Prefeitura Municipal de Sobral - 26 de julho de 2000 - ANO IV

Prefeitura Inaugura Hoje a 3ª Agência Itinerante do BN em Jaibaras



Acy Milhomem 
Gerente de Negócios do BN 
 Sobral

O secretário de Negócios da Indústria Comércio e Turismo de Sobral, Luiz Fernando Viana Coelho e a gerência da agencia local do Banco do Nordeste, inauguram às 10h de hoje, a terceira agência itinerante do BN, que irá descentralizar serviços da agência central na realização de convênios para investimentos em pequenos negócios no interior. Jaibaras, a exemplo de Taperuaba e Aracatiaçu, está sendo contemplado com este tipo de serviço, onde os moradores passam a dispor do atendimento bancário dentro de suas comunidades.


O secretário Luiz Fernando entrega contrato e cheque
 a uma pequena investidora do distrito de Caracará

A inauguração contará com a presença de secretários, vereadores e lideranças comunitárias e políticas do distrito.

Na inauguração da agência do BN em Aracatiaçu, realizada na manhã de ontem, o BN foi representado pela gerente de negócios, Acy Milhomem, que na oportunidade falou sobre as vantagens da descentralização dos serviços do Banco do Nordeste para as comunidades do interior.


 

Projeto Trabalho Pleno é Semifinalista da Gestão Pública e Cidadania 2000



Retrospectiva da assinatura do convênio

O projeto Trabalho Pleno, iniciativa da Prefeitura de Sobral, para estimular a criação de novas oportunidades de ocupação e renda, através de pequenos projetos, é um dos 100 semifinalistas do programa Gestão Pública e Cidadania, selecionado entre um total de 970 programas inscritos de todo o Brasil para concorrerem ao quinto ciclo do programa.

O Projeto Trabalho Pleno tomou um novo impulso na firmação de um contrato de parceria com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 2.800.000,00, destinados a pequenos investimentos visando a geração de pequenos negócios e aquecimento do mercado de trabalho no município de Sobral.

O Projeto Trabalho Pleno envolve diversas entidades, que contribuem com a formação profissional, geração de tecnologias, extensão e administração de empregos. Com essa união, a Prefeitura encontra meios para gerar novas opções para o mercado de trabalho, com empregos e atividades informais, com abertura de novos negócios. Esta foi a receita encontrada para minimizar a problemática do desemprego e da falta de oportunidade para jovens e pais de família de Sobral.

A Secretaria de Negócios da Indústria Comércio e Turismo do Município, através do secretário Luiz Fernando Viana Coelho, incrementa as ações do programa com a realização de cursos, nos quais os participantes definem suas vocações para emprego e abertura de pequenos negócios.


 

Saúde Municipal e UVA Realizam II Seminário da Residência em Saúde da Família

 


Dra. Ivana Cristina, integrante da equipe do Programa Saúde 
da Família de Sobral e Coordenadora da Residência de Saúde

A Residência em Saúde da Família de Sobral, curso de pós-graduação lato senso com dois anos de duração e maior parte de sua carga horária de treinamento em serviço, iniciado em setembro de 99, continua em pleno desenvolvimento. No momento estão cursando esta pós-graduação, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e a Universidade Estadual Vale do Acaraú, sessenta e cinco médicos e enfermeiros do PSF de Sobral.

Nestes 10 anos de funcionamento da Residência todos os residentes tiveram o acompanhamento de preceptores (orientadores) no seu local de trabalho, participam de estágios em serviços e ambulatórios especializados e de aulas teóricas.

Os seguintes módulos de saúde pública já foram ministrados:

1 - Curso Introdutório; 2 - Família, Saúde e Comunidade; 3 - Educação Popular em Saúde; 4 - Construção do SUS e o PSF; 5 - Epidemiologia e Bio-estatística; 6 - Planejamento Estratégico Local; 7 - Metodologia Científica. Além desses, foram estudados diversos temas importantes da área clínica, citando apenas alguns: Manejo da Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Atenção Integrada e Doenças Prevalentes na Infância, Diarréia Aguda, Diarréia Persistente, Prevenção do Câncer de Colo Uterino, Planejamento Familiar, Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase, Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose e muitos outros.

Paralelamente, está em andamento no Ministério da Saúde, um Projeto para credenciamento da Residência. A partir de sua aprovação, o curso receberá bolsas para novos alunos da instituição.

Com o objetivo de avaliar o funcionamento da Residência até o presente momento e planejar suas atividades para o segundo semestre de 2000, será realizado dia 29, próximo, das 9h às 18h, o II Seminário da Residência em Saúde da Família de Sobral, no Hotel Ytacaranha. Participarão deste Seminário os preceptores e representantes dos residentes, além de outros técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência Social.


Centro de Zoonose: Mais uma Obra Para a Saúde Popular



Centro de Controle de Zoonoses de Sobral

A cidade de Sobral está ganhando um Centro de Referência em Controle de Zoonoses, obra realizada em parceria entre a Prefeitura de Sobral e a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, que tem a incumbência de trabalhar com zoonoses (doenças transmitidas, naturalmente, dos animais para o homem) específicas desta região.

A Secretaria de Saúde de Sobral, responsável pela a administração do Centro, já vem trabalhando no controle de doenças, tais como:

Raiva - (captura de cães e gatos, e acompanhamento de pacientes agredidos por esses animais).

Leishmaniose visceral (calazar - doença transmitida pelo mosquito que pica o cão e passa a doença para o homem);

Leishmaniose tegumentar (ferida brava);

Dengue; e Doença de Chagas (doença transmitida pelo "barbeiro".

Com a implementação do Centro de Controle de Zoonoses, serão iniciados trabalhos de controle de outros tipos de doenças, como é o caso de Teníase (doença adquirida da ingestão da carne do porco) e Cisticercose, através da ingestão de ovos de Tênia (solitária), por meio de fontes como verduras.

Além disto já é trabalhado o controle de animais sinantrópicos (indesejáveis ao convívio humano): barata, rato, mosca, cupim, pernilongos e morcego. O que se faz para o combate desses : Desratização - desinsetização - educação em saúde (prevenção).

Além disto, ainda é feito o reconhecimento e acompanhamento de acidentes por animais peçonhentos, como: escorpião, aracnídeos (aranhas) e cobras.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail