Prefeitura Municipal de Sobral - 27 de Dezembro de 2000 - ANO IV

Cid Gomes Encerra Quarto Ano de
 Mandato com Servidores pagos em Dia



Paço Municipal Prefeto José Euclides

A Secretaria de Administração e Finanças do Município realizará esta semana, o último pagamento do ano aos servidores públicos municipais. Com essa operação, a Prefeitura encerra 2000 e o quarto ano consecutivo da Administração Sobral no Rumo Certo, com o pagamento dos servidores em dia.

Logo no início da atual administração, a Secretaria instituiu o calendário de pagamento, assegurando aos trabalhadores o direito de programar-se em relação aos compromissos com fornecedores e o comércio em geral. O calendário, desde a sua instituição, vem sendo cumprido rigorosamente, por exigência do prefeito Cid Gomes e do secretário Luiz Edésio Solon.


Sec. Luis Edésio

O secretário Luiz Edésio, responsável pelo acompanhamento do projeto de modernidade administrativa, que teve início com a reforma do Paço Municipal Prefeito José Euclides Ferreira Gomes. Para ele, a incumbência de pagar os servidores em dia, fez com que melhorasse o desempenho dos servidores, antes desestimulados tanto pelos baixos salários como pela falta do pagamento em em dia certo, como agora. Desta forma o prefeito Cid Gomes fez com que os trabalhadores do Paço Municipal pudessem ter acesso ao crédito e manterem seus compromissos em dia com os fornecedores e prestadores de serviços. Vale ressaltar que desde janeiro de 1997 até dezembro de 2000, os servidores receberam seus pagamentos em dia, inlcusive o 13º Saláro, que este ano teve um adiantamento de 50% em outubro, para que os servidores pudessem fazer suas compras antes do final do ano, para avitar o aumento de preços.


 

Palácio de Ciências e Línguas
Estrangeiras: Um Desafio Moderno



Alunos no Laboratório de Química do Palácio

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral, instituído pela Prefeitura, se constitui numa das mais audaciosas realizações do prefeito Cid Gomes em favor da modernidade e do incremento do ensino público municipal. Com esse novo instrumento de prestação de serviços, a Prefeitura criou oportunidades para que os filhos dos trabalhadores possam enriquecer seus currículos com pesquisas, atividades e cursos, utilizando-se de sofisticados laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática, e de cursos sistemáticos dos idiomas Inglês e Espanhol. O investimento de mais de R$ 500 mil, da Prefeitura, possibilitou o resgate de um novo patrimônio histórico-cultural da cidade e agora oferece aos estudantes de baixa renda, aprendizado igual ao que é oferecido pela rede particular de ensino.

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras assinala uma nova edição na história moderna da Educação de Sobral, inserindo-se ao complexo de elementos que dão o Rumo Certo ao ensino público municipal.O Palácio abriga estudantes da Rede de Escolas Municipais, Estaduais privadas, que desejam estudar idiomas de Inglês e Espanhol. Este é o público prioritário do projeto inovador do prefeito em benefício dos estudantes provenientes de famílias de baixa renda. Os interessados em estudar idiomas em Sobral, têm que recorrer aos cursos particulares, que custam caro e que não podem ser acessados pelos mais pobres. Diante desse contexto, o prefeito Cid Gomes decidiu mudar a história e permitir que os filhos dos trabalhadores pudessem ter a grata oportunidade de estudar línguas estrangeiras e, ao mesmo tempo, elevar o padrão de qualidade do ensino público.


 

Prefeitura e seus Parceiros Garantem
Produção de Algodão para 2001



A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município, o Banco do Nordeste, EMATERCE e o SEBRAE, traçaram novas diretrizes para o Programa "Ouro Branco", objetivando a nova safra para o ano de 2001. Na reunião, ficou acertada como meta, plantar 2.000 hectares de algodão, envolvendo em média 400 produtores rurais. A Prefeitura de Sobral, mais uma vez, disponibiliza o Fundo de Desenvolvimento do Município para custear essa nova safra, semelhante à operação que foi desencadeada neste ano, onde a SARH colocou à disposição dos produtores, 5 técnicos agrícolas e 2 engenheiros agrônomos, para prestarem assistência técnica e capacitálos sobre a cultura do algodão em toda a cadeia produtiva.


Sec. Quintino Neto

O Projeto do Algodão, que visa revitalizar a cotonicultura em Sobral, hoje serve de modelo para outros municípios que buscam resgatar essa cultura, tendo à frente os engenheiros Francisco Quintino Vieira Neto - secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município e Pedro de Alcântara Pitombeira Maia.

O Programa "Ouro Branco", dada a produção deste ano, está aprovado e com perspectivas de se expandir por toda a região Norte, uma vez que os agricultores de modo geral estão interessados no desenvolvimento do projeto, investindo na cultura que já foi responsável pelo desenvolvimento de todos os estados do Nordeste.


 

Sobral Ganha uma Nova Área de Lazer
Localizada em Olho d'Água do Pajé



Prefeito Cid Gomes

A prefeitura está concluindo os serviços de construção da Estância Termo-Hídrica-Mineral, no valor de R$ 287.523,37, na localidade de Olho d'Água do Pajé (Aracatiaçu) em área de turismo. O projeto feito em parceria com a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turísmo), consta da construção de 6 quiosques (contendo sala de estar, suite, varanda e garagem), restaurante, parque aquático com píscinas térmicas, campo de futebol, quadra de voley, estacionamento, criatórios de animais silvestres, dentre outros espaços que irão proporcionar conforto e lazer para visitantes.

A concorrência para a construção desse projeto foi vencida pela empresa Meridional Construções Ltda., que segue projeto do arquiteto Expedito Pontes.

O aproveitamento das belezas naturais do Olho d'Água do Pajé em área de turismo, criará uma nova rota na região Norte.

Visando este processo, o prefeito Cid Gomes incentivou a criação de vôos no roteiro turístico entre Sobral e Fortaleza, feitos através da Empresa Correta Turismo Ltda.

O projeto visa por outro lado atender à demanda de turistas que optam por hospedagem em locais naturais, como hoteis-fazendas. A Estância será uma nova opção para o lazer dos moradores da região, especialmente dos que desejam conhecer as belezas naturais do Olho d'Água do Pajé, onde muitos buscam tratamento de saúde através da mudança de temperatura nas águas termais existentes no local.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail