Prefeitura Municipal de Sobral - 22 de Agosto de 2000 - ANO IV

Sobral Res gata Memória nos Escombros de sua 1ª Igreja



Sec. Clodoveu Arruda

Depois de identificadas as ruínas da primeira igreja de sobral,onde foram localizados os alicerceres e centenas de objetos como louças, moedas, medalhas, objetos de madeira de uso doméstico, dentre outros, o projeto arquitetô-nico elaborado pelo arquiteto Antenor Coelho, começa, a partir de hoje, a ser executado.

O projeto consta de uma marcação especial com ladrilho de cores e desenhos diferenciados, da planta baixa da igreja. Um pedaço do alicercere subterrâneo ficará visível, através de um vidro transparente, com sistemas de drenagem e iluminção especiais. Será eregido um tótem com informações históricas sobre a igreja e com um mostruário de parte das peças encontradas.


As Escavações

Com a execução desse projeto, as ruas, ora interditadas, serão liberadas para uso do tréfego de pedestres e veículos.

Esta obra resgata a memória das origens de Sobral, pois, além da Fazenda Caiçara ser lugar de criação de gado - o que do ponto de vista econômico foi importante para o desenvolvimento local - o fato da Igreja Católica ter transformado a nossa Caiçara em sede do Curato, contribuiu fundamentalmente para a consolidação desta região, o que resultou, posteriormente em sua elevação à categoria de Vila pelo Reino de Portugal.

A Secretaria da Cultura Desporto e Mobilização Social, responsável pela obra, está preparando uma cartilha contendo todas as informações sobre o processo de escavação, as informações técnicas daí decorrentes, como também, todas as informações sobre a referida Igreja, para ser distribuída por ocasião da sua inauguração.


 

As duas versões do Paço Municipal Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr.



Fachada do antigo prédio do Paço Municipal


A antiga Secretaria de Administração e Finanças


O auditório do passado, sem as mínimas condições de uso


Visão do Novo Paço do Povo Sobralense

A atual Secretaria de Administração apresenta as características do modernismo conquistado pelo Paço Municipal. Este é um dos sinais do novo modelo de Sobral, projetado para o novo milênio.

O novo auditório se constiui agora num dos principais pontos de encontro dos sobralenses em diversos eventos, por sua modernidade e conforto.


 

Prefeitura Constrói 885 Banheiros nos Bairros Sumaré e Dom José

 


Ondina Canuto - Secretária da SDUMA

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvento Urbano e Meio Ambiente, deu início a mais dois projetos de construção de unidades sanitárias, beneficiando 885 famílias residentes nos bairros Sumaré (665) e Dom José (220). A intervenção é um esforço coletivo, a partir de uma parceria entre o município de Sobral, a Fundação Nacional de Saúde e as Comunidades beneficiadas. Equipes técnicas da Gerência de Habitação já se encontram nas áreas prestando assessoramento e coordenação das ações que contam com a participação dos beneficiários através do processo de autoconstrução.

O projeto desenvolvido no bairro do Sumaré acontece como ação complementar ao projeto de Saneamento ora executado no bairro, garantindo que, ao ser concluída a rede de saneamento de todo o Sumaré, as famílias possuam banheiro, fazendo a interligação em rede de esgoto, garantindo uma área completamente saneada.

Nesse mesmo sentido, a SDUMA está concluíndo o projeto de 333 unidades sanitárias no bairro Padre Palhano, que hoje encontra-se com rede de esgotamento sanitário, e os novos banheiros já sendo ligados ao novo sistema de esgoto.

O empenho da administração municipal continua, no sentido de carrear mais recursos nos níveis federal e estadual, com investimentos também do Município, objetivando ampliar o atendimento aos bairros que também enfrentam o déficit de banheros para a melhoria das condições de habiltabilidade de seus moradores.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail