Prefeitura Municipal de Sobral - 07 de Novembro de 2000 - ANO IV

Um Novo Ponto Turístico em Sobral



Aspecto de um dos seis 
chalés existentes na Estância


A Prefeitura está concluindo as obras da Estância Hidro -Térmica de Olho d'Agua do Pajé, no distrito de Aracatiaçu.

O secretário Extraordinário de Acompanhamento de Projetos Estruturantes, Leônidas Cristino esteve visitando as obras, na semana passada, avaliando o andamento do projeto, que se constitui numa nova e ampla área de lazer para o município e o início da descentralização do turismo que disponta como forte tendência deste municí-pio.

A Estância servirá como ponto de apoio à rede hoteleira da região, servindo de opção para pessoas interessadas no convívio direto com a natureza e as saudáveis térmicas dos tanques existentes no local, e que são há muito tempo conhecidos.

O projeto envolve em parceria a Prefeitura de Sobral e a Embratur, contando com o apoio direto do prefeito Cid Gomes.


 

Vila União: A Prefeitura Resgata a Dignidade dos Moradores Com a Construção de Áreas Saudáveis



A população do bairro vai ganhando 
áreas saneadas e pavimentadas

As ruas da Vila União, que já foram beneficiadas com o saneamento básico, dentro do convênio realizado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através do PROURB, começam a ser pavimentadas. Essas são ações básicas do projeto, que visa a urbanização e huma-nização de mais uma área de risco da cidade.


Construção de calçamento em 
todas as ruas do bairro

Dessa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral, centenas de famílias já foram beneficiadas com a construção de casas em áreas saudáveis, compostas de completa infra-estrutura de saneamento básico, água, luz e esgoto, área de lazer (quadra de esportes, campo de futebol e praça) creche, além de posto de saúde e área reserva loteada e com infra-estrutura para a ampliação do número de casas.

Com os projetos da Prefeitura, dentro do Programa Municipal de Moradia, famílias dos bairros Sinhá Sabóia, Alto da Brasília e Pantanal, já foram beneficiadas e humilhação dos barracos e dos riscos de doenças produzidos pelos lamaçais.


O saneamento e a pavimentação 
tiram o povo da lama

Esta nova parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral valoriza o cidadão pobre e amplia a estrutura urbana de Sobral, elevando o percentual de áreas saneadas, que no início da atual gestão era de apenas 6% e agora já está com mais de 50% das áreas saneadas.


Construção do saneamento básico

O saneamento básico, além dos benefícios citados, respalda a cidade para receber investimentos externos de empresas que desejam a interiorização e colocam como uma das exigências básicas para tal. O prefeito Cid Gomes coloca como uma das prioridades básicas de sua administração projetos de saneamento e urbanização e habitação, que resgatam a cidadania do povo pobre, transformando tradicionais favelas em áreas de agradável e saudável convivência.

A Vila União é um forte exemplo do projeto de revitalização das comunidades, que estão recebendo, pela primeira vez, ações resolutivas que garantem a qualidade de vida de todas as famílias.


 

PAB Realiza Reunião em Mossoró (RN)



Ada Pimentel

A secretária da Educação Municipal de Sobral, Ada Pimentel e a professora Cleidimar Rodrigues, coordenadora Municipal do Programa Acelera Brasil PAB, participam da Última Reunião Técnica do ano 2000 do PAB, que está sendo realizada no período de 07 a 10 deste mês, no Hotel Thermas de Mossoró (RN), tendo em sua programação, a análise do ano letivo de 2000; institucionalização da Rede Acelera Brasil 2001; socialização de experiências pedagógicas entre os Estados/Municípios brasileiros que integram o Programa; e orientações básicas das instituições parceiras para o ano letivo de 2001 (Instituto Ayrton Senna, Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB e Fundação Carlos Chagas.

A professora Ada Pimentel recebeu convite especial da Secretaria de Educação de Mossoró para comparecer à referida Reunião, uma vez que esta etapa deverá ser desenvolvida, exclusivamente, com os coordenadores municpais brasileiros. Ada Pimentel é a única secretária municipal do país (Rede Acelera) no evento.

O destaque dado à secretária sobralense se deve ao sucesso do Acelera Brasil em Sobral, onde mais de 2000 estudantes já recuperaram seus estudos em atraso e reintegraram-se às escolas. Atualmente o Programa está com pouco mais de 1.000 alunos, tendo já cerca de 4.000.

O Acelera Brasil recebe especial atenção da Prefeitura, que nesta parceria está solucionando problemas de relação idade-série, permitindo também a melhor socialização de crianças e adolescentes.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail