Prefeitura Municipal de Sobral - 07 de Dezembro de 2000 - ANO IV

Cid Gomes Expõe Experiência do Acelera Brasil
 no Municipio de Sobral



Prefeito Cid Gomes

O prefeito Cid Gomes participou ontem de um encontro nacional promovido pelos Instituto Ayrton Senna, visando a expansão do programa Acelera Brasil a todos os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, melhorando as condições de ensino e convivência com a Escola.

Na reunião, Cid Gomes falou das experiências de Sobral com o programa, bem como do sucesso conquistado no resgate de estudantes que se encontravam com os estudos em atraso. Sobral é um dos municípios de maior conceito reconhecido pelo Instituto Ayrton Senna, haja vista o apoio dado pela Prefeitura ao Programa Acelera Brasil, que beneficia vários municípios brasileiros com recursos que são destinados ao ensino e formação humana de crianças e adolescentes.

A nova parceria firmada entre o município de Sobral e o Instituto, significa o início de uma série de novas atividades que irão buscar a melhoria do ensino, dando a este a qualidade necessária para que os filhos dos trabalhadores possam galgar mais espaços dignos que possibilitem o crescimento intelectual de todos. O prefeito Cid Gomes está entusiasmado com essa nova conquista, uma vez que ele prioriza a Educação, dando a ela todo o apoio necessário para o atendimento às reais necessidades do alunado e de suas famílias.

Depois de haver participado da reunião em São Paulo, Cid Gomes embarcou para Brasília, objetivando acompanhar de perto o processo de inserção de recursos da União para os projetos que serão implementados em sua nova gestão, a partir de primeiro de janeiro do próximo ano.


 

Secretaria de Saúde Municipal Realiza Eventos
em Prol do Combate a Hanseníase



Dr. Odorico e o cantor Ney Matogrosso

A Hanseníase é uma doença milenar. Os primeiros registros datam de 600 anos antes de Cristo, mas antes disso essa doença existia na China, Egito e Índia.

A história nos conta isolamento e segregação da sociedade e da própria família aos doentes de hanseníase. Apesar do temor que provoca, não é muito contagiosa como pensam algumas pessoas, não é hereditária, mas sim uma doença crônica que se multiplica lentamente através de um micróbio chamado Bacilo de Hansen. Daí o nome da doença que atinge a pele e os nervos. Para contrair (pegar) a hanseníase é preciso entrar em contato próximo com uma pessoa doente e sem tratamento.

A Hanseníase tem cura, mas os medicamentos nã curam sozinhos. "Se não adicionarmos a cada comprimido uma dosezinha da nossa vontade, do nosso compromisso, do nosso amor, eles são inócuos ou venenosos. Aliás, o amor ainda continua sendo o melhor remédio para todos os males do mundo, desde que seja traduzido em trabalho, em humildade, em ética, em compromisso, em justiça... A Hanseníase também se cura com amor, muito amor". Isto é o que explica Francisco Augusto Vieira (Bacurau).

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social (Coordenação de Vigilância Sanitária), em parceria com Grupo MORHAN (Núcleo de Sobral), vem desenvolvendo um grande trabalho desde a conscientização dos moradores sobre a doença, os cuidados necessários, a socialização dos doentes e acompanhamento dos portadores.

O MORHAN é uma entidade sem fins lucrativos, que existe desde 1981, depende única e

exclusivamente do trabalho voluntário de seus colaboradores.

O trabalho é feito por pacientes e ex-pacientes e pessoas interessadas no combate ao preconceito. Sua atividade é dirigida a toda a sociedade.

ALTA COLETIVA PARA HANSENÍASE

No dia 09 (sábado próximo), será um dia de trabalho, mas também de festa, uma vez que mais da metade das pessoas que foram diagnosticadas como portadoras de Hanseníase nos últimos dois anos em Sobral vão receber alta. Essas pessoas são os frutos de um trabalho realizado com muita dedicação pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Sobral. A programação será desenvolvida a partir das 7h30min, contando com a presença do secretário municipal de saúde, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade e do coordenador do MORHAN nacional, Artur Custódio, além de especialistas médicos e outras autoridades ligadas à Saúde e envolvi-das as ações contra a doença.

Antecedendo essa programação, o Grupo do MORHAN (Núcleo de Sobral) realizou, on-tem, o I Encontro Estadual do MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, evento apoiado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social do município, e que constou de conferências de Artur Custódio de Sousa - coordenador nacional do MORHAN; Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade - secretário de Saúde e Assistência Social e Ney Matogrosso (cantor) que irá falar de suas experiências como voluntário para divulgação da Hanseníase no Brasil. O coordenador do MORHAN nacional, Artur Custódio, além de especialistas médicos e outras autoridades ligadas à Saúde e envolvidas as ações contra a doença.

Antecedendo essa programação, o Grupo do MORHAN (Núcleo de Sobral) realizou, ontem, o I Encontro Estadual do MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, evento apoiado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social do município, e que constou de conferências de Artur Custódio de Sousa - coordenador nacional do MORHAN; Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade - secretário de Saúde e Assistência Social e Ney Matogrosso (cantor) que irá falar de suas experiências como voluntário para divulgação da Hanseníase no Brasil.

"Como artesão da vida, a matéria que recebí para
trabalhar foi uma enfermidade: 
a hanseníase; Com ela convivi, 
aceitei o desafio da arte e fiz dela uma
universidade de conhecimento e de amor, 
agradecendo-lhe ser o que sou: um aprendiz
vitorioso na adversidade.
Bendita doença que tanto me ensinou!
Hoje sou um homem feliz, acreditem".

Antonio Borges


 

Revista Cidade Universidade Destaca História e Progresso do Município de Sobral


A Revista Cidade Universidade, editada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, traz em sua 4º edição - novembro/2000, abrangente matéria sobre a cidade de Sobral, destacando com bastante esmero, assuntos relevantes sobre história, política, educação, saúde economia, tecnologia, desenvolvimento urbano, cultura, arte e lazer, dentre outros.

O material produzido pelo Centro de Documentação, Comunicação e Cultura, através dos jornalistas Lígia Rocha e Daniel Solon, apresenta para o Brasil uma sensacional versão da Sobral histórica, contemporânea e futurista. Pode-se afirmar que este foi o melhor trabalho jornalístico produzido pela mídia local sobre o nosso município nos últimos tempos.

A Revista Cidade Universidade nasceu da necessidade da UVA em dinamizar as informações da vida da Universidade, revelando fatos de natureza documental, avanços e resultados obtidos em todas as áreas que a compõem a instituição.

Os jornalistas colocaram de maneira bastante elucidativa, alguns fatos pitorescos, que fizeram de Sobral um forte atrativo para turistas, pesquisadores, historiadores e estudantes.

Acerca da administração do prefeito Cid Gomes, a Revista cita alguns aspectos que foram decisivos na construção do novo modelo do município, colocando-o como referencial de desenvolvimento para os demais municípios do Ceará e do Brasil.

CONVOCAÇÃO DA 6º DELEGACIA
 DO SERVIÇO MILITAR

A 6ª Delegacia do Serviço Militar CONVOCA PARA O EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA,

a) Oficiais e Praças R1 e R2, transferidos para a Reserva nos anos de 1995 a 1999 e no corrente ano até 31.12;

b) Reservistas de 1ª e 2ª categorias, licenciados de 1995 a 1999 e no corrente ano até dezembro;

c) Os portadores de CERTFICADOS DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO (CDI), em SITUAÇÃO ESPECIAL, nos anos subsequentes ao ano de recebimento do CDI.

A apresentação deverá ser feita no TG - 10.011, na Rua C, Quadra 12 - COHAB I, no período de 09 a 16 de dezembro de 2000, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Raimundo Bibiano Rosa - 2º Tenente

Delegado da 6ª Delegacia/2ª CSM


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail