Prefeitura Municipal de Sobral - 31 de Agosto de 2000 - ANO IV

Prefeitura Realiza III Oficina de Arte & Educação



A Sec. de Educação, Ada Pimentel
 participa da solenidade

A Secretaria de Educação do município realiza no período de 28 de agosto a 01 de setembro, e em parceria com o CREDE 06 e o PROARES, a III Oficina de Arte & Educação, cujo objetivo é desenvolver e ampliar as competências teóri-cas e práticas dos educadores, através do conhecimento de possibilidades de expressões artísticas facilitando o planeja-mento de atividades pedagógicas nas escolas.


Crianças e adolescentes fazem
 apresentações artísticas

A iniciativa prende-se à necessidade do reingresso e da permanência de crianças e adolescentes no processo de escolariza ção. Daí, a Prefeitura investe na

capacitação de educadores para desenvolverem novas atividades escolares, permitindo um fazer pedagógico vivo, competente e prazeroso, ao mesmo tempo que crítico, criativo, dinâmico e contextualizado.

As atividades de arte/edu-cação, propostas neste 3º momento de capacitação, tem como objetivo facilitar o processo de ensino-apren-dizagem, através de ativida-des lúdicas, segundo as peculiaridades locais.

O evento tem como público alvo, diretores de escolas, supervisores de ensino e professores das escolas públicas que compõem o Projeto Escola Viva. Funcionam como facilitadores, José Mendes Fonteles Filho (Babi), Ana Anália Timbó Catunda Filho, Marcos Rocha, Giselda Maria de Castro e Lima (Gigi), Geórgia Zaranza e Tarcísio José de Lima.


 

Exército Realiza Solenidade em Sobral



O general Laranjeira preside a solenidade 
ao lado do secretário Luis Edésio Solon

A cidade de Sobral recebeu, no dia de ontem, a visita do General de Divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas, comandante da 10ª Região Militar, que veio presidir solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação e compromisso à Bandeira dos cidadãos sobralenses, nascidos em 1982 e anos anteriores, dispensados da prestação do serviço militar inicial.


Ten. Bibiano ao lado dos coronéis Charbel e 
Teixeira e do assessor especial Abdelmoumem

A solenidade, realizada na Praça do São João, contou com a presença de outras destacadas autoridades desta terra, a exemplo de secretários municipais e assessores da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, Itamar Ribeiro, o juiz de direito Maurício Fernandes Gomes, o Chefe da 25ª Circuscrição de Serviço Militar, coronel Oscar Portela Charbel, dentre outras.


Desfile da tropa de atiradores do TG - 10.011

No ano de 1999, a 6ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Sobral, chefiada pelo 2º tenente do Exército, Raimundo Bibiano Rosa, alistou em 1999, 1.204 jovens.


Cidadãos dispensados do Serviço Militar Inicial

O general Laranjeira foi recepcionado na Prefeitura, pelos secretários municipais, juntamente com sua comitiva de coroneis.


 

CLUBE DA MELHOR IDADE "ALEGRIA DE VIVER"


Na tarde do dia 29 próximo passado, realizou-se mais uma reunião geral do Clube da Melhor Idade de Sobral "Alegria de Viver". Na oportunidade, houve a apresentação do Estatuto e foram discutidos os últimos detalhes da Assembleia Geral de Constituição do Clube, a se realizar no dia 14/09, às 19 horas, no Lena's Buffet. Durante a Assembléia, haverá a aprovação do Estatuto do Clube, bem como a eleição (por aclamação), e posse da Primeira Diretoria, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, assim constituídos:

DIRETORIA

·Presidente: Maria Isolda Sousa

·Vice-Presidente: Maria de Lourdes Pinto Vasconcelos

·1ª Secretária: Maria Laís souza de Paula Pessoa

·2ªSecretária: Maria Cleide Dias Carneiro

·1ª Tesoureira: Elza Goersch Andrade

·2ªTesoureira: Margarida Maria Nogueira Borges

·Diretoras Técnicas:- Maria Salvelina Marques Lourenço (PMS - Sec.Neg, Ind,

Com. e Turismo) - Jeovania Maria Goersch Andrade Aragão (PMS-Sec. Ação Social)

- Zuleika Ximenes Viana (Diocese de Sobral)

CONSELHO DELIBERATIVO

· Presidente: Maria Cosma Ramos de Azevedo (Cosminha)

·Vice-Presidente: Zenira Ferreira da Ponte

·1ª Cons. Titular: Maria José Ferreira Gomes

·2ª Cons. Titular: Maria das Graças Teixeira Mendes

·3ª Cons. Titular: Raimunda Hortência Cavalcante (Raimundinha)

·4ª Cons. Titular: Joelina de Sousa Brito

·1ª Cons. Suplente: Rosa Maria Araújo Dias

·2ª Cons. Suplente: Maria do Carmo V. Carneiro

·3ª Cons. Suplente: Maria Zilais Rodrigues de Andrade

CONSELHO FISCAL

·Presidente: Rasifa Coutinho Ferreira Gomes

·Vice-Presidente: Maria das Graças Teixeira Ponte

·1ª Cons. Titular: Inês Andrade Melo

·2ª Cons. Titular: Zeneida Frota Ribeiro

·1ª Cons. Suplente: Maria Dolores Alves Fernandes

·2ª Cons. Suplente: Maria Zilmar Viana Coelho

O Clube da Melhor Idade destina-se aos interessados no melhor aproveitamento do seu tempo livre, através da realização de atividades culturais, recreativas, esportivas, filantrópicas, turísticas e de lazer. Seu objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, incentivando o seu aprimoramento físico, mental e sócio cultural.

O Clube da Melhor Idade "Alegria de Viver", fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobral e a Diocese de Sobral, já conta com 75 sócias e promete mais adesões.


 

Prefeitura Incentiva Produção de Mel de Abelha



Sede do Projeto

Para a implantação do programa de desenvolvimento da apicultura no município de Sobral, visando estimular a criação nacional de abelhas 'APIS MELÍFERA" para a produção de mel e demais produtos, a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município vem desenvolvendo ações com o objetivo de atender a merenda escolar e o mercado interno, além de fortalecer a cadeia produtiva no setor da capacitação e geração de renda para o produtor rural.


Criatório de abelhas

Com a implantação do programa, a estimativa é incrementar em seis mil porcento a produção de mel no município de Sobral. Atualmente a exploração é feita através do extrativismo irracional com a extração do mel e a destruição de seus enxa-mes. A intenção do secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Qintino Vieira Neto, é trabalhar o maior número de produtores numa perspec-tiva de produção em torno de 1000kg de mel/produtor/ano, proporcionando um incremento de renda acima de R$ 4.000,00 por ano.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail