Prefeitura Municipal de Sobral - 16 de maio de 2000 - ANO IV

Rio Acaraú Terá Projeto de Humanização



Edilson Aragão

Diante da idéia do prefeito Cid Gomes de transformar a orla esquerda do Rio Acaraú numa área de lazer para os sobralenses, levou a Prefeitura a uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (Secção do Ceará), tendo em vista a realização de um concurso com arquitetos de todo o país, para a confecção de um macro projeto de humanização e revitalização da referida área, de modo a oferecer condições ambientais e de infra-estrutura para a instalação de alguns elementos que possam oferecer espaços saudáveis para o entretenimento do povo.


Prefeito Cid Gomes

Os projetos dos arquitetos concorrentes do concurso serão conhecidos amanhã, às 20h, numa exposição que será realizada no auditório da Prefeitura, e que contará com a presença dos secretários municipais e representantes de segmentos da sociedade local.


Ivo Gomes

Na oportunidade será eleito o melhor projeto e entregue o prêmio ao vencedor. A partir daí o prefeito Cid Gomes marcará o início das obras, que deverá acontecer ao final do inverno.

O secretário Edilson Aragão, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que também é arquiteto, analisará o projeto, a a fim de que o mesmo possa satisfazer o desejo do prefeito e proporcionar satisfação para a coletividade, especialmente dos que durante muito tempo desfrutaram das águas do Rio Acaraú, fosse para o consumo ou para os tradicionais banhos.

O Chefe do Gabinete Ivo Gomes, após a licitação do projeto, elaborará programação para a assinatura da ordem de serviços.


 

A Prefeitura Consolida  o Maior Projeto de Instalação d'água da História de Sobral



A lata d'água na cabeça agora é só
uma música que toca no interior

Os moradores dos distritos de Sobral, que nasceram e se criaram enfrentando carências de água, fosse para beber ou utilizar na lida doméstica. O filme começava pela manhã e se estendia até à noite, tendo como protagonistas, desde crianças até velhos, carregando latas d'água na cabeça, empurrando carrinhos, dobrando o espinhaço carregando depósitos, quando não, tangendo jumentos por vários quilômetros, em busca da água de beber, que na maioria dos lugares onde era encontrada, apresentava riscos á saúde.


Muito suor derramado na busca da água

O sonho desses moradores parecia um pesadelo e o filme, um longametragem que se repetia ao longo dos anos.

O prefeito Cid Gomes, logo que assumiu a Prefeitura, deu prioridade aos projetos de infraestrura, elegendo como o "número 1" o da instalação de água em todas as localidades do interior, não se importando com asdificuldades ou gastos. A ordem ao Secretário Quintino Vieira Neto foi que a água chegasse, através de torneiras, dentro de todas as casas das sedes, povoados e vilas dos distritos.


foram instalados mais de uma dezena de 
dessalinizadores atendendo locais críticos

A tarefa exigida por Cid Gomes, finalmente está sendo efetivada. Baracho e Desterro, localidades da Serra do Jordão, são umas das últimas localidades a serem atendidas com o projeto. Nelas os moradores estão esperando o prefeito Cid Gomes e o secretário, que no próximo dia 18, às 19h30min, estará inaugurando os sistemas de abastecimento d'água das citadas localidades, servindo a centenas de famílias.

Em alguns projetos, a Prefeitura precisou comprar dessalinizadores, para que os moradores não continuassem bebendo água salgada.

A maratona foi intensa, as dificuldades foram tamanhas, mas o projeto está sendo consolidado e Cid Gomes reconhecido como o prefeito que mais instalou sistemas de abastecimento d'água na história de Sobral. Aliás, Cid Gomes não é recordista somente em projetos de água, mas também de energia elétrica, instalação de unidades de saúde, salas de aula e muitos outros projetos de natureza social e que justificam o Rumo Certo de Sobral.

A "lata d'água na cabeça", hoje é somente título de música na vida dos moradores do interior, que agora retiram a água dentro de suas casas.


Dona Eufrásia Barroso

Dona Eufrásia Barroso, moradora de Picada, disse que o açude transformou a vida do povo, pois além da água, também oferece o peixe para o alimento. "Isto sim a gente pode dizer que é a realização de um sonho. Nossa região já sofreu demais sem água, agora tudo mudou, e graças ao trabalho do prefeito Cid Gomes, que sabe das coisas que o povo pobre precisa".


 

Açude Toyota 
Está Cheio



Açude Toyota Barroso está cheio e garante abastecimento

O açude Toyota Barroso, em Picada (Caracará), está com quase toda a sua capacidade de armazenamento tomada pelas águas do inverno deste ano.

Com capacidade de armazenar 5.000.000m³, o açude se constitui na atualidade a redenção de moradores e propriedades da região onde está localizado, assegurando o abatecimento d'água necessário ao consumo humano e atividades agrícolas.


O secretário Quintino Neto e o agente local 
José Amaro visitam o açude ao lado de moradores

O açude foi construído com recursos, máquinas e equipamentos da Prefeitura, atendendo a uma série de pedidos de moradores e representantes comunitários. Este é um dos importantes projetos do prefeito Cid Gomes para acabar com a falta d'água no interior e oferecer melhoria de vida para os moradores, principalmente das regiões mais secas.


 

Casa da Cultura de Sobral

De 12/05 à 18/05


"Três Reis"

 

Sessões

17:30 e 20:10

 

Ingressos
R$ 4,00(inteira)

R$ 2,00(meia)

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail