Prefeitura Promove Curso na
Área de Informática
32 servidores participam do Curso Star OfficeA Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Administração de Finanças/ Serviço de Informática, está promovendo Curso sobre StarOffice objetivando o treinamento dos servidores para a utilização desse versátil programa, que possibilita a realização de trabalho sem que haja a necessidade de aquisição de novos softwares. O Curso é pioneiro em repartições públicas, bem como a iniciativa que assegura uma sensível economia nos serviços infomatizados.
Servidores e Instrutores no Curso
O Curso Star Office está sendo ministrado pelos servidores da Prefeitura, Francisco Matos, Joelma Colares e Pedro Ariázio.
Participam do Curso, 32 servidores das diversas áreas da Prefeitura, que estão se especializando dentro da nova realidade da informática.
Seminário do Serviço de Gestão Educacional da Escola Pública Unitária
Objetivando construir um novo modelo gerencial para uma Escola Pública Unitária em Sobral
Solange Frazão fala sobre gstão educacional
na Escola Pública UniáriaA Secretaria de Educação do Município, tendo em vista construir um novo modelo gerencial para uma Escola Pública Unitária, consequência da política educacional da atual gestão do município de Sobral, proporcionando o crescimento profissional de atores-educadores do processo de organização da Escola Pública Municipal, realizou na tarde-noite de ontem, o Seminário Organização do Serviço de Gestão Educacional na Escola Pública Unitária.
Solange FrazãoO sistema de supervisão da Rede de Ensino Público Municipal de Sobral, implantado em 1998, tomou como referência básica subsídios de um modelo de supervisão de um dos municípios cearenses da região metropolitana de Fortaleza, entretanto, dada às características desse Município em comparação com Sobral, percebeu-se a inadequação de tal modelo, decorrendo daí a necessidade de um novo processo de organização do Modelo de Gestão Educacional que contemplasse todos os atores (diretores escolares e supervisores de ensino), partindo da realidade local.
Diretores, vice-diretores, supervisores, secretários e
professores da Rede Pública Municipal de Ensino.A opção por uma proposta de gerenciamento da Escola Pública Municipal de Sobral, a partir de um processo de organização coletiva, respeitando os princípios democráticos, fazendo de todos participantes desse processo, exige de cada ator-educador preparo. competência e compromisso em favor da escola uma instituição de relevância social, pela missão cumprida em prol da coletividade.
Como objetivos específicos, o Seminário objetivou a análise do modelo gerencial das Escolas Públicas locais,a partir de referências teóricas capazes de contemplar a trama de relações que ocorrem em seu interior e outros mais amplos do contexto na qual as escolas se inserem; ampliar as visões, postu-ras e práticas dos atores-educadores, tendo em vista o novo modelo no qual as escolas se inserem; objetiva também proporcionar a cada ator-educador a possibilidade de assumir seu próprio caminho, norteado pelas diretrizes do novo modelo de gestão educacional fazendo da Escola Pública Muncipal a instituição buscada e desejada com a fisionomia própria da realidade na qual está inserida.
O evento contou com a presença da secretária de Educação Ada Pimentel, de Solange Frazão, professora da UECE e facilitadora do Seminário do Serviço de Gestão, Conceição Jardim - supervisora pedagógica, além de diretores, vice-diretores, supervisores de ensino, secretários e professores das Escolas da Rede Pública Municipal. O evento significou mais um avanço no projeto da Secretaria Municipal de Educação, objetivando a melhoria da qualidade do ensino em Sobral.
Projeto Cidadania e Direitos Humanos Busca Ampliar Ações para o Envelhecimento Saudável
Mesa com as autoridades presentes ao eventoA Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social/Fundação de Ação Social do Município-FAM e a Diocese de Sobral/ACEPI, realizaram, ontem, às 19h, no auditório da Prefeitura de Sobral, solenidade de instalação do PROJETO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS do Ministério da Justiça SEDH/PNUD/ACEPI, a ser desenvolvido com idosos do Projeto Envelhecimento Saudável.
O Projeto Cidadania e Direitos Humanos objetiva capacitar idosos como multiplicadores de ações na prevenção e erradicação da violência intrafamiliar, humana, dentre outros benefícios.
A solenidade contou com a presença do Bispo Aldo Pagotto, do presidente da Sétima Sub-Secção da OAB, Jefferson Aragão, do secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, da presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares, Elianice Ximenes (representante do Governo do Estado),
da professora Maria José Ferreira Gomes, Maria Rita (representante dos idosos) e de Maria José Barroso, da ACEPI.