Prefeitura Municipal de Sobral - 18 de fevereiro de 2000 - Ano IV

Saúde de Sobral forma grupo de Combate às Drogas


Dr. Odorico

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município realizará nos dias 21 e 22 próximos, a primeira reunião para formação do primeiro grupo que irá trabalhar com portadores de drogas. O Grupo Nar-Anon, de natureza não governamental, de Fortaleza, virá a Sobral para dar suporte técnico na formação do referido grupo. O principal tema a ser discutido na reunião será "abuso de drogas é um problema na sua família"?. Essa reunião contará com especialistas na área de tratamento de pessoas drogadas, além de relato de experiências sobre o uso, abuso e consequências ocasionadas pelas drogas.

O secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade encara esta promoção como uma forte arrancada de Sobral na luta para combate ao uso de elementos que provocam a dependência química, especialmente em crianças e jovens. Este tipo de trabalho requer em primeiro lugar a mobilização e participação da população, já que a família é ponto de partida por onde devem começar as ações de esclarecimento e combate aos vícios. Grupos como o que está sendo formado em Sobral, já existem nos grandes centros do país, como resultado da preocupação dos organismos de saúde e sociais em preservar a saúde da juventude e a felicidade dos lares.


Prefeitura e Grupo de Portugueses Viabilizam Indústria Vinícula em Sobral


Cid Gomes verifica o plantío

A agricultura sobralense está desenvolvendo um projeto experimental de cultivo de uvas finas, que poderá viabilizar a instalação de uma indústria vinícola para abastecimento de mercados europeus. As uvas plantadas em área do Centro de Treinamento Agricultura e Recursos Hídricos Paulo de Almeida Sanford, vieram de Portugal e do IAC de São Paulo para serem testadas em solo sobralense. As primeiras experiências comprovam a possibilidade do cultivo, o qual está sendo ampliado gradativamente, até que haja produção suficiente para o processo de produção.

Os portugueses responsáveis pelo projeto visitam constantemente Sobral, onde acompanham passo a passo o plantio, tendo em vista assegurar a qualidade das uvas, como também, treinar as pessoas encarregadas pelo cultivo. O prefeito Cid Gomes está confiante no


Portugueses visitam a
cultivar de uvas

 sucesso desse projeto, com a expectativa da geração de novos empregos e divisas para o município. O projeto de instalação da indústria vinícola em Sobral se insere no programa de incentivo da Prefeitura à empresas para que estas se instalem no município.

 


Açude Toyota Barroso de Caracará está com grande volume d'água


Açude Toyota Barroso está com
grande volume de água

O açude Toyota Barroso, construído pela Prefeitura, nesta gestão, está com grande volume de água, capaz de assegurar o abastecimento de propriedades e famílias da região de Caracará. Com capacidade de armazenar 5 milhões de metros cúbicos d'água, o açude se constitui na redenção do problemas do citado distrito, que durante muito tempo sofreu consequências pela falta de água para o consumo humano e de propriedades rurais.

A obra foi construída com recursos próprios do município e a utilização das máquinas e equipamentos pertencentes à patrulha mecanizada da Prefeitura, recebendo acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Caracará, dentre os demais distritos de Sobral foi privilegiado com a construção desse açude, que significou o marco da história daquela gente, no que tange à extinção do problema da falta d'água, antes uma constante naquela região.


Mais Energia para os Distritos de Sobral


José Maria Félix

A Prefeitura de Sobral deu início às obras de eletrificação nos assentamos do Incra e nas localidades de Casinhas (Caracará), beneficiando 80 famílias; Almas (Taperuaba) - 70 famílias; Esperança e Lagoa da Manga (Aracatiaçu) - 60 famílias. Os projetos em execução pela Secretaria de Obras e Transportes, estão sendo acompanhados pelo secretário José Maria Félix.

Com eles, a Prefeitura melhora a qualidade de vida das comunidades, uma vez que a energia, além de deixar para trás as lamparinas, permite a utilização de eletrodomésticos pelas donas de casa, sendo um dos principais a televisão, bem como, de equipamentos agrícolas nas atividades rurais, que passam a ser mais produtivas. Com esse benefício, também fica possível a realização de aulas noturnas, que ampliam o número de vagas nas escolas do interior.

O prefeito Cid Gomes já bateu o recorde de todas as administrações anteriores no que tange a obras de infra-estrutura, como é o caso da instalação de energia e água em todas as localidades do interior. Esta ação vem sendo desenvolvidas pelo prefeito, desde o tempo em que ele era deputado pela primeira vez.


Prefeitura Humaniza mais uma área de risco

A Prefeitura realiza obras de humanização da Vila União, desenvolvendo uma série de projetos visando a urbanização da área e a melhoria da qualidade de vida da população.


Cid Gomes

Este é mais um desafio que o prefeito Cid Gomes encara na busca da diminuição de áreas de risco da cidade. O Programa Municipal de Habitação, feito através de parcerias com o PROURB (Governo do Estado) e a Caixa Econômica Federal, já beneficiou centenas de moradores extinguindo os pantanais do Sinhá Sabóia, Alto da Brasília e Padre Palhano (Sumaré), com obras de drenagem, saneamento, construção de casas populares, creches, quadras de esportes, redes coletoras de esgoto, instalação de redes de água e energia, pavimentação, dentre outras, que garantem o direito do cidadão de morar bem e ter a sua dignidade respeitada.


Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail