Sobral Apresenta Experiência do Orçamento Participativo
Prefeito Cid GomesPor designação do prefeito Cid Gomes, o secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social,Clodoveu Arruda e o coordenador de Mobilização Social, Emídio Silva, participaram nos dias 15 e 16, em Fortaleza, do II Encontro Nacional de Estratégia de País, e do I Encontro Nacional de Gestão Compartilhada, realizados no Imperial Othon Palace Hotel, pela empresas Amanna - Key e Personal Consultoria.
Sobral foi convidado para apresentar suas experiências no Orçamento Participativo, já que Sobral é um referencial para o Ceará nesta área.
Participaram também dos encontros, representantes dos estados Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Alagoas, Santa Catarina, Pernambuco e as cidades de Toronto (Canadá) e Palmela (Portugal).
O secretário Clodoveu e o coordenador Emídio Silva participaram ativamente da mobilização em torno da instituição do Orçamento Participativo de Sobral, a partir do momento em que a experiência foi trazida para Sobral, de Porto Alegre. Sobral é único município da Zona Norte do Ceará a desenvolver este tipo de orçamento, em que o prefeito envolve a comunidade em torno da elaboração de projetos que viabilizem o crescimento da comunidade a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Cid Gomes Inaugura Centro de Saúde Padre Palhano em Homenagem a Betinho
O prefeito Cid Gomes inaugurou na última sexta-feira, às 16 horas, o Centro de Saúde da Família Herbert Souza (Betinho), no Bairro Padre Palhano, o primeiro de uma série de Centros de Saúde, que irão beneficiar comunidades da periferia, através de convênio com o PROARES - Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.A solenidade de inauguração contou com a presença dos secretários de estaduais, Anastácio Queiroz (Saúde) e Edilson Azim (Ação Social).
Outros centros estão sendo construídos nos bairros Dom José e Coelce, O projeto também engloba a construção do Centro de Treinamento em Programa Saúde da Família, no bairro do Junco e reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas, localizado no antigo PAM, ao vizinho a Delegacia da polícia Civil.
O volume de recursos para a realização desses empreendimentos é da ordem de R$ 926.587,41, destinado às construtoras, Medeiros Pinto Ltda, Engeplan, Linear/Este Equipamento e Construtora Paranaense, para execução das obras.
Com esses novos empreendimentos, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social cria novos elementos na descentralização das ações de saúde, aproximando os serviços dos moradores e a estes, dando maior atenção no dia-a-dia, com atendimento de qualidade.
BetinhoO Centro de Saúde da Família, inaugurada na sexta-feira, recebeu o nome do sociólogo brasileiro Herbert de Souza (Betinho), que dedicou seus últimos anos de vida à luta de combate à miséria e à fome. Betinho foi autor de várias campanhas que resultaram na atenção de um número maior de brasileiros às ações sociais e respeito à dignidade do cidadão pobre.
A Prefeitura de Sobral com esse novo empreendimento, faz a ele uma justa homenagem pelo seu exemplo e dedicação à melhoria de qualidade de vida dos brasileiros sobralenses.
Exposição e Show de Fagner na Casa da Cultura
Raimundo Fagner fez um show improvisado com Cid Gomes
Raimundo FagnerO cantor Raimundo Fagner passou o final de semana em Sobral, onde realiza uma exposição de quadros na Casa da Cultura. A exposição foi aberta na última quinta-feira, atraindo a atenção de centenas de pessoas, muitas delas admiradoras do trabalho musical do artista e que agora tem a oportunidade de ver seu talento também nas artes plásticas.
Sobral serviu também de cenário para a gravação de clip de televisão feito com o artista. Fagner está lançando um novo CD e aqui, apresentou já algumas das faixas, na Casa da Cultura, num show improvisado e que teve a participação do prefeito Cid Gomes. O show dado por Fagner não estava programado, todavia, na opinião dos participantes, foi um momento raro de muita descontração e intimidade do artista com o público.
A Exposição de Raimundo Fagner acontecerá durante 25 dias, dando oportunidade para que a população sobralense e de outras cidades vizinhas possam conhecer a vida e a obra do cantor cearense.
As Grandes Obras de Sobral
PREFEITURA E GOVERNO FEDERAL INVESTIRAM MAIS DE 6 MILHÕES NAS OBRAS
O Chefe do Gabinete do Prefeito, Ivo Gomes e a Coordenação de Eventos da Prefeitura, cuidam dos preparativos para a inauguração da Ponte Dr. José Euclides e Avenida Mons. Aloísio, no próximo dia 22 de abril, culminando com as comemorações dos 500 anos do Brasil.A programação constará da apresentação de bandas da Bahia e trios elétricos, além de uma grande atração nacional para a realização de show.
Para os sobralenses o evento será histórico, haja vista que essas duas obras significam a abertura de uma nova fronteira para o crescimento da cidade, a partir do Bairro Dom Expedito, até o Distrito Industrial. As obras somam mais de 6 milhões de reais, recursos da Prefeitura Municipal e Governo Federal.
O Secretário Extraordinário de Acompanhamento de Projetos Estruturantes, Leônidas Cristino está diretamente empenhado nos projetos, tendo em vista assegurar suas inaugurações na data prevista.
Prefeito Concluiu Asfaltamento de Jaibaras
Rodovia de acesso a CaracaráA Secretaria de Obras e Transportes do Município, concluiu uma grande operação de asfaltamento no Distrito de Jaibaras, beneficiando todas as principais ruas e avenidas do lugar. A operação foi chefiada pelo próprio secretário José Maria Félix.
Jaibaras, a exemplo de outros distritos, foi beneficiado com o asfaltamento, melhorando o aspecto urbano e valorizando áreas na sede do distrito.
Com a aquisição de uma usina de asfalto, a Prefeitura está desencadeando a maior operação de asfaltamento da história do Município, servindo às comunidades da sede e dos distritos. Com relação ao interior, todas as localidades estão com os principais acessos asfaltados, o que veio a melhorar as condições de transportes e diminuir o tempo de contato com a sede. A usina também presta serviços para outras cidades da região, interessadas na produção de Sobral, já que esta tem o preço bastante inferior em relação às construtoras.
Casa da Cultura de Sobral