Prefeitura Municipal de Sobral - 25 de julho de 2000 - ANO IV

Servidores da Prefeitura Assinam
Contrato de Casa Própria com a CEF



Planta de uma das 50 casas a serem construídas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente está convocando os servidores municipais que se credenciaram junto à Caixa Econômica Federal para financiamento de casa própria no bairro Sinhá Sabóia, a procurarem a agência local da CEF, até o dia 26 deste mês, para a abertura de conta poupança, pré-requisito para a formalização do processo.

No dia 27, próximo, acontecerá um novo encontro com os 50 servidores beneficiados com a primeira etapa do projeto, às 9h, no auditório da Prefeitura, com a participação da SDUMA, Secretaria coordenadora do Projeto, Caixa Econômica Federal e a Construtora responsável pelas obras.

Após este encontro serão providenciados os contratos de financiamento, devendo os mesmos serem assinados no próximo dia 07 de agosto, quando terá início à construção das casas que terão padrões diferenciados, de acordo com a capacidade de financiamento dos servidores. As obras deverão ser concluídas num prazo de quatro meses.


 

Prefeitura Implanta Reforma do Mercado



Mercado Central de Sobral em reforma,
para abrigar feirantes

Aprimorar a qualidade dos equipamentos públicos, dotando-os de infra-estrutura capaz de bem servir a população de Sobral, é o objetivo da Prefeitura ao imprimir sua marca de modernidade em mais uma obra pública de interesse coletivo. O Mercado Público Central passa por uma completa reforma em seu pavimento superior, com instalação de boxes para comercialização e prestação de serviços bancários, agência dos Correios, praça de alimentação, dentre outros.

A obra beneficia comerciantes cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que hoje ocupam a Praça da Meruoca e áreas que circundam o Mercado, possibilitando melhores condições de comercialização de seus produtos. Ganha também a população quando adquire qualidade ao ir às compras, e, em tendo a Praça da Meruoca desocupada, usufrui de mais um espaço de encontro na Cidade.

A reforma que vem sendo acompanhada pela Gerência de Urbanismo da SDUMA, está a cargo da construtora Projecon, e tem sua conclusão prevista para os próximos dois meses.

Prefeitura Inaugura Hoje Agência
 Itinerante do BN

O secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo de Sobral, Luiz Fernando Viana Coelho e o gerente da agencia local do Banco do Nordeste, Perpétuo Cajazeiras, inauguram às 10h de hoje, a segunda agência itinerante do BN, que irá descentralizar serviços da agência central na realização de convênios para investimentos em pequenos negócios no interior. Desta feita está sendo contemplado o distrito de Aracatiaçu.

A primeira agência foi instalada no distrito de Taperuaba, onde os moradores já dispõem de serviços em sua comunidade.

A inauguração contará com a presença de secretários, vereadores e lideranças locais.

Amanhã, no mesmo horário, Luiz Fernando e Perpétuo Cajazeiras inaugurarão a terceira agência itinerante, em Jaibaras.


 

Aprendizes de Restauradores
do Patrimônio

 


Crianças são treinadas pelo
Corpo de Bombeiro

Sobral - Jovens estão sendo profissionalizados como restauradores do patrimônio histórico no projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral. O projeto foi iniciado, no último dia 30, com 55 alunos divididos em duas turmas e tem por objetivo maior a qualificação profissional dos adolescentes como mão-de-obra especializada para o trabalho de resgate, técnica de conservação, revitalização e edificação do conjunto urbanístico tombado como patrimônio histórico nacional pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral atende jovens, entre 16 e 17 anos, que encontram-se em situação de risco pessoal e social, dando-lhes a oportunidade de uma profissionalização e de construção da cidadania.
Os jovens restauradores tem aulas teóricas e práticas, que são ministradas por meio de disciplinas que abordam desde a importância da revitalização e conservação de monumentos históricos a relações humanas, envolvendo temas como cidadania, história da arte, patrimônio histórico nacional e segurança na construção civil. Também consta de disciplina a reforma do antigo Teatro Apollo, de Sobral, onde será implantada a sede do projeto.
A Oficina-Escola de Artes e Ofícios oferece aos alunos uma bolsa de incentivo de R$ 70,00, além de alimentação, seguro-saúde e acidente, equipamento individual de segurança e acompanhamento profissional de assistente social, médico, psicólogo e pedagogo.
Nas aulas práticas, os jovens aprendem técnicas de segurança e vão perdendo o medo de altura, um dos principais obstáculos que será enfrentado na efetiva restauração de prédios.
Segundo o mestre geral de ofício Edson Higino, de Ouro Preto (MG), que participa do projeto sobralense, a idéia é ir repassando o aprendizado de restauração. Ele começou como aprendiz na Oficina-Escola de Ouro Preto e há 14 anos trabalha como profissional na atividade, sendo um exemplo para os adolescentes acreditarem que os esforços valem à pena.
As aulas de segurança são ministradas com o Corpo de Bombeiros que dispõem de equipamento adequado, além da experiência. Nessas aulas, os jovens aprendizes participam de práticas como o "rappel", que consiste numa técnica de descer prédios. Com este tipo de exercício eles vão perdendo o medo da altura e sentindo a responsabilidade que eles terão diante da tarefa. "É a arte de aprender fazendo", conclui Mestre Higino.
A coordenação nacional do projeto é de Júlio César Barros, ex-secretário da Cultura de Ouro Preto (MG) e atual diretor do Patrimônio Histórico de Ouro preto, cuja experiência conta 30 anos de atuação na área. Em Sobral, a coordenação é da Secretaria de Cultura, Desporto e Mobilização Social com apoio da Fundação da Ação Social e colaboração do Corpo de Bombeiros e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, através do Centec (Centro Tecnológico).

Diário do Nordeste - Edição de 24.07.2000


II Encontro com Auxiliares
de Enfermagem


A Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou no dia 19, deste mês, o II Encontro com Auxiliares de Enfermagem, Atendentes e Agentes Administrativos do Município. Esses encontros, que vêm sendo realizados mensalmente, têm como objetivos sensibilizar, treinar e capacitar os funcionários para garantir melhoria de atendimento nas unidades de saúde, além de estreitar a relação entre os funcionários e a Secretaria de Saúde e Assistência Social.

Um outro ponto fundamental para a realização desses encontros considerando a nova proposta de atendimento descentralizado, é importante que cada uma das pessoas que compõe a equipe de atendimento perceba o seu valor como profissional. Sabe-se que ninguém é dispensável dentro dessa estrutura de atendimento que Sobral está construindo. Tanto os usuários do sistema de saúde como os componentes desse sistema têm o seu papel e seu significado. Como os médicos e os enfermeiros participam da Residência em Saúde da Família, não se pode deixar de qualificar os demais profissionais das equipes de atendimento, daí surgiu a idéia desses encontros.

Ainda é objetivo da equipe que realiza esses encontros, envolver os vigias, auxiliares de serviços gerais e motoristas nesse processo de qualificação dos profissionais. A idéia final é, posteriormente, levar para cada unidade de atendimento um treina-mento específico que capacite toda a equipe de atendimento para a realização do acolhimento.


 

Professores Participam da PROFORMAÇÃO


Tendo em vista o aprimoramento do ensino nas escolas da rede pública municipal, professores das séries iniciais (1ª - 4ª) participam do Programa de Formação de Professores em Exercício - PROFORMAÇÃO, curso de nível médio com habilitação em Magistério na modalidade de ensino à distância, realizado em parceria com o MEC, Estados e Municípios, e destinado aos professores que, sem formação especifica encontram-se lecionando nas classes de alfabetização e pré-escola nas redes públicas das regiões Norte, Nordeste, Centro - Oeste. O objetivo geral do programa é habilitar em magistério, no nível médio, 200 professores sem formação mínima em exercício nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização e pré-escola da rede pública municipal, de acordo com a legislação vigente.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail