Saúde de Sobral Ganha Prêmio
Município Amigo da Criança
Dr. Luiz OdoricoO secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, recebe hoje, em Brasília, o "Prêmio Município Amigo da Criança". O Prêmio tem um importante papel na medida que estimula os gestores a exercer sua responsabilidade no tocante à mulheres e crianças, fortalecendo o pleno exercício do poder público municipal, avançando na descentralização e na consolidação do SUS, aliando, ainda, várias forças locais em prol de crianças e mulheres.
Carmem SoaresA avaliação do desenvolvimento do Projeto Município Amigo da Criança, permitiu ainda identificar a necessidade de reeditar o projeto tendo como bases a Descentralização, devendo portanto, ser executado a partir dos COSEMS, que são responsáveis desde a pré - seleção até a avaliação para análise das solicitações, através da formulação de uma Comissão Estadual de Avaliação; a Habilitação dos municípios ocorre no período da Gestão Municipal, objetivando estimular os gestores a manter e/ou melhorar os indicadores alcançados, e a Comissão Nacional, reformulada para revisão dos indicadores, acompanhamento e parecer final das solicitações.
OBJETIVOS DO PRÊMIO
GERAL:
· Promover, como sua função central, a elaboração de políticas públicas adequadas dirigidas a mulheres, adolescentes e crianças como prioridade nas administrações municipais, sistematizando seu desenvolvimento em diversos níveis de complexidade, integrando as políticas públicas desenvolvidas nos municípios e garantindo melhor qualidade de vida;
ESPECÍFICOS:
· Promover e fortalecer o trabalho intersetorial voltado para a atenção integral à criança;
· Sistematizar e difundir as experiências municipais afim de garantir o intercâmbio entre os municípios;
· Reformular o processo e os critérios de credenciamento da iniciativa Município Amigo da Criança.
O secretário Luiz Odorico viajou na companhia da presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares e de técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência Social.
Na semana passada, Sobral também foi merecedor do troféu BACURAL.
Prefeitura Já Perfurou Mais de 200 Poços
Sec. Quintino V. NetoDesde a aquisição de um moderno equipamento de perfuratriz de poços, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, desencadeou uma grande operação no interior, perfurando já um total de 218 poços nas localidades onde a falta d'água atormentava a vida dos moradores. Os poços são perfurados em pontos estratégicos de propriedades e comunidades. O projeto de perfuração de poços profundos coloca em primeiro plano as comunidades, reconhecidamente, carentes. Os serviços também são realizados para atendimento de terceiros, caso seja justificada a importância do serviço.
Os projetos realizados beneficiam milhares
de famílias, principalmente no interiorA perfuratriz da Prefeitura integra o rol de máquinas e equipamentos pesados que inclui a usina de asfalto e a patrulha mecanizada, todas de real importância na realização das obras de estruturação do município de Sobral, na sede e nos distritos.
Depois de um estudo geofísico efetuado pela Secretaria, a vazão que era de 1700 litros/hora, passou para a média de 3.500 litros/hora, permitindo um substancial aumento nos recursos hídricos do município.
Todos os projetos executados e em execução, são orientados e fiscalizados pelo secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Quintino Vieira Neto.
Melhora a Vida no Interior de Sobral
Retrospectiva da construção do
abastecimento d'água em CaracaráA construção de estradas asfaltadas e sinalizadas, seguindo os padrões da engenharia moderna, dão ao interior do Município uma nova estrutura para o desenvolvimento.
Ícone das rodovias municipaisOs distritos de Sobral estão cada vez mais próximos, integrados e independentes, graças às obras de estruturação realizadas pela Prefeitura, que cumpre o seu compromisso de organizar e desenvolver as comunidades do interior. Atualmente os distritos de Jordão, Caracará, Rafael Arruda, Taperuaba, Aracatiaçu, Torto, bem como as principais vilas e localidades do interior, dispõem de novos acessos, sistema de abastecimento d'água, redes de energia, escolas construídas e/ou reformadas, creche, postos de saúde com o PSF (Programa Saúde da Família) e de telefonia; médicos residentes com transporte para visitação aos moradores e ambulâncias; praças, quadras de esportes e centros culturais. Com esses incrementos, a Prefeitura possibilita a melhoria de vida das comunidades, assegurando a cidadania das famílias, que antes enfrentavam sérios problemas pela falta da estruturação.
A Saúde no Padre Palhano
Retrospectiva da entrega do Centro - jan/2000O Centro de Saúde da Família Herbert de Souza, construído pela Prefeitura no bairro Padre Palhano, em parceria com o Governo do Estado, através do PROARES, recebeu investimentos da ordem de
R$ 148.000,00.
O projeto, além de moderno é composto de área coberta de 473m², com piso industrial, cerâmica, 6 banheiros, sala de reuniões, sala de esterilização, almoxarifado, copas, salas de inalação, salas de espera, varandas, consultórios médico, odontológico e de enfermagem e área administrativa. Com esse novo benefício, os moradores do bairro Padre Palhano estão recebendo assistência mais direta e evitando o deslocamento para postos de saúde e hospitais. Iniciativas como esta, comprovam que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, incrementa o atendimento ao cidadão sobralense, ampliando as ações de saúde com presteza e qualidade.
Começam as Aulas no Palácio de
Ciências e Línguas Estrangeiras
Palácio de Ciências e Línguas
Estrangeiras de SobralA Prefeitura, através da Secretaria de Educação, deu início às aulas do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral, localizado na antiga sede do Palace Club. Nele os estudantes das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, estão tendo acesso a cursos de inglês e espanhol, bem como aos laboratórios de Informática, Física, Química e Biologia. O Palácio dispõe, ainda, de central de ar condicionado, biblioteca e elevador (para deficientes físicos), que permitem maior comodidade para estudantes e professores viabilizando a qualidade do aprendizado nas escolas públicas e servindo aos filhos dos trabalhadores de Sobral. A Prefeitura investiu nesse projeto recursos de mais de R$ 500.000,00, objetivando facilitar o acesso de crianças e jovens nos mercados de trabalho.
O Centro de Línguas Estrangeiras é uma inovação da Rede Pública Municipal de Ensino, que assinala uma nova marca no crescimento da educação sobralense. Com esse genioso investimento a Prefeitura também resgatou mais um dos elementos tombados ao Patrimônio Histórico Nacional, e dá às famílias de baixa renda a certeza de que seus filhos estão bem encaminhados.