Prefeitura Municipal de Sobral - 17 de Novembro de 2000 - ANO IV

Estância Hidro - Mineral de Sobral Está em Fase Conclusiva



Edilson Aragão visitando os chalés

O prefeito em exercício, Edilson Aragão visitou, ontem, as obras da Estância Hidro-Mineral de Olho d'Agua do Pajé, a qual está em fase conclusiva.

Na condição de arquiteto, Edilson Aragão pode verificar a qualidade do projeto, que está na fase final de estruturação.


O prédio da administração da Estancia, parcialmente pronto

Quando estiver totalmente concluída, a Estância servirá como opção para turistas de Sobral e de outras localidades que são atraídos pelo misticismo das águas sulfurosas, que são indicadas no tratamento de diversos problemas de saúde. O projeto também estimula a descentralização do turismo no interior, constituindo-se numa opção diferente na área de hospedaria.

A Estância está absorvendo os tanques de águas sulfurosas e completa e ampla área de lazer no meio da caatinga, que se transforma num cartão postal do interior.


 

Prefeitura Seleciona Monitores de Artes



Cid Gomes

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de ultura Desporto e Mobilização Social, está recebendo currículos e propostas programáticas de pessoas interessadas em participar da seleção de monitores para oficinas nas artes de Teatro, Dança, Música e Artes Plásticas, que serão realizadas pelo Núcleo de Arte, Educação e Cultura do PROARES, objetivando atender crianças e adoles-centes na faixa etária de 7 a 17 anos.

As oficinas visam estimular, valorizar e desenvolver na criança e no jovem o gosto, o interesse e domínios básicos no campo da linguagem artística, principalmente, através do contato com a arte.


Tasso

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura do PROARES é composto por três equipamentos: o Espaço Cultural de Aracatiaçu, Espaço Cultural de Taperuaba e Tenda Móvel de Arte e Cultura que serão inaugurados brevemente.


Finalmente a Prefeitura está consolidando junto ao Governo do Estado, espaços apropriados para o desenvolvimento de artes no interior. Com essa descentralização, os moradores dos distritos e vilas do município oderão mostrar suas aptidões artísticas e adentrar ao mercado cultural, elevando e destacando suas potencialidades e elevando o conceito de suas comunidades.

Dessa parceria entre o governador Tasso Jeiressati e o prefeito Cid Gomes, a cultura sobralense ganhou uma nova dimensão, e hoje está valorizando o artista, criando para este espaços apropriados para o desenvolvimento de suas artes, ao tempo em que abre mercados para que ele se eleve em sua arte e seja partícipe da melhor fase da cultura sobralense em todos os tempos.


 

Agraciados com o Prêmio Domingos Olímpio



O professor Juan Edessom recebe o prêmio

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social concluiu a terceira versão do Prêmio Domingos Olímpio de Literatura, em solenidade realizada na Casa da Cultura de Sobral, e que contou com a presença do prefeito em exercício, Edilson Aragão, além de várias outras autoridades, escritores, poetas, contistas, dentre outros admiradores de poesia e canto.


Dimas Macedo com Edilson Aragão

O PRÊMIO DOMINGOS OLÍMPIO DE LITERATURA, instituído pela Prefeitura Municipal de Sobral, através do Decreto N° 091, de 18 de setembro de 1997, tem por objetivo estimular e valorizar a criação literária de autores cearenses ou radicados no Ceará.

O prêmio é atribuído, desde 1997, às pessoas que se destacam com trabalhos na categorias poesia e conto, que concorrem a prêmios, distribuídos na seguinte modalidade: R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar e R$ 1.000,00 (mil reais) para o segundo lugar, em cada uma das categorias.


Audifax, reconhecido artista plástico também
 recebe o Prêmio Domingos Olímpio

Para os demais trabalhos destacados, são fornecidos certificados pelo Conselho Municipal de Cultura até o décimo colocado em cada categoria, escolhidos por uma competente Comissão Julgadora.

O prefeito Edilson Aragão, ao falar sobre o Prêmio, disse que Sobral, finalmente, está fazendo justiça aos seus artistas, reconhecendo o valor que cada um tem em sua área e que através desta política, o município está elevando seu conceito cultural, tornando-se cada vez mais reconhecido como berço cultural da região.


 

Congresso Internacional de Odontologia



Saúde bucal levada ao escolar de Sobral

Os cirurgiões-dentistas Carlos Hilton Albuquerque Soares coordenador da Saúde Bucal do Município e sub-secretário de Saúde e Assistência Social) e Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior, participaram do XI Congresso Internacio-nal da Bahia, realizado no período de 27/10 - 01/11, quando apresentaram trabalho sob o tema: "A implementação de Políticas de Saúde Bucal", exemplo do município de Sobral, cujo impacto positivo é facilmente evidenciado em nossa sociedade, principalmente na camada social qualificada como mais carente.


Carlos Hilton

A estruturação da assistência odontológica aos escolares da rede de ensino público, a capacitação dos agentes comunitários de saúde para a difusão de informações pertinentes à prevenção de problemas de saúde bucal, a descentralização da assistência odontológica para a ativação da unidade móvel de saúde bucal, a modernização dos equipamentos públicos odontológicos e, por iniciativa do poder público municipal, com recursos próprios em incorporar ao Programa Saúde da Família, o serviço odontológico, são feitos que ilustram esse impacto.

Evolutivamente, o desenvolvimento dessas estratégias tornaram para a nossa sociedade, no tocante à saúde bucal, perspectivas favoráveis.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail