Prefeitura Municipal de Sobral - 19 de Dezembro de 2000 - ANO IV

TRE Diploma Hoje Cid Gomes e Edilson Aragão



Prefeito Cid Gomes


Vice-Prefeito Edilson Aragão


O Cerimonial da Prefeitura, juntamente com o Chefe do Gabinete do Prefeito Cid Gome, Ivo Gomes, definiram a programação que assinalará a posse de Cid Gomes no cargo de prefeito e Edilson Aragão como vice-prefeito, para o mandato de 2001-2004. A programação terá início, hoje, às 17h, no auditório da Prefeitura, com a diplomação dos eleitos, pelo Tribunal Regional Eleitoral (24º) Zona. A programação de posse acontecerá no próximo dia 1º de janeiro de 2001, com Missa de Ação de Graças na Catedral (Igreja da Sé), às 18h30min, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Aldo Pagotto, oportunidade em que haverá apresentações da Banda Marcial e da Orquestra Sinfônica da Casa da Cultura, além de dois corais. Às 20h, haverá a solenidade de posse, que acontecerá no Plenário 5 de Julho da Câmara Municipal, presidida pelo vereador presidente. Os organizadores do evento estão convidando o povo sobralense para os eventos de diplomação e posse, a fim de que todos possam testemunhar o início de um novo projeto, cujo objetivo é melhorar ainda mais o Rumo do município e deixá-lo em Boas Mãos.


 

Moradores de Serra Verde Visitam Moradores da Serrinha para Troca de Experiências
com a Utilização da Energia Solar



Moradores da Serrinha almoçam com os visitantes

No último sãbado (16/12), uma equipe de moradores da localidade de Serra Verde (Rafael Aruda) fez uma visita aos moradores de Serrinha (Taperuaba), tendo em vista a troca de experiências acerca dos projetos de energia solar, que estão em funcionamento nas duas comunidades há 03 meses. Participaram da equipe, representantes da ONG Instituto de Desenvimento de Energia Renovável e Sustentável - IDER, que pela primeira vez participa de um intercâmbio desta natureza, no Brasil. Os projetos de Serra Verde e Serrinha constam da implantação de placas de energia solar, juntamente com as redes de distribuição, que atende a todas as famílias e propriedades desses locais, cerca de 80 pessoas/comunidade. A iniciativa do projeto partiu da necessidade de se levar energia para aquelas localidades. de uma maneira diferente da convencional, uma vez que os acessos aos dois locais só é permitido através de tração animal ou a pé. Para se ter uma idéia das dificuldades de acesso, o prefeito Cid Gomes foi o primeiro administrador a visitar as referidas localidades e a levar benefícios para as mesmas.


Presépio iluminado com energia solar

No caso da energia, a Prefeitura de Sobral instituiu uma perceria com o governo Alemão, que além de projetos de energia, prevê também a implantação de uma usina de reciclagem de lixo, dentre outros. A visita dos moradores de Serra Verde a Serrinha foi antes de tudo uma adorável aventura, principalmente para as crianças, que até então não conheciam a cidade de Sobral e ficaram encantadas com o passeio, quando de viagem à Serrinha. Ao chegarem ao destino, os visitantes foram recepecionados com uma grande festa e o calor humano daquela comunidade, que se mostrou bastante satisfeita em receber seus irmãos, pessoas que assim como eles, enfrentaram por muito tempo as dificuldades dos benefícios, que só começaram a subir às serras nesta administração.


A viagem foi uma gostosa aventura

Os projetos de energia e outros que estão sendo pleiteados pela Prefeitura junto ao governo alemão, estão sendo orientados por John, que vê esse intercâmbio de moradores das comunidades beneficiadas, como uma forma de fortalecer suas organizações, feitas através de associações, no sentido de que ambas possam se respaldar em busca de outros projetos e também na condução dos projetos já implementados, que estão sob a sua responsabilidade. Os projetos de energia solar de Serrinha e Serra Verde custaram cerca de R$ 30.000,00. No caso de projetos de energia elétrica, estes importariam em mais de R$ 150.000,00. "Os moradores de Serrinha e Serra Verde, pela primeira vez irão passar o Natal com luz em casa e vendo as aves de Natal ornamentadas de luzes coloridas".


 

Pesquisador da Fundação CarlosChagas Avalia Alunos do PAB em Sobral


Esteve em Sobral, no período de 11 a 15 deste mês, o pesquisador professor Carlos Alberto Dell Bell, da Fundação Carlos Chagas, que também participa da parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura de Sobral no Programa Acelera Brasil. O professor Dell Bell, em sua visita, realizou a aplicação de quatro testes específicos em 20 salas de Aceleração da Aprendizagem, a saber: a) Teste de Inventário (investigando o nível pessoal de auto-estima dos alunos envolvidos com o Programa); b) Teste Questionário do Aluno (com questões esclarecedoras sobre a vida familiar do aluno e suas experiências escolares); c) Teste de Português (com questões sobre habilidades de leitura, de escrita e conhecimentos gramaticais e ortográficos); d) Teste de Matemática (questões sobre os conteúdos programáticos desenvolvidos nos seis projetos já trabalhados em sala de aula, sendo dada especial atenção às quatro operações fundamentais e problemas matemáticos). Os testes foram aplicados em 17 Escolas da Rede Pública Municipal. A aplicação contou ainda com a participação direta da coordenadora municipal do Programa Acelera Brasil, professora Cleidimar Rodrigues, das supervisoras Ana Stela Góis, Maria Lucia Ribeiro, Margarida Pio e Teresinha Pimentel Ferreira. Os testes serão corrigidos em São Paulo, pelos profissionais da Fundação Carlos Chagas, e os resultados só serão conhecidos em março do próximo ano. As salas de aula avaliadas constituiram a amostra do Município a nível nacional, sendo que Sobral possui 52 salas de Aceleração do PAB, na Rede Municipal.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail