Prefeitura Municipal de Sobral - 15 de Dezembro de 2000 - ANO IV

Definida Programação da Posse do Prefeito Cid Gomes para 1º de Janeiro



Cid Gomes em sua posse, no dia 01.01.1997

O Cerimonial da Prefeitura, juntamente com o Chefe do Gabinete do Prefeito, Ivo Gomes, definiram a programação que assinalará a posse de Cid Gomes em seu segundo mandato consecutivo de Chefe do Executivo sobralense. A programação consta de Missa de Ação de Graças na Catedral (Igreja da Sé), às 18h30min, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Aldo Pagotto, oportunidade em que haverá apresentações da Banda Marcial e da Orquestra Sinfônica da Casa da Cultura, além de dois corais.

Às 20h, haverá a solenidade de posse, que acontecerá no Plenário 5 de Julho da Câmara Municipal, presidida pelo vereador presidente.

No dia 1º de janeiro de 1997, Cid Gomes tomava posse pela primeira vez como Prefeito de Sobral, dando início a melhor fase de desenvolvimento deste município. Reeleito, Cid se torna novamente alvo das atenções dos sobralenses quanto aos projetos que deverá realizar na próxima gestão, a partir de janeiro de 2001.

Os organizadores do evento estão convidando o povo sobralense para os eventos de posse, a fim de que todos possam testemunhar o início de um novo projeto, cujo objetivo e melhorar ainda mais o Rumo do município e deixá-lo em Boas Mãos.


 

Poema de Luciano Maia Retrata a
Vida do Rio Acaraú em Sobral



Largo de Nossa Senhora das Dores

O escritor e poeta Luciano Maia, segundo ele, aceitando um desafio do prefeito Cid Gomes para escrever um poema em homenagem a próxima humanização do rio Acaraú, em perímetro urbano de Sobral.

O poema está sendo divulgado pela Casa da Cultura de Sobral, tendo à frente o próprio secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto. A obra retrata a vida do rio, que cada dia que passa fica mais sobralense.

O rio Acaraú, na próxima gestão do prefeito Cid Gomes, receberá em sua margem oeste, uma ampla área de lazer, que servirá de ponto de encontro para os sobralenses e também como atrativo turístico. Para tanto, a Prefeitura está investindo um grande volume de recursos no saneamento dos bairros Santa Casa, Sumaré e Tamarindo, tendo em vista a despoluição do rio, que voltará a servir à população.

"De tão distantes, tão passadas antepassadas águas enluaradas

vinhas e vens vindo, ó Rio,

banhando as sílabas nascentes

de mananciais promissores

com tua voz de mistérios

em manhãs de azul sem termo azul.

Rio solitário como um era

imorredoura de longos ventos

e longos caminhos íntimos

da sede inapagável do Sertão

dos dentros tostados da Terra

muito amada, rio-cantor

de ladainhas e incelenças

de retiros e fugas, Rio-de-Amor!"

Esta é a primeira parte do poema, que se constitui numa das mais belas obras ofertadas ao colossal Acaraú, que hoje já se conforta em espelhar a noca face de Sobral, a começas pela ponte e pelo Largo de Nossa Senhora das Dores, obras realizadas pelo prefeito Cid Gomes e que principiam um grande projeto de revitalização, humanização e urbanização de nossa cidade.


 

Prefeitura Amplia Projeto de Apicultura
no Centro de Treinamento



Manejo com as abelhas no Centro de Treinamento
 Agropecuária Recursos Hídricos

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos SARH de Sobral, com o objetivo de romover uma nova atividade de geração de emprego e renda para o homem do campo, implementou seu projeto piloto de criação racional de abelhas "africanizadas" no Centro de Treinamento localizado no Setor VI Jaibaras.

Com um total já implantado de 30 colméias, estima-se uma produção média de 1000 llitros de mel/ano, que passará a ser fornecida às Escolas Municipais, elevando ainda mais a qualidade da merenda já fornecidas.

A criação racional de apis mellifera no Brasil é atualmente a miscienação de abelhas européias e africanas, a produção de mel está diretamente associada à flora apícola, pois além do volume produzido, a cor e o sabor do mel dependem da espécie botânica da qual extrairam o néctar.


Estudantes da Escola Osmar de Sá Ponte Participam Hoje do VI Festival Alice no País das Maravilhas


Os alunos da Escola Osmar de Sá Ponte, participaram do Alice no País das Maravilhas, VI Festival promovido pela Academia Liduina Marques com o Grupo de Danças Tam Tam, no Teatro São João, a partir das 19h30min.

A iniciativa partiu da direção da Escola, que objetiva oferecer uma nova opção de lazer e cultura para os estudantes da Escola, que se encontram de férias. A direção expediu convites para o espetáculo, que deverá ser bastante prestigiado.

O VI Festival Alice no País das Maravilhas se estenderá até o próximo dia 17, com todas as apresentações nos mesmos local e horário.

Campanha Visa Sensibilizar Portadores 
de Veículos em Torno da Limpeza da Cidade

A Associação Comercial e Industrial de Sobral - ACIS no ano de seu aniversário de 80 anos de fundação, firmou parceria com a empresa Porto Seguro , visando a promoção de campanha de sensibilização junto aos proprietários de veículos automotores no sentido de manterem a cidade limpa. Para tanto, os organizadores da campanha estão distribuindo sacolas plásticas onde o material descartável (lixo) produzido no interior dos veículos, ao invés de ser jogado nas ruas, ser acondicionado nas sacolas plásticas até o seu destino final (aterro sanitário).

Campanhas como esta estão fazendo efeito nos grandes centros do país, diminuindo o trabalho do serviço de limpeza pública e melhorando a higienização e o aspecto urbano da cidade.

A campanha recebe integral apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail