Prefeitura Municipal de Sobral - 14 de julho de 2000 - ANO IV

Decisão Histórica do Campeonato Cearense no Estádio do Junco



O estádio está pronto para a grande decisão

Tendo em vista a inviabilidade dos estádios de Fortaleza, que apresentam problemas estruturais, o Estádio do Junco, em Sobral, foi escolhido como sede para jogo de decisão do Campeonato Cearense de Futebol, que envolverá as equipes do Ceará e do Fortaleza. O clássico se constitui um fato inédito na história de Sobral e também da sua principal praça de esportes. Para ele estão sendo esperados, domingo, milhares de torcedores de Fortaleza e de cidades vizinhas, isto sem contar com a grande torcida que os dois times têm em Sobral.

A escolha do Estádio do Junco se deu pela qualidade que o mesmo apresenta em sua estrutura física e de gramado. Com a reforma realizada pela Prefeitura, o Juncão passou à condição de um dos melhores estádios do interior do Nordeste, com estrutura moderna e confortáveis acomodações tanto para os jogadores como para as comissões técnicas, de arbitragem e também para a imprensa.


 

Prefeitura Incrementa 
Ações em Saúde Bucal



Atendimento odontológico - Posto Pe. Palhano
Centro Herbert de Souza

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município, através do serviço odontológico, coordenado pelo cirurgião-dentista Ivan Rodrigues Júnior, está desenvolvendo uma série de atividades que visa a reestruturação do serviço odontológico de Sobral. Como um dos requisitos para a consolidação dessas ações, destacam-se as instalações para este ano, de cinco novas clínicas odontológicas, distribuídas nos bairros Padre Palhano (já inaugurada), Dom Expedto, Coelce, Terrenos Novos e Junco.

As clínicas terão duas cadeiras odontológicas, onde serão realizadas, em média, 40 atendimentos diários.


Ações de Educação em Saúde

A equipe será composta por dois cirúrgiões-dentistas, dois atendentes de consultório dentário e dois técnicos em higiene dental, oferecendo serviços de profilaxia dentária, restaurações, extrações e educação em saúde.

O curso para formação de THD's está sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a UVA. A programação prevê a formação da primeira turma a partir do início do próximo ano.

Desenvolvendo o Programa de Saúde Bucal, a Prefeitura de Sobral, através da infra-estrutura dos consultórios dentários públicos e com as ações eletivas em Saúde Bucal, que beneficiam mais de 22.000 estudantes da Rede Pública de Ensino, coloca ao alcance da população, sobretudo a mais carente, não só a alta tecnologia em atendimento odontológico, como também toda forma de prevenção às doenças bucais.


 

Oficina - Escola de Artes e Ofícios de Sobral Forma Crianças e Adolescentes



Estudantes recebem treinamento dos bombeiros

A Prefeitura Municipal de Sobral deu início, no dia 10 de junho, com uma aula inaugural na Sala de Cinema Falb Rangel, ao projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral. O projeto, que surgiu em Ouro Preto(MG), e que tem a coordenação nacional do ex-secretário da cultura de Ouro Preto, Júlio César Barros, atual diretor do Patrimônio Histórico do citado município, tem como objetivo principal a qualificação profissional de 55 adolescentes, com mão-de-obra especializada para o trabalho de resgate, de técnica de conservação, revitalização e de edificação do conjunto urbanístico tombado como patrimônio histórico nacional, pelo IPHAN.

A Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral, atenderá jovens entre 16 e 17 anos, que se encontram em situação de risco pessoal e social, possibilitando-lhes a profissionalização e a construção da sua cidadania.

As aulas teórico-práticas, são ministradas através de disciplinas que abordem desde assuntos como a importância da revitalização e conservação de monumentos históricos, relações humanas, cidadania, história da arte, patrimônio histórico nacional, segurança na construção civil até a reforma do antigo Teatro Apollo, onde será implantada a sede do projeto.


O treinamento se estende a homens e mulheres

A Oficina-Escola oferece uma bolsa incentivo de R$ 70,00, alimentação, seguro-saúde e acidente, equipamento individual de segurança e acompanhamento profissional de assistente social, médico, psicólogo e pedagogo.

O projeto resulta de um convênio entre a Prefeitura de Sobral, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), FIEC/SENAI, Fundação Demócrito Rocha, Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Santana de Parnaíba e do Estado do Espírito Santo.

A coordenação geral do projeto está a cargo da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, que tem à frente o secretário Clodoveu Arruda, contando ainda com o apoio da Fundação de Ação Social e colaboração do Corpo de Bombeiros e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do CENTEC (Centro Tecnológico).


O Novo Modelo 
Social de Sobral



As escolas ganharam um novo modelo

O modelo social como a gestão pública trata a criança e o adolescente em Sobral, se constitui no resultado de um conjunto de ações, que partiram do princípio básico da busca da qualidade de vida, primeiro das comunidades pelas ações estruturantes, e depois, pela instituição de programas visando o bem-estar das famílias. A Prefeitura de Sobral, na região Norte, partiu na frente quanto a implantação do Programa Saúde da Família, bem como, na criação de outros instrumentos que objetivam o respeito e a atenção básica ao cidadão, desde a primeira idade.


As crianças recebem atenção especial na escola

As ações de Sobral revelam a qualidade dos projetos e o esforço da Prefeitura, através do secretariado, que trabalha em perfeita sintonia, tendo como alvo principal a consolidação de uma comunidade organizada e sadia, onde todos tenham direito à cidadania plena.

Mercê de suas ações eficazes no campo social, especialmente pelas que se destinam à criança e os adolescentes, Sobral, já ganhou neste ano, dois importantes prêmios de reconhecimento: o Prêmio Prefeito Criança 2000 da Fundação Abrinq e o Selo UNICEF, comendas que servem para estimular ainda mais o trabalho social do município.


 

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail