Decisão Histórica do Campeonato Cearense no Estádio do Junco
O estádio está pronto para a grande decisãoTendo em vista a inviabilidade dos estádios de Fortaleza, que apresentam problemas estruturais, o Estádio do Junco, em Sobral, foi escolhido como sede para jogo de decisão do Campeonato Cearense de Futebol, que envolverá as equipes do Ceará e do Fortaleza. O clássico se constitui um fato inédito na história de Sobral e também da sua principal praça de esportes. Para ele estão sendo esperados, domingo, milhares de torcedores de Fortaleza e de cidades vizinhas, isto sem contar com a grande torcida que os dois times têm em Sobral.
A escolha do Estádio do Junco se deu pela qualidade que o mesmo apresenta em sua estrutura física e de gramado. Com a reforma realizada pela Prefeitura, o Juncão passou à condição de um dos melhores estádios do interior do Nordeste, com estrutura moderna e confortáveis acomodações tanto para os jogadores como para as comissões técnicas, de arbitragem e também para a imprensa.
Prefeitura Incrementa
Ações em Saúde Bucal
Atendimento odontológico - Posto Pe. Palhano
Centro Herbert de SouzaA Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município, através do serviço odontológico, coordenado pelo cirurgião-dentista Ivan Rodrigues Júnior, está desenvolvendo uma série de atividades que visa a reestruturação do serviço odontológico de Sobral. Como um dos requisitos para a consolidação dessas ações, destacam-se as instalações para este ano, de cinco novas clínicas odontológicas, distribuídas nos bairros Padre Palhano (já inaugurada), Dom Expedto, Coelce, Terrenos Novos e Junco.
As clínicas terão duas cadeiras odontológicas, onde serão realizadas, em média, 40 atendimentos diários.
Ações de Educação em SaúdeA equipe será composta por dois cirúrgiões-dentistas, dois atendentes de consultório dentário e dois técnicos em higiene dental, oferecendo serviços de profilaxia dentária, restaurações, extrações e educação em saúde.
O curso para formação de THD's está sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a UVA. A programação prevê a formação da primeira turma a partir do início do próximo ano.
Desenvolvendo o Programa de Saúde Bucal, a Prefeitura de Sobral, através da infra-estrutura dos consultórios dentários públicos e com as ações eletivas em Saúde Bucal, que beneficiam mais de 22.000 estudantes da Rede Pública de Ensino, coloca ao alcance da população, sobretudo a mais carente, não só a alta tecnologia em atendimento odontológico, como também toda forma de prevenção às doenças bucais.
Oficina - Escola de Artes e Ofícios de Sobral Forma Crianças e Adolescentes
Estudantes recebem treinamento dos bombeirosA Prefeitura Municipal de Sobral deu início, no dia 10 de junho, com uma aula inaugural na Sala de Cinema Falb Rangel, ao projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral. O projeto, que surgiu em Ouro Preto(MG), e que tem a coordenação nacional do ex-secretário da cultura de Ouro Preto, Júlio César Barros, atual diretor do Patrimônio Histórico do citado município, tem como objetivo principal a qualificação profissional de 55 adolescentes, com mão-de-obra especializada para o trabalho de resgate, de técnica de conservação, revitalização e de edificação do conjunto urbanístico tombado como patrimônio histórico nacional, pelo IPHAN.
A Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral, atenderá jovens entre 16 e 17 anos, que se encontram em situação de risco pessoal e social, possibilitando-lhes a profissionalização e a construção da sua cidadania.
As aulas teórico-práticas, são ministradas através de disciplinas que abordem desde assuntos como a importância da revitalização e conservação de monumentos históricos, relações humanas, cidadania, história da arte, patrimônio histórico nacional, segurança na construção civil até a reforma do antigo Teatro Apollo, onde será implantada a sede do projeto.
O treinamento se estende a homens e mulheresA Oficina-Escola oferece uma bolsa incentivo de R$ 70,00, alimentação, seguro-saúde e acidente, equipamento individual de segurança e acompanhamento profissional de assistente social, médico, psicólogo e pedagogo.
O projeto resulta de um convênio entre a Prefeitura de Sobral, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), FIEC/SENAI, Fundação Demócrito Rocha, Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Santana de Parnaíba e do Estado do Espírito Santo.
A coordenação geral do projeto está a cargo da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, que tem à frente o secretário Clodoveu Arruda, contando ainda com o apoio da Fundação de Ação Social e colaboração do Corpo de Bombeiros e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do CENTEC (Centro Tecnológico).
O Novo Modelo
Social de Sobral
As escolas ganharam um novo modeloO modelo social como a gestão pública trata a criança e o adolescente em Sobral, se constitui no resultado de um conjunto de ações, que partiram do princípio básico da busca da qualidade de vida, primeiro das comunidades pelas ações estruturantes, e depois, pela instituição de programas visando o bem-estar das famílias. A Prefeitura de Sobral, na região Norte, partiu na frente quanto a implantação do Programa Saúde da Família, bem como, na criação de outros instrumentos que objetivam o respeito e a atenção básica ao cidadão, desde a primeira idade.
As crianças recebem atenção especial na escolaAs ações de Sobral revelam a qualidade dos projetos e o esforço da Prefeitura, através do secretariado, que trabalha em perfeita sintonia, tendo como alvo principal a consolidação de uma comunidade organizada e sadia, onde todos tenham direito à cidadania plena.
Mercê de suas ações eficazes no campo social, especialmente pelas que se destinam à criança e os adolescentes, Sobral, já ganhou neste ano, dois importantes prêmios de reconhecimento: o Prêmio Prefeito Criança 2000 da Fundação Abrinq e o Selo UNICEF, comendas que servem para estimular ainda mais o trabalho social do município.