Reformas Habitacionais em Sobral
Prefeito Cid GomesO prefeito Cid Gomes e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edilson Aragão, entregaram na noite de ontem, mais 25 novos créditos habitacionais do PAAC - Programa de Apoio à Auto-Construção, beneficiando moradores do bairro Expectativa.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e a ONG Cearah Periferia, que visa proporcionar melhorias habitacionais à população com faixa salarial de 01 a 03 salários mínimos, que não tendo acesso ao financiamento bancário, encontra no Programa a possibilidade da ampliação da moradia (construção de banheiro, cozinha, etc.) e da realização de pequenas reformas (piso, cobertura, instalação hidro-sanitária, dentre outras).
O PAAC já atendeu 230 famílias em Sobral, através de 09 associações comunitárias.
A solenidade de entrega dos cheques foi realizada na Escola Trajano de Medeiros, às 18h, contando com a presença secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e políticas, famílias beneficiadas, além de moradores do bairro onde serão efetivadas as reformas habitacionais.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social estará realizando nos dias 7 e 8 deste mês, na AABB de Sobral, a III Conferência Municipal de Saúde e III Fórum de Assistência Social de Sobral. O prefeito Cid Gomes e o secretário de Saúde e Assistência Social do município, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade estão convidado pessoas ligadas à área e demais, interessadas em contribuir com o cescimento da saúde em nosso município.
21 anos de História do Paço
Municipal de Sobral
O prefeito José Euclides e a primeira dama Maria José entregam
o Paço Municpal à população sobralense, no dia 27/10/1979No último dia 27 de outubro, o Paço Municipal Dr. José Euclides Ferreira Gomes completou 21 anos de criação, tendo como executor do projeto, o prefeito de então, o advogado José Euclides Ferreira Gomes, que pretendia acomodar confortavelmente os servidores públicos municipais e beneficiar os moradores com uma estrutura organizada de serviços.
O Paço Municipal de Sobral, prédio da Prefeitura que traz o nome do seu construtor, depois de 20 anos foi completamente reestruturado pelo prefeito Cid Gomes, adequando-se à atualidade.
27/10/1999 - Cid Gomes reinaugura o Paço
Desde de sua edificação até hoje, o Paço Municipal de Sobral continua sendo a mais bela estrutura arquitetônica em termo de Prefeitura de todo o interior do Nordeste, superando até mesmo o Paço Municipal de Fortaleza.
Com as reformas implementadas, concluídas em outubro de ano passado, Cid Gomes reviveu uma história de 20 anos passados, quando o seu pai, o prefeito José Euclides entregava a exuberante sede do Executivo sobralense à população.
Desenvolvimento do Aterro Sanitário de Sobral
Fornos (rabo quente) no aterro sanitário
Caminhões basculantes de última geração
Trincheira do aterro em utilizaçãoEstão em funcionamento no aterro sanitário, dois fornos para carvão (rabo quente), que se utilizam de madeira retirada da poda da arborização da cidade, uma maneira ecologicamente correta de se produzir este tipo de produto. A produção atual chega a uma média de 100 sacos/semanal, dependendo da quantidade de árvores podadas, e o dinheiro arrecadado com a venda do produto serve para suprir necessidades imediatas do aterro.
Caminhões depositando o lixo recolhidoNo aterro também foi iniciada a construção do local em que será instalado um incinerador de lixo hospitalar (contaminado), doado pela Santa Casa de Sobral.
O aterro processa cerca de 100 toneladas de lixo/dia, todo ele compactado e coberto, diariamente, evitando a presença de vetores nocivos à saúde da população, bem como a proliferação do mau-cheiro.
O aterro de Sobral é único do interior do Nordeste. Nele a Prefeitura investiu cerca de R$ 600 mil, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A administração do aterro é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, através do gerente José Magalhães Filho e do chefe de operação Manoelito Araújo.
Prefeitura Investe em Nova Safra de Algodão
400 agricultores estão sendo beneficiados com
o Programa "Ouro Branco"
A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município, o Banco do Nordeste, EMATERCE e o SEBRAE, reuniram-se no sentido de traçar novas diretrizes para o Programa "Ouro Branco", objetivando a nova safra para o ano de 2001. Na reunião, ficou acertada como meta, plantar 2.000 hectares de algodão, envolvendo em média 400 produtores rurais. A Prefeitura de Sobral, mais uma vez, disponibiliza o Fundo de Desenvolvimento do Município para custear essa nova safra, semelhante à operação que foi desencadeada neste ano, onde a SARH colocou à disposição dos produtores, 5 técnicos agrícolas e 2 engenheiros agrônomos, para prestarem assistência técnica e capacitálos sobre a cultura do algodão em toda a cadeia produtiva.
O Projeto do Algodão, que visa revitalizar a cotonicultura em Sobral, hoje serve de modelo para outros municípios que buscam resgatar essa cultura, tendo à frente os engenheiros Francisco Quintino Vieira Neto - secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município e Pedro de Alcântara Pitombeira Maia.
O Programa "Ouro Branco", dada a produção deste ano, está aprovado e com perspectivas de se expandir por toda a região Norte, uma vez que os agricultores de modo geral estão interessados no desenvolvimento do projeto, investindo na cultura que já foi responsável pelo desenvolvimento de todos os estados do Nordeste.