Prefeitura Municipal de Sobral - 23 de Agosto de 2000 - ANO IV

Prefeitura Constrói o Maior Açude 
Público Municipal de Sobral



Obras do açude em andamento na
 região de Aracatiaçu

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município, e com a utilização de máquinas e equipamentos pesados de sua Patrulha Mecanizada, está cons-truíndo o maior açude público da história do muni-cípio, com recursos próprios da Prefeitura.


Máquinas da Patrulha 
Mecanizada

Com essa nova realização, Sobral aumentará sua capacidade hídrica armazenada, permitindo a diminuição dos problemas enfrentados pelos moradores quanto à falta d'água.

O açude em construção na localidade Riacho do Gabriel, com capacidade de armazenar 20 milhões de metros cúbicos d'água, deverá ser utilizado já a partir do próximo ano, tendo em vista as obras estarem em perfeito andamento.

Com esse novo reservatório, serão beneficiadas centenas de propriedades rurais, onde crescerão as alternativas em torno da produção de alimentos, que será viabilizada com a implementação de projetos de agricultura irrigada, que serão responsáveis pela geração mais ocupação e renda para os moradores das regiões beneficiadas.


 

Prefeitura Construiu duas Passagens
 Molhadas em Aracatiaçu



Passagem molhada sobre o 
riacho Santo Antonio

A Prefeitura de Sobral concluiu uma nova pasagem molhada no distrito de Aracatiaçu, beneficiando os moradores da localidade de Lagoa da Cruz. Recentemente a sede do distrito foi contemplada com uma obra similar, consruída para resolver a problemática causada pelo sangradouro do açude Santo Antonio, localizado na sede do distrito, responsável pelo abastecimento daquela comunidade.


Quintino e Zé Maria sobre a passagem 
molhada
de Lagoa da Cruz.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do municipio, Quintino Vieira Neto esteve ontem no distrito, quando, acompanhado do agente local José Maria de Souza, visitou as duas passagens molhadas, as quais já estão servindo aos moradores.

Com essas importantes obras, o distrito de Aracatiaçu melhora sua estrutura de tráfego de moradores e veículos, que fica assegurado mesmo no período de inverno.

As passagens molhadas construídas atendem a uma série de reivindicações do moradores, representados por suas associações comunitárias e pelo agente local.


 

Seminário Agenda 21 Local Sobral

 


Raquel Carvalho - Arquiteta

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizou, ontem, Seminário "Pensando a Agenda 21 Local Sobral', um processo de planejamento participativo que analisa e diagnostica a situação do município, para em seguida planejar seu futuro de forma sustentavel. Vale ressaltar que o sucesso e a efetividade da Agenda 21 Local, dependem da mobilização e participação de todos os setores da comunidade sobralense. O evento aconteceu no auditório do CENTEC (Centro de Tecnologia) dentro da seguinte programação:

14h - Abertura Oficial;

14h30min - Sensibilização dos diversos orgãos e instituições representativas da Comunidade sobre a importância da Agenda 21 Local (expositora Soraya Vanine Tupinambá/MS (UFC-CE) - Instituto Terra Mara;

15h30min - Fazendo a Agenda 21 Local - Experiência de Tauá-CE (expositor - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tauá-CE);

16h30min - Coffee - Break;

17h - Discussão e estratégia de preparação do Fórum Pró-Agenda 21 Local-Sobral;

19h - Encerramento.

Com a a realização de eventos como este, a Prefeitura de Sobral, através da SDUMA e com a participação da Secretaria da Cultura Desporto e Mobilização Social, estão aproximando cada vez mais a população em torno de atividades que permitem discussões e debates de nível sobre a vida do município, suas tendências e meios de desenvolvimento.

Desde o início da atual gestão, a Pefeitura mobiliza os setores sociais do município, recebendo o apoio e a compreensão da população em favor do crescimento do município.

O Seminário "Pensando a Agenda 21 Local Sobral", foi organizado pela SDUMA, tendo à frente a arquiteta Raquel Carvalho.


 

I Semana de Saúde Coletiva do Bairro Sinhá Sabóia - Em busca da qualidade de vida
 

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do município deu início, ontem, à I Semana de Saúde Coletiva do Bairro Sinhá Sabóia, na Escola Senador Carlos Jereissati, com o objetivo tratar com os moradores daquela comunidade, diversos assuntos de saúde e de sua maneira de viver.

A Secretaria montou standes, onde faz exposição dos serviços de diversos órgãos de saúde do município de Sobral. Na opinião dos organizadores, será um momento que, de forma alegre, os cuidados para não adoecer e de ter uma melhor qualidade de vida serão discutidos.

Até à próxima sexta-feira, quando ocorrerá o encerramento da Semana, acontecerá uma série de apresentações de teatro, dança, debates e outras atividades culturais, além de oficinas de capacitação que trarão novos conhecimentos para a vida da comunidade beneficiada.

O evento está repleto de ações que visam dar uma maior orientação aos moradores do bairro, acerca dos cuidados com saúde própria e dos seus filhos, com parte do projeto de medicina preventiva adotado pelo Programa Saúde da Família, e que está sendo responsável pela diminuição do índice de mortalidade infantil, bem como pela preservação da saúde do cidadão na terceira idade.

A programação consta também de debates sobre a violência urbana, gravidez entre adolescentes, apresentação de diversas atividades artísticas, dentre outros pontos, que unem num mesmo espaço, a formação humana e o entretenimento.

Está é mais uma iniciativa de sucesso da Secretaria de Saúde e Assistência Social através do núcleo de Residência em Saúde da Família, das Equipes do PSF, do I.E.C., da Direção da Escola sede e da Escola Paulo Aragão, e também do Conselho Local de Saúde.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail