Prefeitura Municipal de Sobral - 04 de Outubro de 2000 - ANO IV

Prefeitura Realizará IV 
"Outubro Sobral Criança" - Um dos Melhores do País



Cid Gomes abrindo o Programa em 1999

A Prefeitura de Sobral vem desenvolvendo um conjunto de políticas que favorece a construção de um estilo de vida e contempla a dignidade e a cidadania da criança, desde a gestação, percorrendo todos os anos de vida.

Nessa perspectiva foi criado juntamente com organizações governamentais e não governamentais, que trabalham em prol da criança. O Projeto Sobral Criança, cujas ações foram construídas por três comitês intersetoriais: Nascer em Sobral Criança, Crescer em Sobral Criança e Desenvolver em Sobral Criança. O projeto objetiva avaliar e estimular ações em favor da melhoria dos serviços oferecidos aos pequenos cidadãos.

A Prefeitura realizará neste mês de outubro, a quarta etapa do Programa que, segundo a presidente da FAM - Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares, envolverá em sua programação um maior número de atividades de mobilização social, através de palestras, fóruns e seminários visando debate da sociedade em torno de melhores perspetivas em favor das crianças e dos adolescentes, uma vez que o Outubro Sobral Criança dava prioridade às atividades lúdicas. O projeto para este ano já foi totalmente aprovado pelo prefeito Cid Gomes, e deverá ser avaliado e posto em prática nos próximos dias.

Dada a sua excelência, Sobral Criança foi destacado, no ano passado, pelas fundações Getúlio Vargas e Ford, como o melhor programa social do Brasil.

Sobral, entre 1.000 municípios que participaram do Concurso para escolha dos melhores programas em favor da criança, ficou em primeiro lugar entre os 20 vencedores, sendo agraciado com prêmio, o qual foi entregue pelas referidas fundações ao prefeito Cid Gomes, na cidade do Rio de Janeiro.

O Outubro Sobral Criança movimentará milhares de estudantes das escolas públicas, numa extensa programação constante de seminários e campanhas, tendo com tema central a atenção e o cuidado com a criança e o adolescente.


 

Projeto de Algodão faz Sucesso



Prefeito lançando projeto Ouro Branco

A Prefeitura de Sobral, a EMATERCE e o Banco do Nordeste estão conveniados num novo, projeto que visa o resgate da cultura do algodão no município de Sobral. Depois de estudadas as viabilidades, a Prefeitura buscou apoio do Banco do Nordeste, a fim de que fossem destinados recursos para a produção do produto que, em outras épocas foi responsável pelo destaque econômico de Sobral em todo o Estado. Os primeiros resultados deste novo projeto, desenvolvido a partir deste o ano são animadores. A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos está articulando uma série de reuniões com produtores no sentido de determinar áreas de produção e os sistemas de financiamentos para que o plantio do algodão, no próximo ano volte a ser uma das principais alternativas agrícolas de geração de renda para o campo.


 

Projeto de Revitalização da Margem Oeste do
Rio Acaraú já Dispõe de Recursos


Por ocasião da inauguração do Largo de Nossa Senhora das Dores, o prefeito Cid Gomes e o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/CE), Joaquim Cartaxo, assinaram convênio para criação de um concurso para criação de projetos de revitalização das margens do Rio Acaraú e do Mercado Central, onde a Prefeitura desejava implantar uma nova área de lazer e assegurar a preservação do meio-ambiente e uma moderna e higienizada área para feirantes e consumidores.

O prefeito Cid Gomes, tendo em vista a realização desses objetivos, deu início às obras de adequação da parte superior do mercado para abrigar feirantes e autorizou a realização de concurso para arquitetos, tendo em vista a elaboração de projeto para a revitaliação da margem Oeste do Rio Acaraú, o qual já foi selecionado, devendo ser realizado a partir dos próximos meses. O projeto inclui proposta de construção de um espelho d'água, nas proximidades da nova ponte, além de ampla área verde. O projeto já dispõe de recursos.


 

Sobral: A Cidade mais Limpa do Interior



Mais de 20 toneladas de lixo por dia

O lixo de Sobral toma agora o rumo certo do aterro sanitário, construído pela Prefeitura para armazenar e reciclar a produção de lixo domiciliar e industrial da cidade, acabando de uma vez por todas com os locais improvisados.O aterro sanitário de Sobral está localizado a 7 quilômetros do centro da cidade, numa área de 30 hectares, sendo 50 metros quadrados de área administrativa, 10 metros quadrados de área para pesagem e guarita. O aterro recebeu recentemente um novo mecanismo, capaz de oferecer maior segurança à população quanto ao distanciamento desta dos males provocados pelo lixo. Trata-se de um forno de combustão de materiais hospitalares, o qual já está em funcionamento.


Máquinas e transportes em operação

Sobral é o primeiro município do interior do Nordeste a dispor de um aterro sanitário. Seu projeto atende aos moldes dos aterros existentes nos grandes centros. Com relação ao processamento e armazenagem do lixo, este nunca mais será incômodo ao bem-estar do povo e prejudicial ao paisagismo da cidade.

Em matéria de limpeza pública, A Prefeitura de Sobral dispõe do mais moderno sistema de todo o interior do Estado,incluindo em estrutura caminhões compactadores, containers, além de uma grande equipe de garis. Associado a este sistema, a Prefeitura desenvolve o Programa de Limpeza nos bairros, em parceria com as Associações Comunitárias, desenvolvendo uma grande operação de limpeza, na qual o cidadão da periferia participa gerando renda para sua família e contribuindo coma limpeza do bairro.


 

Sobralenses Reverenciam São Francisco de Assis
"Exemplo de Fé e Caridade da Nossa Igreja"


Os sobralenses, a exemplo de muitos outros lugares do Brasil e do mundo, reverenciam o milagroso São Francisco, por ocasião do tradicional novenário, que aqui é um dos mais prestigiados de toda a região. A Igreja de São Francisco de Sobral é uma das mais belas, notadamente pela geniosidade das pinturas sacras feitas em seu teto, há muitos anos, e que até hoje permanecem vivas, deslumbrando a todos que as observam. Vale ressaltar que o trabalho missionários dos frades capuchinhos é de grande relevância na disseminação dos ensinamentos evangélicos e na potencialização da fé, uma das fortes identidades do povo desta terra.

 

 

HISTÓRICO DE SÃO FRANCISCO

Nasceu em Assis (Itália), no ano 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo, e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas (Clarissas) e uma Ordem de Penitentes Seculares e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226.

A Prefeitura de Sobral, a exemplo de anos anteriores, terá expediente especial de 8h às 14h, tendo em vista a participação dos seus servidores à procissão de São Francisco.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail