Prefeitura Municipal de Sobral - 10 de Novembro de 2000 - ANO IV

Secretário Representa Prefeito na
Festa de Entrega de Diplomas



Leônidas recebendo os diplomas de
 Melhor Prefeito e Melhor Administrador

O secretário municipal Leônidas Cristino representou o prefeito Cid Gomes na solenidade de Entrega de Diplomas aos Melhores da Administração Municipal do Ceará, realizada na noite de ontem no Marina Park Hotel, em Fortaleza.

Cid Gomes além do prêmio de Melhor Prefeito do Ceará, também foi eleito o Melhor Administrador dos Anos 90, por uma Comissão Julgadora de alto nível composta de pessoas e entidades que trabalham com municipalismo.


O secretário expõe prêmios de Cid

Pela quarta vez consecutiva o prefeito de Sobral é contemplado com a escolha do seu nome. Desta vez, além do citado troféu, Cid recebe também prêmio pela escolha do seu nome como o Melhor Prefeito do Ceará desta década, reconhecimento das entidades politicas, empresariais, instituições públicas, órgãos de fiscalização do Estado,além dos veículos de comunicação.


 

Novo Asfaltamento em Aracatiaçu



Dr. Odorico fala sobre a realidade da saúde

A Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município encerrou, na última quarta-feira, a a III Conferência Municipal de Saúde e o III Fórum da Assistência Social do Município de Sobral, realizados na Associação Atlética Banco do Brasil, e Sobral, constituídos de debate aberto a todos os segmentos da sociedade local, tendo como finalidades:

I - Debater com o objetivo de avaliar a política de saúde e assistência social implementada no município;

II - Avaliar a formação, constituição e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde;

III - Incentivar a troca de experiências e discussão dos problemas de saúde com ênfase no controle social;

IV - Deliberar alteração de composição no Conselho Municipal Setorial de Saúde em observância a Lei Federal nº 9.836 de 23 de setembro de 1999 e Resoluções nºs 08/95, 01/98 e 05/99, do Conselho Estadual de Saúde - CESAU;

V - Deliberar alteração de composição no Conselho Municipal de Assistência Social;

VI - Intensificar as ações intersetorial para uma cidadania saudável;

VII - Propor ações relativas a saúde e assistência social a serem implementadas pelo município.

Na oportunidade foram eleitos Delegados para a Conferência Regional e os novos integrantes do CMSA - Conselho Municipal de Saúde e Assistência Social, como se segue:Entidades Governametais:

Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Cultura Desporto e Mobilização Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Negócios da Indústria Comércio e Turismo, Agricultura e Recursos Hídricos, Educação, além da Fundação de Ação Social do Município e Agência Local do INSS;

Entidades Náo Governametais:

Representantes dos profissionais da área de Assistência Social, Associações de Moradores de Bairros, Sindicato dos Trabalhadores, Entidades que trabalham com Assistência Social, Usuários de Assistência Social dos Conselhos Locais, Entidades que trabalham com Portadores de Necessidades Especiais, da Terceira Idade e de Usuários de Assistência Social da área Rural. (um representante por entidade)


O público participante superlotou a AABB de Sobral

As conferências trataram sobre a Seguridade Social - acesso, qualificação e humanização da atenção à saúde e assistência social. Os temas foram ministrados pelo secretário Luiz Odorico Monteiro de Andrade; Carlos Bandeira e Maria Assunção, do Instituto de Previdência Social; Diana Ferreira Gomes, representante do Conselho Estadual de Assistência Social; e Carmem Soares, presidente da Fundação de Assistência Social -FAM. Todos as palestras foram baseadas no tripé da seguridade social: saúde, assistência social e previdência.
O Secretário de Saúde e Assistência Social, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, em seu pronunciamento, falou sobre o processo de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Assistência Social nos
municípios, com um processo de participação popular, numa perspectiva de efetivação do conceito de seguridade social como uma nova postura do Estado no campo das políticas públicas. do conceito de saúde como qualidade de vida.

O secretário de Saúde do município disse que desde a Constituição Federal de 1988, a assistência social passou a ser vista como um direito social, juntamente com a saúde e a previdência, formando o tripé da seguridade social. Com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social - Loas, de 93, houve uma mudança na relação Estado/Sociedade, na implantação de políticas de enfrentamento da exclusão social.
Em Sobral, segundo ele, as diretrizes da política social foram estabelecidas através de um amplo debate com a sociedade". Dr. Odorico, destacou neste contexto, os avanços da área de saúde no município e o aprimoramento das ações de serviço do Programa Saúde da Família (PSF), como também o entendimento do conceito de saúde como qualidade de vida.


 

O Sucesso do Acelera Brasil em Sobral


O Programa Acelera Brasil foi implantado em Sobral desde 1997, início da administração do prefeito Cid Gomes. Nessa época a defasagem idade-serie era de 68%, significando um índice muito alto de crianças e adolescentes que em decorrência do fracasso escolar, através da reprovação e da evasão, cursavam séries inadequadas às suas idades.

O Programa foi implantado tendo como foco o aluno e sua aprendizagem. A partir da medotologia e conteúdos aplicados puderam fazer com que o alunado viesse a cursar de forma acelerada, várias séries em um ano de estudo, através do projeto.

Os professores foram capacitados em serviços e criada uma escola de superação pedagógica. A escola organizada e adequada como espaço privilegiado de aprendizagem; o material didático distribuído é bonito e cheio de significado, o que tem estimulado muito o seu uso. Além do mais, a criança readquiriu a crença de que é capaz de aprender e superar suas dificuldades e limitações. A auto estima do aluno tem se elevado. A Pedagogia de Sucesso tem permeado todas as atividades da sala de aula e da escola. aluno egresso do Progama, que estuda hoje em outras escolas, é sempre acompanhado.

A secretária de Educação do Município Ada Pimentel, considera o impacto do Programa muito grande na rede municipal de ensino de Sobral, pelas seguintes lições aprendidas:

a) O fracasso escolar tem solução, quando encarado e tratado com decisão política, competência e trabalho;

b) A parceria é fundamental para se enfrentar o desafio da correção do fluxo escolar e, os professores, a família e as instituições financiadas e de assessoria técnica têm sido parceiras essenciais;

c) O Programa Acelera Brasil tem todo o poder de contaminar ( no bom sentido ) toda a rede escolar do município e tem se constituído numa referência de como trabalhar a aprendizagem e estimular ao auto estima.

d) O trabalho desenvolvido não é simples ou fácil, mas é possível alcançar o sucesso quando são enfrentados com persistência outros focos que colaboram na superação dos entraves e que ajudam no progresso do aluno;

e) A visão de equidade social gerou o compromisso de mudar em Sobral uma cultura da mesmice, do faz de conta, pela cultura da escola pública de qualidade, reconheida pela sociedade, onde o alunado aprende na idade certa e com felicidade.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail