Prefeitura Municipal de Sobral - 03 de Agosto de 2000 - ANO IV

A Ação Social de Sobral Ganha 
Mais Três Importantes Obras



Centenas de pessoas, entre crianças e adultos lotaram 
as dependências dos locais
inaugurados

A população de Sobral ganhou, na tarde de ontem, três grandes e importantes obras de caráter social, que irão ampliar a atenção a crianças e adolescentes do município, dentro da parceria entre o Governo do Estado e o Município, através do PROARES e da Secretaria de Saúde e Assistência Social/Fundação de Ação Social do Município - FAM.


Renata Jereissati fala ao povo ao
 lado de dona Maria José


Dona Renata ao lado de Carmem Soares

A parceria que se criou entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral nos últimos três anos, está mudando a face social do Município, incrementando os elementos de defesa e atenção ao cidadão desde o seu nascimento. Com essas ações, Sobral está recebendo o reconhecimento nacional, através de prêmios.


 

Prefeitura Inaugura Três Grandes
Obras para o Social de Sobral



Abrigo Domiciliar de Sobral

Com a presença da primeira dama do Estado, Renata Jereissati, a Prefeitura de Sobral inaugurou, na tarde de ontem, três novas importantes obras sociais: o Centro de Educação Infantil (creche) Dolores Lustosa, o Abrigo Domiciliar e o SOS Criança - Casa João e Maria. Essas obras, realizadas em parceria com o Governo do Estado, através do PROARES e da Secretaria de Saúde e Assistência Social/Fundação de Ação Social do Município, ampliam a atenção dada pela Prefeitura e o Governo do Estado à criança e ao adolescente de Sobral, que nos últimos três anos estão com sua cidadania reconhecida e respeitada.


Renata Jereissati visitando as instalações

As solenidades inaugurais contaram também com um grande público, formado pelos secretários municipais, vereadores, diretores, professores, estudantes, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, representantes de vários segmentos sociais, lideranças políticas, comunitárias e o povo em geral.


Descerramento da placa 
do Abrigo Domiciliar

A primeira dama Renata Jereissati, que acompanha de perto todas as ações sociais do Estado, contribuindo de forma direta no desencadeamento de ações que minimizem a carência de crianças e adolescentes e assegurem sua dignidade de cidadão.


Renata Jereissati discursa e enaltece as ações 
realizadas pela Prefeitura, através do PROARES

Por onde andou, Renata Jereissati fez primorosos elogios ao trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Saúde, e que a cada dia que passa vêm sendo reconhecidos e premiados a nível nacional. As obras inauguradas revelam-se como fortes exemplos dessa nova conduta sobralense, tendo em vista a qualidade e modernidade dos equipamentos, já instalados, e que serão utilizados no atendimento ao público alvo.


Rosa Dias fala em nome da família da
homenageada, Dolores Lustosa.

As creches Dolores Lustosa e Casa João e Maria darão abrigo a mais de 400 crianças, enquanto que o abrigo domicliar servirá para acolher adolescentes que, devido a problemas famíliares, tal como uma gravidez indesejada e rejeitada pela familia, fica desabrigada. O acolhimento em casos como este, acontecerá até que a família da adolescente possa ser conscientizada e resolva reacolhê-la.


Fachada do Abrigo Domiciliar de Sobral

O secretário de Saúde e Assistência Social, Luiz Odorico, a presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares e a professora Maria José Santos Ferreira Gomes, além do reitor da UVA, José Teodoro Soares e da juiza local da Infância e Adolescência, Dra. Lia Sâmia Souza Moreira, Rosa Dias (representante da família de Dolores Lustosa, homenageada com o nome de uma das creches) e do Dr. Azim - secretário de Trabalho e Ação Social do Estado.


 

"Eu Sou Mais 500" Faz Sucesso em Sobral



A Peça 'Eu Sou Mais 500', que está em cartaz nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral, terá sua última apresentação, hoje, às 20h, no Distrito de Taperuaba.

Desde o dia 29 de julho, quando foi apresentada pela primeira vez na Escola Raul Monte, a peça vem atraindo milhares de pessoas, sendo a maioria delas, estudantes e moradores próximos das escolas.

"Eu Sou Mais 500", de autoria do cearense Daniel Dias da Silva, e produzido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, é voltada prioritariamente para jovens cursando da 5ª série do 1° grau a 3ª série do 2° grau. Partindo do conceito de que a vida é um jogo de RPG, motiva, de forma extremamente interessante para alunos e professores, discussões matemáticas abordando a lei das probabilidades, o conceito de simetria, infinito e noções de espaço geométrico. Através da construção da linha temporal, os professores de História poderão ampliar a visão geral de seus alunos em relação a fatos históricos e conceitos, dentre os quais o pensamento renascentista, a evolução da Ciência e o pensamento empírico. Diferenças Sociais existem em toda parte, funcionando como um excelente "gancho" para as aulas de Geografia. A "fórmula" que mistura informação e sentimentos tem tudo para enriquecer as aulas de Português e Literatura, através do trabalho de construção da redação. Além da abordagem de temas como sexo, ecologia e ética, "Eu Sou Mais 500" mostra a pluralidade das expressões artísticas, ressaltando a importância dos diferentes pontos de vista e da construção do pensamento através da Arte.

O projeto

"O Teatro Vai à Escola", foi contratado pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Cultura Desporto e Mobilização Social, partindo do princípio da busca de mehorias para o ensino, a partir da capacitação dos professores e da integração dos estudantes. A peça tem como atores principais, Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail