Prefeitura Municipal de Sobral - 18 de julho de 2000 - ANO IV

Banco do Nordeste Implanta 2ª
Agência Itinerante em Aracatiaçu



Perpétuo Cajazeiras inaugura agência

A Prefeitura e o Banco do Nordeste, inaugurarão, às 10h do próximo dia 25, a segunda agência itinerante do Banco, que servirá aos moradores do distrito de Aracatiaçu. A segunda agência itinerante do BN, consolida mais um benefício para o interior.

Na mesma solenidade, a Secretaria de Negócios da Indústria Comércio e Turismo entregará cheques que irão custear a abertura de novas atividades, dentro do Programa "Trabalho Pleno", criado pela Prefeitura de Sobral para incentivar a geração de emprego e renda no município.

A nova agência, a exemplo da primeira, que foi instalada em Taperuaba, seguirá um calendário de permanência e atendimento à população, descentralizando os serviços, que agora vão ao encontro do cidadão em sua comunidade. Com esse novo incremento, Aracatiaçu dá mais um passo no seu processo de autonomia, tomando jeito de cidade e criando novas alternativas para a vida dos moradores.

O gerente da agência do BN em Sobral Perpétuo Cajazeiras e o secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo presidirão a solenidade inaugural, que contará com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, políticas e o povo.

Aracatiaçu, nesta gestão, a exemplo de Taperuaba e os demais distritos, encara sua melhor fase de desenvolvimento. Não obstante ser um dos distritos mais distante da sede, para lá a Prefeitura já encaminhou significativos projetos na área de infra-estrutura urbana, hídrica, elétrica, cultural e viária. Quem conheceu o referido distrito há três anos, irá surpreender-se com o seu novo aspecto. Isto pelas marcas trazidas pela Prefeitura.


 

Prefeitura Moderniza com Obras



Sec. Luiz Edésio Solon

A Prefeitura de Sobral, durante os últimos meses, promoveu de sucessivas maratonas de inaugurações de escolas construídas e reformadas, sistemas de abastecimento d'água, praças, quadras de esportes, estradas asfaltadas, implantações de programas de saúde, operações realizadas em distritos, conjuntos habitacionais, obras de humanização em comunidades (saneamento, drenagem e pavimentação), além de muitas outras obras realizadas em sua administração.


Prefeitura antes da reforma

As ações asseguram o crescimento da periferia e distritos, onde se concentram as importantes obras sociais. A Prefeitura de Sobral, depois de ter aderido ao Programa Nacional de Modernização da Administração Fiscal para os Municípios Brasileiros, utiliza-se de recursos do Bird e do próprio município, para a modernização de todos os setores administrados. A programação de projetos já atingiu quase todo o processo exigido como contrapartida, incluindo a reforma do Paço Municipal, capacitação de pessoal, compra de equipamentos modernos, utilização do cartão inteligente para os sobralenses, dentre outras ações que estão delineando o perfil da administração sobralense. Com a liberação dos recursos do PNATN, em torno de R$ 5.000.000,00, o Município consolida seu projeto de estruturação, modernizando os setores da Prefeitura, de modo a que estes sejam eficientes e práticos no atendimento dos propósitos da população. O secretário de Administração e Finanças do Município, Luiz Edésio Solon coordena as ações, contando com a participação do chefe do Gabinete, Ivo Gomes.


O novo Paço Municipal de sobral

Esses aspectos modernos já podem ser observados pelos sobralenses, no novo prédio da Prefeitura, que foi completamente reformado.


 

Sobral tem o primeiro aterro
sanitário da região Norte do Ceará



O aterro dispões de um moderno equipamento

O lixão de Sobral agora faz parte do passado, desde a criação do aterro sanitário, o primeiro da região Norte, construído pela Prefeitura para armazenar e reciclar a produção de lixo domiciliar e industrial da cidade, acabando de uma vez por todas com os depósitos improvisados.


O transporte é feito em modernos carros

O aterro sanitário de Sobral está localizado a 7 quilômetros do centro da cidade, numa área de 30 hectares, sendo 50 metros quadrados de área administrativa, 10 metros quadrados de área para pesagem e guarita. O aterro sanitário de Sobral é um projeto que atende aos moldes dos aterros existentes nos grandes centros. Com relação ao processamento e armazenagem do lixo, este nunca mais será incômodo ao bem-estar do povo e prejudicial ao paisagismo da cidade.


Prefeitura Inicia Compra de
Feijão da Safra 2000

 

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos deu início à compra da safra de feijão deste ano, dentro do Programa "O Feijão tem seu Valor", criado para beneficiar produtores com o escoamento de suas safras, bem como, assegurar um estoque regulador do produto, visando a negociação com os produtores de baixa renda, a partir de novembro deste ano, quando os mesmos estarão se preparando para um novo plantio.

Os produtores cadastrados no Programa já podem vender seu feijão no posto da Conab, no bairro do Junco. Informações complementares podem ser adquiridas na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, na Prefeitura, ou através do telefone 677-1170.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Quintino Vieira Neto, informa que o produto comprado pela Prefeitura terá retorno garantido aos produtores, evitando a ação dos atravessadores.


Crianças e Jovens na
Escola de Música



Aula de violino

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, profissionaliza crianças, jovens e também adultos, na Escola de Música, criando novas opções em instrumentos e oportunidades para que os mesmos possam desenvolver suas vocações.

O projeto, feito em parceria com a Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, estabelece 8 vagas para flautas trans-versas e 4 para trompas harmônicas, visando fortalecer a orquestra de cordas infanto-juvenil, transformando-a numa Orquestra de Câmara, constituída pelos alunos.

Além de instrumentos de orquestra, são ministradas aulas para flautas doces com capacidade para 50 novos alunos, curso para violão, com capacidade para mais 24 alunos e curso de teclado com mais 12 alunos, totalizando 220 vagas para instrumentos populares e eruditos. Também foi formado um grupo de flautas doces (8 integrantes) com apresentações mensais obrigatórias e um quinteto de violão com o objetivo duplo de propagar a arte musical e ocupar, saudavelmente, adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo a estes uma profissionalização.

A Escola de Música funciona numa ampla casa com 12 salas, com a finalidade de melhor acomodar as aulas, estudos individuais e ensaios, tendo como apoio a Casa da Cultura e o Teatro São João, todos próximos da Escola.


Dentistas do Centro de Saúde de Sobral Modernizam Atendimento ao Escolar

Os dentistas, Ary Rocha de Oliveira Júnior e Maria Ieda Monte Alverne Viana, que trabalham no Centro de Saúde de Sobral, desenvolvem atendimento odontológico de qualidade ao escolar, utilizando moderna filosofia de trabalho, que está servindo de modelo para outras repartições públicas.

O Centro de Saúde de Sobral é uma das várias unidades da Rede de Saúde do município, que são patrocinadas com recursos do PROARES.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail