Sobral na Luta
por mais um Prêmio
Prefeito Cid GomesO município de Sobral concorre como semi-finalista ao prêmio Prefeito Criança 2000, eleito dentre um total de 206 municípios brasileiros, pela qualidade dos programas e projetos sociais em favor de crianças e adolescentes.
Os vencedores desse concurso serão conhecidos no próximo mês, quando os ganhadores receberão seus prêmios em Brasília, sendo a principal parte da programação o título de reconhecimento ao prefeito de "Prefeito Criança 2000".
Vale salientar que no ano passado o município de Sobral foi ganhador de dois importantes prêmios de reconhecimento nacional, pela excelência dos Programas Saúde da Família e Sobral Criança, destacados na relação de melhores do Brasil.
Os programas sociais em favor de crianças e adolescentes estão sendo analisados pelos técnicos da Fundação Abrinq, que irão escolher os melhores programas deste ano.
Secretário Dr. OdoricoA população de Sobral, na atual gestão, contempla uma série de medidas que estão assegurando a cidadania de crianças e adolescentes com a instituição e o desenvolvimento de programas sociais.
A criação da Fundação de Ação Social do Município - FAM e a mobilização feita junto aos órgãos de sociais da cidade, além de parcerias com instituições nacionais e estaduais, contribuíram sensivelmente com o fortalecimento das ações que respeitam os direitos dos menores e dão a estes a necessária qualidade de vida.
Encerrada em Sobral Primeira Oficina de Saúde Mental do COEMS-CE
O secretário Luiz Odorico ao lado da equipe da Secretaria de
Saúde do MunicípioO município de Sobral sediou a I Oficina de Saúde Mental do COSEMS-CE, realizada nos dias 26 e 27 deste mês. O evento teve como objetivo sensibilizar os secretários municipais de saúde quanto à necessidade da atenção à saúde mental no Ceará, colocando em pauta a responsabilidade dos municípios na implantação de modelos de atenção integral à saúde mental que modifique a cultura da discriminação, segregação e internação, tão impregnados na população.
Desde 1993 tem-se no Ceará uma Lei de Reforma Psiquiátrica, que determina a reestruturação da Assistência em Saúde Mental com a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos - locais conhecidos pela prática de violência contra os doentes mentais - por uma rede de atenção humana, ética e resolutiva, que possibilite o exercício pleno da cidadania aos portadores de transtornos mentais.
Poucos foram os municípios que deram passos, ainda que tímidos nesta direção. A intervenção em hospitais psiquiátricos (manicômios) ou pura e simples desistência continua sendo a tônica da Política Mental no Brasil e no Ceará, ainda que se gaste mais de 9 milhões de reais (no Ceará) por ano para manter esta situação ( 400 milhões de reais no Brasil). Em troca morrem, por ano, aproximadamente 25 pacientes no Ceará (1.200 no Brasil), pelas violências e maus tratos nos manicômios. Enquanto isto, aproximadamente 20% da população sofrem mentalmente sem ter onde recorrer.
A programação foi encerrada no
Becco do CotoveloCom a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Sobral na Casa de Repouso Guararapes, com base na Resolução do Conselho Municipal de Saúde, esta realidade ficou muito mais explícita para a sociedade cearense, assim como as possibilidades de superação desta realidade. Com a intervenção e a decisão política da Prefeitura de Sobral, está sendo gestado em Sobral um modelo local de saúde mental, com a implantação da Unidade de Saúde Mental no Hospital Geral, CAPS, capacitação do PSF, Lar Abrigado, Centro de Convivência e Cooperativa, além de uma rede de resgate da cidadania e da dignidade das pessoas que sofrem mentalmente.
Médicos do PSF com a coordenadora do I.E.C. no
Becco do CotoveloPor esta razão Sobral se credenciou para sediar a I Oficina organizada pelo COSEMS-CE, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, que contou com a presença de representantes da maioria dos municípios do Ceará.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social
deu continuidade ao Programa Saúde no BeccoO presidente do CONSEMS-CE, Dr. Moacir Sousa Soares disse que o evento serviu para discutir e formular propostas políticas para a saúde mental no Ceará e acelerar os fins das clausuras que impedem os modelos reformuladores de como lidar com os transtornos mentais. Sobral como cidade com hospital , inicia um trabalho pioneiro de revalorização do ser humano.
Planejamento
Turístico de SobralA Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Negócios da Indústria Comércio e Turismo e em parceria com o SEBRAE, o Banco do Nordeste e a UVA, está se articulando para a elaboração do Planejamento Turístico do Município de Sobral. O secretário Luiz Fernando Viana Coelho está consciente da relevância e urgência desse trabalho e pretende realizá-lo de forma participativa. Para tanto, está contando com efetiva participação de todos aqueles que, de alguma forma, estarão envolvidos com o setor turístico de Sobral.
Como ação inicial, haverá apresentação da proposta de planejamento turístico do município, a ser realizada amanhã., às 16h, no auditório da Prefeitura, por
ocasião do Seminário de Gestão Ambiental, e contará com a seguinte programação:
- Abertura pelos representantes das instituições parceiras;
-Lançamento do livro - Jericocoara, Turismo e Sociedade, de autoria do prof. José Osmar Fonteles (apresentação por Luis Fernando Viana Coelho);
-Palestra - A Importância do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável (prof. José Osmar Fonteles);
- Aspectos Metodológicos do Planejamento Turístico de Sobral (SEBRAE);
- Encerramento - Edilson Aragão - vice-prefeito.
O Seminário está previsto para os dias 15 e 16 de junho, contando com a participação de renomada profissional da área de turismo e planejamento estratégico.
Inauguração de Posto
do BN em Taperuaba
O prefeito Cid Gomes participará, amanhã, às 10h, da solenidade de inauguração do Posto Avançado do Banco do Nordeste, no Distrito de Taperuaba.Pela primeira vez na história um distrito passa a ter posto avançado de uma instituição bancária. O Banco do Nordeste, com essa iniciativa, facilita seus serviços junto ao interior, evitando o deslocamento de clientes e assistindo mais de perto os agropecuaristas com seus programas de incentivo, seja parte da criação de pequenos negócios e empresas, ou nas atividades do campo.