Prefeitura Municipal de Sobral - 29 de maio de 2000 - ANO IV

Sobral na Luta
 por mais um Prêmio



Prefeito Cid Gomes

O município de Sobral concorre como semi-finalista ao prêmio Prefeito Criança 2000, eleito dentre um total de 206 municípios brasileiros, pela qualidade dos programas e projetos sociais em favor de crianças e adolescentes.

Os vencedores desse concurso serão conhecidos no próximo mês, quando os ganhadores receberão seus prêmios em Brasília, sendo a principal parte da programação o título de reconhecimento ao prefeito de "Prefeito Criança 2000".

Vale salientar que no ano passado o município de Sobral foi ganhador de dois importantes prêmios de reconhecimento nacional, pela excelência dos Programas Saúde da Família e Sobral Criança, destacados na relação de melhores do Brasil.

Os programas sociais em favor de crianças e adolescentes estão sendo analisados pelos técnicos da Fundação Abrinq, que irão escolher os melhores programas deste ano.


Secretário Dr. Odorico

A população de Sobral, na atual gestão, contempla uma série de medidas que estão assegurando a cidadania de crianças e adolescentes com a instituição e o desenvolvimento de programas sociais.

A criação da Fundação de Ação Social do Município - FAM e a mobilização feita junto aos órgãos de sociais da cidade, além de parcerias com instituições nacionais e estaduais, contribuíram sensivelmente com o fortalecimento das ações que respeitam os direitos dos menores e dão a estes a necessária qualidade de vida.


 

Encerrada em Sobral Primeira Oficina de Saúde Mental do COEMS-CE 



O secretário Luiz Odorico ao lado da equipe da Secretaria de
Saúde do Município

O município de Sobral sediou a I Oficina de Saúde Mental do COSEMS-CE, realizada nos dias 26 e 27 deste mês. O evento teve como objetivo sensibilizar os secretários municipais de saúde quanto à necessidade da atenção à saúde mental no Ceará, colocando em pauta a responsabilidade dos municípios na implantação de modelos de atenção integral à saúde mental que modifique a cultura da discriminação, segregação e internação, tão impregnados na população.

Desde 1993 tem-se no Ceará uma Lei de Reforma Psiquiátrica, que determina a reestruturação da Assistência em Saúde Mental com a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos - locais conhecidos pela prática de violência contra os doentes mentais - por uma rede de atenção humana, ética e resolutiva, que possibilite o exercício pleno da cidadania aos portadores de transtornos mentais.

Poucos foram os municípios que deram passos, ainda que tímidos nesta direção. A intervenção em hospitais psiquiátricos (manicômios) ou pura e simples desistência continua sendo a tônica da Política Mental no Brasil e no Ceará, ainda que se gaste mais de 9 milhões de reais (no Ceará) por ano para manter esta situação ( 400 milhões de reais no Brasil). Em troca morrem, por ano, aproximadamente 25 pacientes no Ceará (1.200 no Brasil), pelas violências e maus tratos nos manicômios. Enquanto isto, aproximadamente 20% da população sofrem mentalmente sem ter onde recorrer.


A programação foi encerrada no 
Becco do Cotovelo

Com a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Sobral na Casa de Repouso Guararapes, com base na Resolução do Conselho Municipal de Saúde, esta realidade ficou muito mais explícita para a sociedade cearense, assim como as possibilidades de superação desta realidade. Com a intervenção e a decisão política da Prefeitura de Sobral, está sendo gestado em Sobral um modelo local de saúde mental, com a implantação da Unidade de Saúde Mental no Hospital Geral, CAPS, capacitação do PSF, Lar Abrigado, Centro de Convivência e Cooperativa, além de uma rede de resgate da cidadania e da dignidade das pessoas que sofrem mentalmente.


Médicos do PSF com a coordenadora do I.E.C. no 
Becco do Cotovelo 

Por esta razão Sobral se credenciou para sediar a I Oficina organizada pelo COSEMS-CE, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, que contou com a presença de representantes da maioria dos municípios do Ceará.



A Secretaria de Saúde e Assistência Social
deu continuidade ao Programa Saúde no Becco

O presidente do CONSEMS-CE, Dr. Moacir Sousa Soares disse que o evento serviu para discutir e formular propostas políticas para a saúde mental no Ceará e acelerar os fins das clausuras que impedem os modelos reformuladores de como lidar com os transtornos mentais. Sobral como cidade com hospital , inicia um trabalho pioneiro de revalorização do ser humano.


 

Planejamento 
Turístico de Sobral

 

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Negócios da Indústria Comércio e Turismo e em parceria com o SEBRAE, o Banco do Nordeste e a UVA, está se articulando para a elaboração do Planejamento Turístico do Município de Sobral. O secretário Luiz Fernando Viana Coelho está consciente da relevância e urgência desse trabalho e pretende realizá-lo de forma participativa. Para tanto, está contando com efetiva participação de todos aqueles que, de alguma forma, estarão envolvidos com o setor turístico de Sobral.

Como ação inicial, haverá apresentação da proposta de planejamento turístico do município, a ser realizada amanhã., às 16h, no auditório da Prefeitura, por

ocasião do Seminário de Gestão Ambiental, e contará com a seguinte programação:

- Abertura pelos representantes das instituições parceiras;

-Lançamento do livro - Jericocoara, Turismo e Sociedade, de autoria do prof. José Osmar Fonteles (apresentação por Luis Fernando Viana Coelho);

-Palestra - A Importância do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável (prof. José Osmar Fonteles);

- Aspectos Metodológicos do Planejamento Turístico de Sobral (SEBRAE);

- Encerramento - Edilson Aragão - vice-prefeito.

O Seminário está previsto para os dias 15 e 16 de junho, contando com a participação de renomada profissional da área de turismo e planejamento estratégico.


Inauguração de Posto
do BN em Taperuaba


O prefeito Cid Gomes participará, amanhã, às 10h, da solenidade de inauguração do Posto Avançado do Banco do Nordeste, no Distrito de Taperuaba.

Pela primeira vez na história um distrito passa a ter posto avançado de uma instituição bancária. O Banco do Nordeste, com essa iniciativa, facilita seus serviços junto ao interior, evitando o deslocamento de clientes e assistindo mais de perto os agropecuaristas com seus programas de incentivo, seja parte da criação de pequenos negócios e empresas, ou nas atividades do campo.


 

Voltar

email.gif (15802 bytes)
e-mail