Estância Hidro - Mineral de Sobral Está em Fase Conclusiva
Edilson Aragão visitando os chalésO prefeito em exercício, Edilson Aragão visitou, ontem, as obras da Estância Hidro-Mineral de Olho d'Agua do Pajé, a qual está em fase conclusiva.
Na condição de arquiteto, Edilson Aragão pode verificar a qualidade do projeto, que está na fase final de estruturação.
O prédio da administração da Estancia, parcialmente prontoQuando estiver totalmente concluída, a Estância servirá como opção para turistas de Sobral e de outras localidades que são atraídos pelo misticismo das águas sulfurosas, que são indicadas no tratamento de diversos problemas de saúde. O projeto também estimula a descentralização do turismo no interior, constituindo-se numa opção diferente na área de hospedaria.
A Estância está absorvendo os tanques de águas sulfurosas e completa e ampla área de lazer no meio da caatinga, que se transforma num cartão postal do interior.
Prefeitura Seleciona Monitores de Artes
Cid GomesA Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de ultura Desporto e Mobilização Social, está recebendo currículos e propostas programáticas de pessoas interessadas em participar da seleção de monitores para oficinas nas artes de Teatro, Dança, Música e Artes Plásticas, que serão realizadas pelo Núcleo de Arte, Educação e Cultura do PROARES, objetivando atender crianças e adoles-centes na faixa etária de 7 a 17 anos.
As oficinas visam estimular, valorizar e desenvolver na criança e no jovem o gosto, o interesse e domínios básicos no campo da linguagem artística, principalmente, através do contato com a arte.
TassoO Núcleo de Arte, Educação e Cultura do PROARES é composto por três equipamentos: o Espaço Cultural de Aracatiaçu, Espaço Cultural de Taperuaba e Tenda Móvel de Arte e Cultura que serão inaugurados brevemente.
Finalmente a Prefeitura está consolidando junto ao Governo do Estado, espaços apropriados para o desenvolvimento de artes no interior. Com essa descentralização, os moradores dos distritos e vilas do município oderão mostrar suas aptidões artísticas e adentrar ao mercado cultural, elevando e destacando suas potencialidades e elevando o conceito de suas comunidades.
Dessa parceria entre o governador Tasso Jeiressati e o prefeito Cid Gomes, a cultura sobralense ganhou uma nova dimensão, e hoje está valorizando o artista, criando para este espaços apropriados para o desenvolvimento de suas artes, ao tempo em que abre mercados para que ele se eleve em sua arte e seja partícipe da melhor fase da cultura sobralense em todos os tempos.
Agraciados com o Prêmio Domingos Olímpio
O professor Juan Edessom recebe o prêmioA Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social concluiu a terceira versão do Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, em solenidade realizada na Casa da Cultura de Sobral, e que contou com a presença do prefeito em exercício, Edilson Aragão, além de várias outras autoridades, escritores, poetas, contistas, dentre outros admiradores de poesia e canto.
Dimas Macedo com Edilson AragãoO PRÊMIO DOMINGOS OLÍMPIO DE LITERATURA, instituído pela Prefeitura Municipal de Sobral, através do Decreto N° 091, de 18 de setembro de 1997, tem por objetivo estimular e valorizar a criação literária de autores cearenses ou radicados no Ceará.
O prêmio é atribuído, desde 1997, às pessoas que se destacam com trabalhos na categorias poesia e conto, que concorrem a prêmios, distribuídos na seguinte modalidade: R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar e R$ 1.000,00 (mil reais) para o segundo lugar, em cada uma das categorias.
Audifax, reconhecido artista plástico também
recebe o Prêmio Domingos OlímpioPara os demais trabalhos destacados, são fornecidos certificados pelo Conselho Municipal de Cultura até o décimo colocado em cada categoria, escolhidos por uma competente Comissão Julgadora.
O prefeito Edilson Aragão, ao falar sobre o Prêmio, disse que Sobral, finalmente, está fazendo justiça aos seus artistas, reconhecendo o valor que cada um tem em sua área e que através desta política, o município está elevando seu conceito cultural, tornando-se cada vez mais reconhecido como berço cultural da região.
Congresso Internacional de Odontologia
Saúde bucal levada ao escolar de SobralOs cirurgiões-dentistas Carlos Hilton Albuquerque Soares coordenador da Saúde Bucal do Município e sub-secretário de Saúde e Assistência Social) e Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior, participaram do XI Congresso Internacio-nal da Bahia, realizado no período de 27/10 - 01/11, quando apresentaram trabalho sob o tema: "A implementação de Políticas de Saúde Bucal", exemplo do município de Sobral, cujo impacto positivo é facilmente evidenciado em nossa sociedade, principalmente na camada social qualificada como mais carente.
Carlos HiltonA estruturação da assistência odontológica aos escolares da rede de ensino público, a capacitação dos agentes comunitários de saúde para a difusão de informações pertinentes à prevenção de problemas de saúde bucal, a descentralização da assistência odontológica para a ativação da unidade móvel de saúde bucal, a modernização dos equipamentos públicos odontológicos e, por iniciativa do poder público municipal, com recursos próprios em incorporar ao Programa Saúde da Família, o serviço odontológico, são feitos que ilustram esse impacto.
Evolutivamente, o desenvolvimento dessas estratégias tornaram para a nossa sociedade, no tocante à saúde bucal, perspectivas favoráveis.