Cultura de Sobral Entrega Prêmio Domingos Olímpio de Literatura
Público participante da solenidade de premiação
aos vencedores do ConcursoO prefeito em exercício, Edilson Aragão, presidiu a solenidade de entrega de troféus e diplomas do III Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, realizado na última terça-feira, na Casa da Cultura de Sobral.
Edilson Aragão entregando o prêmioNa oportunidade foram premia-dos: 1º lugar em poesia: Nasário Gomes Neto (Beberibe), com o poema "A última palma do aplauso"; 2º lugar para Rebeca Sales Viana (Sobral) - poema "Delicadeza". Além dos prêmios foram concedidas menções honrosas nas duas categorias Conto: José Cornélio Ribeiro Neto, com "Cabral"; Érik Leite Maia de Messias com " Einstein e o Luar do Sertão; Napoleão Pereira de Sousa Júnior, com "O domador"; Pedro Rodrigues Salgueiro, com "Quase noite"; José Dimas de Carvalho Muniz, com "Sertão"; Audifax Rios, com "Viagem". Poesia: Joan Edessom de Oliveira - "A manhã é para ler sapos e tartarugas"; Marcília Maria Soares Veras - "Caos"; Júlio César Fernandes Lira - "Cemitério de navios"; Olga Maria Sabóia - "Colcha de retalhos"; João Carlos Rodrigues da Silva - "Dali"; José Dimas de Carvalho Muniz - "Eco e Os náufragos".
A solenidade foi realizada a partir das 19 horas, da última terça-feira.
Operação Despesca no Jaibaras Rendeu uma Tonelada de Peixes para o Mercado Consumidor
Quintino Neto, Francisco Alberto, Luiz Barreto e Edilson AragãoA Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município realizou na última quata-feira, mais um operação de despesca nos tanques de criação de peixes (tilápia), no açude Ayres de Sousa, distrito de Jaibaras.
Início da despescaA criação de peixes em tanques é um processo prático, e que está mudando a cultura da pesca naquela comunidade, servindo também de modelo para outras localidades. A produção é destinada ao mercado consumidor, através da Associação de Pescadores. O projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE, visando estimular a ativiade da pesca, e transformá-la em ocupação rentável.
Retirada dos peixes dos tanquesA produção de peixes do açude Ayres de Sousa já tem destino certo: os comerciantes do próprio distrito. Nos tanques os peixes adquirem tamanho e peso ideal e passam a ser mais atrativos ao mercado. A renda oriunda da operação despesca se reveste na ampliação do projeto, que vem aumentando gradativamente.
Peixes no tanque de criaçãoO seretário de Agricultura e Recursos Hídricos. Quintino Vieira Neto acompanha de perto todo o processo. Na mais recente conviver com essa nova cultura, que felizmente está dando certo, uma vez que o Jaibaras está aos poucos se transformando num mercado produtor de peixes em cativeiro.
Quintino Neto com os convidados em JaibarasPara encerrar a programação da última quarta-feira, a Secretaria de Agricultura Recursos Hídricos, com a ajuda da Associação de Pescadores do Jaibaras e do SEBRAE, promoveu um almoço para todos os participantes, mais de 150 pessoas.
O secretário apresenta os passos do projetoA operação despesca rendeu esta vez uma produção equivalentea uma tonelada de peixes, que foi imediatamente repassada à clientela da Associação de Pescadores de Jaibaras.
Portugues Realizam Experimentos em Sobral
Edilson Aragão e Quintino Neto recepcionando os portuguesesO grupo de portugueses, responsável pelo projeto de implantação de uma indústria de vinhos nobres, em Sobral, encontra-se no Centro de Treinamento Agropecuária e Recursos Hídricos realizando uma nova série de experimentos na produção de vinho, aproveitando a nova safra que está sendo colhida.
Em cada estágio os parceiros do projeto, no caso a Prefeitura de Sobral e o grupo de portugueses, obtêm resultados positivos, que apontam para a consecução do processo industrial, quando Sobral passará à condição de exportador de vinhos para o mercado europeu.
Os portugueses foram recepcionados pelo prefeito em exercício, Edilson Aragão e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município, Quintino Vieira Neto.
O plantío de uvas no Centro de Treinamento chama a atenção dos mais diversos veículos de comunicação do Nordeste, já que causa surpresa pela excelente performance adquirida no solo árido do sertão cearense.
A Prefeitura, tendo em vista a realização dos experimentos, implantou junto ao grupo parceiro, uma pequena indústria a qual irá se expandir de acordo com a evolução do projeto.