Prefeitura Municipal de Sobral - 10 de fevereiro de 2000 - Ano IV
Novos benefícios para o interior


Cid conversa com o governador Tasso

O prefeito Cid Gomes presidiu na noite de ontem, solenidades de inauguração de um moderno sistema de telefonia Rural-Cel, na Fazenda EMASA e de reinauguração da Escola de Primeiro Grau Massilon Sabóia de Albuquerque, em Olho D'água do Pajé (Aracatiaçu). As solenidades foram iniciadas às 19 horas com a inauguração do telefone de nº 961-2228 da EMASA, sendo em seguida realizada a reinauguração da Escola


Ada Pimentel fala do projeto da Educação para os filhos dos trabalhodores

Municipal, que foi reformada e ampliada pela Prefeitura, para atender aos estudantes da referida localidade e de suas adjacências. Mais um vez o prefeito Cid Gomes delocou-se da sede do município para entregar benefícios de sua administração aos moradores do interior, dando continuidade ao cumprimento de sua proposta de dotar as regiões do interior de obras estruturantes, capazes de oferecer qualidade de vida e bem-estar a todos os moradores. Na oportunidade o prefeito Cid Gomes assinou ordem de serviço para instalação de rede de energia, no valor de R$ 60.000,00 no assentamento Lagoa da Manga Esperança (Aracatiaçu), antiga EMASA.


Reunião dos Secretários Municipais de Saúde


A Dra. Edilma coordenou a reunião dos
secretários municipis

Técnicos da Coordenação de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, sob a direção da Dra. Maria Dilma da Silva, reuniram Secretários de municípios de Saúde da Zona Norte do Estado para discutir a problemática dos internamentos hospitalares em Sobral e esclarecer a real situação de pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) dos Hospitais do Município. Nessa reunião foi esclarecido que os pagamentos aos Hospitais têm sido efetuados sem quaisquer atrasos até o dia 5 de cada mês, com recursos do SUS. Foi demonstrado ainda que os gastos dos 28 municípios da região

somaram, em 1999, R$ 9.546.199,85, enquanto que o repasse programado para custeio dos internamentos foi de 8.141.304,00, uma diferença de 17,25%, causando um desequilíbrio financeiro, cujo déficit impede o pagamento de todos os internamentos dos hospitais do município. Além de outras discussões postas em pauta, foi ainda proposta uma agenda de trabalho para tentar minimizar tal problema, captando mais recursos e racionalizando os existentes para diminuir o impacto desse desequilíbrio financeiro e assegurar uma melhor assistência para a população da Zona Norte.


Secretaria de Educação assume CAIC


Osmar Fontenles e
Ada Pimentel

Através do Convênio de Cooperação Mútua Nº 141/99, O Governo do Estado transferiu para a Prefeitura Municipal de Sobral/Secretaria de Educação, o Centro de Apoio Integrado à Criança (CAIC), o qual estava sendo administrado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. O referido convênio expressa como objetivo central, a conjugação de esforços no sentido de implementar e desenvolver o Sistema de Suporte Técnico/Pedagógico, como também, a consolidação para o desenvolvimento do Ensino Fundamental. O prazo de vigência deste convênio vigorará até 31 de dezembro de 2001. O CAIC está sendo administrado pelo professor Osmar Fonteles, que aparece na foto ao lado da secretária de Educação do Município, Ada Pimentel.


"Quinta Sem Lei" Com Zélia Duncan no Largo


Zélia Duncan

A cantora de MPB, Zélia Duncan se apresenta hoje, às 21 horas, na programação "Quinta Sem Lei", no Largo de Nossa Senhora das Dores. Essa promoção da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, é mais uma oportunidade que a Prefeitura oferece para os sobralenses de bom gosto, que curtem os melhores sucessos da MPB. Com a interdição da programação do Becco do Cotovelo, a "Quinta Sem Lei" passou a ser realizada no anfiteatro do Largo de Nossa Senhora das Dores, um agradável espaço cultural criado pela Prefeitura.


Curso de Educação Popular de Saúde


Professor Eymard explicando
técnicas

Como parte do programa do Curso de Residência em Saúde da Família, a Secretaria de Saúde e Assistência Social está realizando esta semana o módulo - Educação Popular em Saúde. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Eymard Mourão Vasconcelos, médico com doutorado em Educação Popular, que no auge das inquietações militantes do tempo da ditadura, embrenhou-se pelo interior da Paraíba como professor universitário e ativista em saúde comunitária. Sua larga experiência possibilitou a publicação de três livros: "A Medicina e o Pobre", "Educação Popular nos Serviços de Saúde" e "Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família".


Reunião com méidicos do PSF e agerente
de serviços da Sec. de Saúde Municipal,
Socorro Carneiro

Com esse curso a Secretaria de Saúde e Assistência Social objetiva discutir com residentes a prática das equipes do PSF que envolvem ações aducativas pelo método da educação popular; conversar sobre os delineamentos metodológicos que vêm assumindo as práticas de educação popular nos serviços de saúde no atual contexto brasileiro e em Sobral, além, é claro, de abrir um debate sobre o significado desta metodologia de atuação educativa nos serviços de atenção primária à saúde. O professor Eymard durante o dia faz visitas aos serviços da Secretaria, identificando situações vividas no cotidiano das equipes do Programa Saúde da Família, e no turno da noite ministra aulas de conteúdo teórico e relacionado com a prática, o que faz surgir uma ampla reflexão sobre o trabalho do PSF de Sobral.

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail