Prefeitura Municipal de Sobral - 25 de Agosto de 2000 - ANO IV

Prefeitura Encerra I Semana de Saúde 
Coletiva no Sinhá Sabóia



Grupos de Caminha da Comunidade Sinhá Sabóia participam do evento

A Secretaria de Saúde e Assistência Social encerra, hoje, a I Semana de Saúde Coletiva do Bairro Sinhá Sabóia, na Escola Senador Carlos Jereissati, com o objetivo de tratar com os moradores daquela comunidade, diver-sos assuntos de saúde e de sua maneira de viver, especialmente em relação aos cuidados para não adoecer e de ter uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a programação, o encerramento contará com uma série de apresentações de teatro, dança, debates e outras atividades culturais, além de oficinas de capacitação que trarão novos conhecimentos para a vida da comunidade beneficiada.


O Secretário Odorico, na abertura da I Semana de Saúde 
Coletiva, ao lado dos parceiros do evento

O Secretário Luiz Odorico participa da programação, que conta com a participação de parceiros importantes, tais como: Secretaria Municipal de Educação, Hemoce, Hospital do Coração, Febemce, SESC, SENAC, JUFRA, Corpo de Bombeiros, Santa Casa, Ver Nascer, APAE, APROCE, UVA, FUNASA, dentre outros.


 

Educação Realiza Pesquisa Junto a Estudantes 
para Melhoria do Desempenho na Escola


Secretaria de Educação contratou o prefessor Edgar Linhares para realizar pesquisa junto aos estudantes


O professor Edgar Linhares em reunião com a Secretária Ada Pimentel, 
Professores e Técnicos da Educação da Rede Pública

A Secretaria de Educação do município está precupada com a produtividade das classes iniciais da escola pública. Esta preocupação é particularmente relevante no que diz respeito à alfabetização.

O que é que faz com que umacriança de classe média se alfabetize normalmente em uma ano, e uma criança muito pobre demore tanto tempo, às vezes três ou quatro anos?

Para responder às perguntas desse tipo é que a Secretaria de Educação convidou o professor Edgar Linhares Lima, especialista em alfabetização e linguagem, para fazer uma pesquisa de avaliação de leitura de todos os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental. Os alunos incluídos na pesquisa já têm dois anos e meio de estudo. É possível que se aprofundem as pesquisas para avaliar até onde se prolongam os insucessos na aprendizagem da leitura.


O professor Edgar Linhares em reunião com a Secretária Ada Pimentel, 
Professores e Técnicos da Educação da Rede Pública

A opção pela leitura se explica pelo fato de ela ser a habilidade básica condicionante das demais aprendizagens. Sem ela as demais se tornam praticamente impossíveis.

A pesquisa deverá atingir 3.484 alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 127 turmas em todo o território do município.

A secretária de Educação, Ada Pimentel anunciou, ontem, essa nova iniciativa, apresentando a proposta da Secretaria, bem como a programação de trabalho do professor Edgar Linhares, que se integra num novo projeto em favor da melhoria do ensino público municipal. Participaram da solenidade, na tarde de ontem, no auditório da Prefeitura, diretores de escolas, supervisores e professores, além de técnicos da Secretaria.


 

Prefeitura Apoia Realização de Curso de 
Formação Técnico de Segurança do Trabalho



Universidade Estadual Vale do Acaraú

A Universidade Estadual Vale do Acaraú realiza em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú-IVA e Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará - AESTEC, Curso de Formação de Técnico de Segurança do Trabalho, com o objetivo de promover a adoção de meios e recursos técnicos administrativos e educacionais, capazes de criarem e desenvolverem ações prevencionistas de modo científico e técnico para sanar a deficiência das condições dos ambientes de trabalho, de maneira a estimular e garantir um processo de contínuo auto desenvolvimento das técnicas prevencionistas, que possam assegurar maior participação dos empregados e dirigentes na redução de acidentes, doenças e das perdas, para a melhoria da produtividade, visando assim uma gestão de qualidade ambiental em busca do desenvolvimento sustentável.

O Curso terá duração de 2.000h/a, sendo 560h/a de estágio supervisionado, e as aulas ministradas de segunda a sexta-feira, no horário de 19h - 22h.

A Prefeitura de Sobral apoia este empreendimento, através das secretarias de Educação, Negócios da Indústria Comércio e Turismo, Saúde e Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral.


 

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail