Prefeitura Municipal de Sobral - 18 de Agosto de 2000 - ANO IV

Despescagem em Jaibaras Resultou 
na Venda de 2 Tonelas de Peixes



A operação de despescagem chamou a
 atenção da população do Jaibaras

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do Município, Quintino Vieira Neto, coordenou no dia de ontem, no açude Aires de Souza (Jaibaras), uma operação de despesca de 2.000 quilos de peixes criados em tanques, e que agora estão sendo vendidos pela Associação dos Pescadores do distrito de Jaibaras.


Quintino Neto Jeane, Perpétuo Cajazeiras e 
Alberto - Pres. da Associação de Pescadores

Essa experiência da Prefeitura, através da Secretaria Municipal criou uma nova alternativa de renda para a comunidade de pescadores, tendo em vista que todo o processo, desde a colocação de alevinos nos tanques, até a despesca e também a venda dos peixes, é acompanhado por técnicos, de modo que os resultados sejam alcançados. A despesca de ontem foi totalmente vendida para criadores de peixe em cativeiro, de Sobral, que se tornaram clientes da Associação de Pescadores do Jaibaras.

Essa iniciativa que já provou ser viável deverá ser expandida tanto no açude Aires de Souza como em outros reservatórios do interior, assegurando nova opção de negócio e renda para os moradores. O projeto recebe apoio do Banco do Nordeste.


 

200 Professores da Rede Municipal de Ensino Participam do PROFORMAÇÃO

 

Tendo em vista o aprimoramento do ensino nas escolas da rede pública municipal, professores das séries iniciais (1ª - 4ª) participam do Programa de Formação de Professores em Exercício - PROFORMAÇÃO, curso de nível médio com habilitação em Magistério na modalidade de ensino à distância, realizado em parceria com o MEC, Estados e Municípios, e destinado aos professores que, sem formação especifica encontram-se lecionando nas classes de alfabetização e pré-escola nas redes públicas das regiões Norte, Nordeste, Centro - Oeste. O objetivo geral do programa é habilitar em magistério, no nível médio, 200 professores sem formação mínima em exercício nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização e pré-escola da rede pública municipal, de acordo com a legislação vigente.

SDUMA Lança Agenda 21 Local


Raquel Carvalho coordenadora do evento

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizará no próxmo dia 22, Seminário "Pensando a Agenda 21 Local Sobral', um processo de planejamento participativo que analisa e diagnostica a situação do município, para em seguida planejar seu futuro de forma sustentavel. Vale ressaltar que o sucesso e a efetividade da Agenda 21 Local, dependem da mobilização e participação de todos os setores da comunidade sobralense. O evento acontecerá no auditório do CENTEC (Centro de Tecnologia) e terá a seguinte programação:

14h - Abertura Oficial;

14h30min - Sensibilização dos diversos orgãos e instituições representativas da Comunidade sobre a importância da Agenda 21 Local (expositora Soraya Vanine Tupinambá/MS (UFC-CE) - Instituto Terra Mara;

15h30min - Fazendo a Agenda 21 Local - Experiência de Tauá-CE (expositor - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tauá-CE);

16h30min - Coffee - Break;

17h - Discussão e estratégia de preparação do Fórum Pró-Agenda 21 Local-Sobral;

19h - Encerramento.


 

Museu do Eclipse Lança "Noite das Estrelas"



Telescópio Hubble do 
Museu do Eclipse

O Museu do Eclpse apresentará ao público, a partir do dia 23 deste mês, o evento "Noite das Estrelas", que consiste na abertura do Observatório Henrique Morize ao público. É através do telescópio situado no observatório de Sobral, um dos mais modernos do Norte e Nordeste, que os visitantes do museu poderão ter a oportunidade de observar vários corpos celestes como estrelas, planetas, aglomerados, nebulosas, galáxias, dentre outros pontos.


Museu do Eclipse de Sobral

A partir desta data, todas as semanas, de quarta-feira a domingo, sempre poder-se-á observar objetos durante a noite. O horário de observação será de 19h às 22h.

Além da aberturam do observatório, o museu poderá mostrar aos visitantes um acervo de várias fotografias dos astros, tiradas da internet, de páginas ligadas à NASA, Telescópio Hubble e de astrônomos amadores e profissionais do mundo inteiro. O ingresso para visitação ao Museu e também ao observatório é de R$ 2,00.

O secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo. Luis Fernando Viana Coelho conclama a população de Sobral, para ver um grande espetáculo celestial.

Sumaré Ganha Moderna Quadra de Esportes

A Coordenadoria de Desporto da Secretaria de Cultura Desporto e Moblilização Social, promoverá no próximo domingo, às 20h, torneio de futsal, na quadra Sebastião Ferreira de Souza, no bairro do Sumaré, construída pela Prefeitura no Bairro, como nova opção de lazer para os jovens do bairro e comunidades vizinhas. O torneio contará com 12 equipes masculinas e 4 femininas, forma-das por jovens do bairro. A quadra foi construída dentro de padrões modernos, contando com piso especial, arquibancadas, alambrados e iluminação aérea.

Com esse empreendimento, a Prefeitura cria uma nova área de lazer na periferia, oferecendo ocupação saudável para a juventude, dentro do projeto social de resgate da cidadania de crianças e adolescentes.

No que tange à construção de áreas de lazer, a Prefeitura de Sobral vem atendendo às comunidades da sede e dos distritos, com projetos que são solicitados diretamente pela classe jovem.

O torneio de inauguração está sendo organizado pelo professor Lyryal Rolim.


 

Começa Construção de Casas 
para Servidores da Prefeitura



Secretária da SDUMA, Ondina Canuto

A Caixa Econômica Federal já deu início à construção da primeira etapa de casas financiadas junto à Prefeitura, para servidores municipais credenciados pelo Programa Municipal de Moradia.

O sonho da residência própria torna-se realidade na vida dos trabalhadores da Prefeitura, que pela primeira vez têm a oportunidade de assegurar um melhor presente e um futuro seguro para suas familias.

As casas estão sendo construídas no bairro Sinhá Sabóia, nas proximidades do Parque Santo Antonio, conjunto residencial que abriga ex-moradores do Pantanal do Sinhá Sabóia. A execução do projeto recebe acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

As casas terão padrões diferenciado, de acordo com o volume de cada financiamento. As obras deverão ser concluídas num prazo de quatro meses.


Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail