Prefeitura Municipal de Sobral - 31 de julho de 2000 - ANO IV

Começa Hoje em Fortaleza o 1º Seminário



Quintino Viera Neto  no laboratório de análise de água

O município de Sobral participa, durante esta semana, representado pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, do 1º Seminário Internacional de Águas Subterrâneas, no Centro de Convenções em Fortaleza.

A Prefeitura de Sobral é a única do Brasil a participar do evento, tendo em vista suas ações nos últimos três anos, na escavação de poços e resolutividade de problemas relacionados com a escassez de água no sertão. Durante o Seminário serão apresentadas experiências de sucesso feitas em parceria com o SAAE.

O 1º Seminário Internacional de Águas Subterrâneas está sendo promovido pela ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, que visa debater novos processos que possam ampliar os mananciais de servimento das populações do interior, com a exploração do lençol freático.

É importante ressaltar que Sobral, graças as ações da Prefeitura, está com todas as localidades do interior servidas com sistemas de abastecimento d'água.


 

Supervisores Contribuem com a Organização das Escolas da Rede Pública Municipal



Supervisores recebem treinamento da UVA

As Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino passaram a contar com a permanência de supervisor escolar, função que anteriormente era designada a pessoas sem a mínima noção do serviço, simplesmente para satisfazer vontades políticas. O cargo de supervisor era uma espécie de promoção que se dava para um professor leigo, que geralmente não tinha condições de dominar a sala de aula.

Dentro do novo projeto administrativo, a Secretaria de Educação do Município instituiu os cargos de supervisor e secretário escolar como prioridades na estruturação organizacional, objetivando melhorar os serviços oferecidos aos estudantes e maior apoio à direção e ao professorado. Tanto os secretários de escolas como os supervisores passaram por treinamento e foram selecionados dentro de critérios de avaliação, que comprovasse a capacidade de cada um deles. A Rede Municipal de Ensino acumula esta nova conquista dentre as tantas que estão permitindo que Sobral tenha uma educação pública de qualidade e ao alcance de todos os estudantes.


 


Morre um Pantanal e Nasce uma Comunidade



O povo convivia com os lamaçais

A Prefeitura humanizou o Pantanal Pe. Palhano, transformando-o numa comunidade saudável, saneada, drenada, pavimentada e urbanizada. Os investimentos chegaram a mais de dois milhões e meio de reais, favorecendo a todos os moradores, que sairam da lama e passaram a viver com dignidade.


A prefeitura rasga as ruas com o saneamento

As obras efetuadas pela Prefeitura constaram também de reformas de casas e construção de banheiros, que elevaram a qualidade de vida do povo, que hoje já não se lembra mais do tempo em que a lama era o único cenário apresentado pelo bairro, que renasce como nova comunidade, para mostrar que o progresso da cidade está assistindo ao social, proporcionando áreas de convivência sadia para os mais pobres.


Morre mais um Pantanal e e nasce 
uma comunidade saudável

A Prefeitura inaugurou o novo bairro, num momento festivo com os moradores e convidados, que na oportunidade assistiram a um grande show com a dupla de sucesso nacional Pepê e Nenem.

As ações realizadas no Pantanal também podem ser vistas em outros pontos da cidade, como resposta do novo modelo implementado pela Prefeitura.


 


Programa de Moradias Melhora a Vida do Povo



Conjunto Cesário Barreto

A política habitacional instituída pela Prefeitura de Sobral, e implementada através do Programa Municipal de Moradia, além de beneficiar milhares de moradores, desperta no povo uma consciência nova acerca da importância da participação popular.

O mutirão, tantas vezes visto e comentado pela televisão, e que deixava os sobralenses entusiasmados, hoje é uma realidade local, observada quando da construção dos conjuntos Santo Antonio, no Sinhá Sabóia e Cesário Barreto no Alto da Brasília. Dentro dessa conjuntura social, a Prefeitura e o povo, apoiados pela parceria efetiva do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal, viabilizaram a retirada de famílias que viviam em lamaçais, sob casebres de pau-a-pique e papelões, completamente desassistidos pelos poderes públicos.

A Prefeitura, conhecendo essa antiga problemática, e entendendo que não era necessário apenas a construção de casas para essas famílias, optou pela implantação de um programa eficaz, de modo a acabar com as ações paliativas e oferecer ao povo mais pobre uma vida digna, sob um teto nobre e em áreas humanizadas. Daí foi traçado o perfil do Programa Municipal de Moradias, que já atendeu a mais de 450 famílias com casas populares e outras 240 com terrenos urbanizados, nos dois conjuntos já construídos. Dentro dessa mesma postura, a Prefeitura viabiliza a reforma de casebres de taipa nos distritos, transformando suas estruturas em alvenaria.

Os conjuntos Santo Antonio e Cesário Barreto Lima, construídos em áreas urbanizadas com saneamento básico, drenagem, redes de energia elétrica, água e esgoto, pavimentação, quadra poliesportiva, campo de futebol, creche e área reservada para construção de um posto de saúde


 


 

Coleta de Lixo por Bairros


Jogue Limpo! Todos ganham com isso.


COLABORE COM A LIMPEZA DE SUA CIDADE.
QUALQUER INFORMAÇÃO LIGAR:677-1168

De acordo com o Calendário de Coleta de Lixo nos Bairros, serão atendidos hoje os bairros:

Cidade José Euclides, Cohab III, Vila União, Pe. Palhano, Sumaré, Alto do Cristo, Junco, Conjunto Grajaú, Pe. Ibiapina, Dom José, Domingos Olímpio e Distrito Industrial, Centro entre a via férrea e o rio Acaraú limitado pelo eixo/Viriato de Medeiros/Joaquim Ribeiro, indo pela Santa Casa.

De acordo com o Calendário de Coleta de Lixo nos Bairros, serão atendidos hoje os bairros:

Cidade José Euclides, Cohab III, Vila União, Pe. Palhano, Sumaré, Alto do Cristo, Junco, Conjunto Grajaú, Pe. Ibiapina, Dom José, Domingos Olímpio e Distrito Industrial, Centro entre a via férrea e o rio Acaraú limitado pelo eixo/Viriato de Medeiros/Joaquim Ribeiro, indo pela Santa Casa.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail