a participação da Escola de Música de Sobral e apresentação, em vídeo, das ações do Programa Sobral Criança, seguindo-se da apresentação do tema do encontro, feita pela Dra. Elianice Viana Ximenes - articuladora regional - SETAS - Região 6. A programação contou, ainda, com avaliação da agenda de compromissos e exposição do quadro "como se encontra meu município", além de outras atividades.

A mesa do Encontro foi composta pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, o bispo Aldo Pagotto, pela presidente da FAM, Carmem Soares, além da articuladora regional da Região 6, Dra. Elianice Ximenes e Célia Andrade Sousa, coordenadora do Conselho Tutelar de Sobral. Ana Lívia Paiva e seu irmão João Paulo Paiva, alunos da Escola de Música de Sobral fizeram apresentação especial para os participantes, dando uma demonstração do trabalho integrado das Secretarias de Cultura Desporto e Mobilização Social e de Educação do Município.


 

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS
COMEMORA 2 ANOS DE IMPLANTAÇÃO



Ano/1998


Ano/1999


Ano/2000

Inaugurada no dia 30 de julho de 1998, é composta por 6 (seis) computadores interligados em rede a um servidor e 6 (seis) head-set operados por videofonistas, no dia 30 de julho de 2000 comemorou 2 anos de existência. Os principais objetivos da CMC são:

· Agilizar e facilitar o acesso às consultas especializadas referenciadas pelas Unidades de Saúde da Família;

· Estabelecer fluxos que caracterizem as Unidades de Saúde da Família como porta de entrada do sistema;

· Caracterizar o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e os ambulatórios especializados interligados à CMC como referências secundárias da rede de serviços;

· Oferecer o encaminhamento às consultas especializadas pela própria Unidade de Saúde da Família onde o usuário é atendido;

· Organizar a marcação de consultas especializadas, minimizando a perda por desistências ou impedimentos;

· Garantir o acesso aos retornos para as consultas especializadas com o mesmo profissional médico que realizou a primeira consulta;

· Assegurar a monitorização da programação e da reprogramação dos serviços ambulatoriais de média e alta complexidade, nos níveis municipal micro e macro-regional;

· Servir como mecanismo de auditoria por identificar rapidamente distorções que necessitem de averiguação in loco para garantir o atendimento ao cliente dentro dos padrões estabelecidos.

É importante destacar que o agendamento acima aludido só é feito através de uma das Unidades de Saúde da Família cadastradas, possuidora de uma senha intransferível de acesso, garantindo a organização do sistema, tendo como sua única porta de entrada estas unidades, ou as secretarias municipais de saúde, no caso de usuários de outros municípios, estabelecendo-se o funcionamento de um sistema de referência e contra-referência local e micro e macro-regional. Em fase de aprimoramento constante, vêm acumulando importante experiência paradigmática na organização de serviços de saúde em município de médio porte na condição de Gestão Plena do Sistema Municipal e com um Programa de Saúde da Família plenamente estruturado. Desde de sua inauguração até junho de 2000 já foram agendados 283.867 (duzentos e oitenta e três mil e oitocentos e sessenta e sete) procedimentos ficando assim, com média mensal de 12.342 (doze mil trezentos e quarenta e dois), esses dados mostra a acessibilidade da população ao sistema.


 

Novas Obras Sociais Para Sobral




Creche Dolores Lustosa

A Prefeitura de Sobral entregará, amanhã, à população sobralense, mais três importantes obras do complexo social de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado, através do PROARES - Programa de Apoio às Reformas Sociais em favor de crianças e adolescentes.


Casa João e Maria

Na oportunidade serão inaugurados o Centro de Educação Infantil (Creche) Dolores Lustosa, o Abrigo Domiciliar de Sobral e a Casa João e Maria - SOS Criança.

A programação terá a presença da primeira dama do Estado, Renata Jereissati, que presidirá as solenidades inaugurais, juntamente com a primeira dama de Sobral, Andréa Reis Ferreira Gomes, do secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico, e da presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares, a partir das 15 horas de amanhã.



 


"Eu Sou Mais 500" Chega às Escolas de Sobral



Sub-Secretária de educação Sônia Costa ao lado 
dos atores Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr

A Prefeitura de Sobral, através das secretarias de Educação e de Cultura Desporto e Mobilização Social, contou com uma série de apresentações da peça "Eu Sou Mais 500", espetáculo escrito por Daniel Dias da Silva e produzido pelo Centro Cultural Banco do Brasil,voltado prioritariamente para jovens cursando da 5ª série do 1° grau a 3ª série do 2° grau. Partindo do conceito de que a vida é um jogo de RPG, motiva, de forma extremamente interessante para alunos e professores, discussões matemáticas abordando a lei das probabilidades, o conceito de simetria, infinito e noções de espaço geométrico. Através da construção da linha temporal, os professores de História poderão ampliar a visão geral de seus alunos em relação a fatos históricos e conceitos, dentre os quais o pensamento renascentista, a evolução da Ciência e o pensamento empírico. Diferenças Sociais existem em toda parte, funcionando como um excelente "gancho" para as aulas de Geografia. A "fórmula" que mistura informação e sentimentos tem tudo para enriquecer as aulas de Português e Literatura, através do trabalho de construção da redação. Além da abordagem de temas como sexo, ecologia e ética, "Eu Sou Mais 500" mostra a pluralidade das expressões artísticas, ressaltando a importância dos diferentes pontos de vista e da construção do pensamento através da Arte.

"Eu Sou Mais 500", em suma, mostra que o futuro se faz a cada passo, por menor que ele possa parecer. Formar um cidadão é fazer de uma país "mais 500".

A programação consta das seguintes apresentações:

29/07 - Escola Raul Monte - 19h

30/07 - Escola Carlos Jereissati - 20h

31/07 - Escola Antenor Naspolini - 19h

01/08 - Teatro São João - 20h

02/08 - Escola Emílio Sendim - 20h

03/08 - Distrito de Taperuaba - 20h.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail