Convênio Entre PMS, UFC e UVA Institui Faculdade de Medicina de Sobral
Sr. Roberto Claudio fala sobre o convênioO prefeito Cid Gomes assinou, ontem, juntamente com os reitores Roberto Claúdio (UFC) e José Teodoro Soares (UVA), convênio de criação e instalação da Faculdade de Medicina de Sobral, projeto já aprovado, e que agora foi homologado, dentro do convênio entre as três instituições citadas. A solenidade aconteceu no dia de ontem, no local onde funcionará a Faculdade (antigo Jeromão), vizinho ao Colégio Estadual Dom José. Dela participaram destacadas personalidades desta terra, a exemplo do bispo Dom Aldo Pagotto, deputado José Linhares, além de secretários municipais, pró-reitores da UVA, médicos, professores e estudantes.
Edilson Aragão, Clodoveu Arruda, Dom Aldo, Teodoro Soares,
Roberto Claudio, Ada Pimentel e Zé LinharesO govenador Tasso Jereissati também é um dos importantes parceiros deste novo empreendimento, que assinala o início de um novo avanço para Sobral e Zona Norte.
A Faculdade de Medicina de Sobral terá como diretor o médico Gerardo Cristino Menezes.
Prefeitura Mobiliza População Para a Elaboração do Quarto Orçamento Participativo
Prefeito Cid GomesA Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social de Sobral deu início, ontem, a mais uma etapa do programa do Orçamento Participativo para o ano 2001, envolvendo novamente as representações das comunidades da sede e dos distritos na busca da definição das prioridades, de modo a compartilhar os recursos disponíveis na Prefeitura com serviços e obras escolhidas pelas plenárias regionais, temáticas e as que forem apontadas pelas pelas Secretarias e Órgãos da Administração Sobral no Rumo Certo.
É o Conselho do Orçamento participativo que elabora e define o Plano de Investimentos e também discute a Proposta Orçamentária da Administração. O Conselho do Orçamento discute e aprova a Proposta Orçamentária antes que seja enviada à Câmara de Vereadores, em reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando necessárias.É importante se observar que os recursos para investimentos no município são divididos de acordo com os seguintes critérios: carência do serviço ou infra-estrutura na região; população total da região e prioridade escolhida pela região. A esses critérios são atribuidos notas e pesos, o que permite montar uma grade com todas as regiões e com os investimentos que nela serão feitos.
A História do Orçamento Participativo
Quando o prefeito Cid Gomes assumiu a Prefeitura de Sobral, comprometeu-se com as mudanças. Uma delas era democratizar o orçamento municipal. O que era feito com o dinheiro público, de onde vinha, como era gasto, pouca gente sabia. A realização do Seminário sobre o Orçamento Participativo, com a assessoria da Administração de Porto Alegre - RS, foi iniciado o processo, que no primeiro ano (1997), além do Orçamento para 1998, elaborou o Plano Participativo Plurianual 1998-2001.O primeiro processo reuniu em 1997 cerca de 4.000. Este número vem crescendo ano a ano.
O prefeito Cid Gomes participará de todas as Plenárias Regionais do Orçamento Participativo, iniciadas, ontem, junto aos moradores dos distritos de Aracatiaçu, Caracará, Vila de Patos e localidades de Olho d'Água do Pajé e Picada. A equipe do Orçamento Participativo também reuniu representantes das Vilas de Bilheira, Vassouras, Puba, Macapá e Valentim (Taperuaba).
Calendário das Plenárias Regionais do Orçamento Participativo
Dia 06.10 - Sexta - feira: Baracho, Santo Antonio, Santo Hilário e Santa Luzia (Jordão)
Local - Escola Muncipal - 19h;Dia 06.10 - Jaibaras e Bonfim
Local - Escola Leonília Gomes
Parente - 19h;Dia 10.10 - Terça-feira - Junco a oeste da John Sanford, Coelce, Alto do Cristo, Dom José, Sumaré, Pe. Palhano, Cidade José Euclides e Vila União, Conjunto Grajaú e Boqueirão.
Local - CIRÃO - 19h;Dia 10.10 - Centro (intra-trilhos)
Local - Auditório da Igreja do Patrocínio;Dia 11.10 - Quarta-feira - Sinhá Sabóia, Cohab I, Cohab II, Dom Expedito, Salgado dos Machados
Local - BNB Clube - 19h;Dia 11.10 - Pedrinhas, Betânia, Coração de Jesus, Alto da Brasília, Expectativa, Parque Silvana I e II, Colina, Campo dos Velhos, Cohab III e Junco a lesye da John Sanford
Local - CAIC - 19h;Dia 13.10 - Sexta-feira - Patriarca, Caioca, Madeira, Alegre
Local - Pátio da Igreja de
Patriarca - 19h;Dia 13.10 - Sexta-feira - Rafael Arruda, Recreio, Ouro Branco, Ipueirinhas, Pedrinhas, Aprazível, Pedra de Fogo, Torto
Local - Igreja de Rafael Arruda
19h.
Clube da Melhor Idade
Palavra do Secretário Luiz Fernando Viana CoelhoO Clube da Melhor Idade "Alegria de Viver" de Sobral, realizou Assembléia Geral de Constituição, tendo em vista a escolha da sua primeira diretoria. O clube tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da realização de atividades de cultura, lazer e turismo. Ele é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e Diocese de Sobral, com a participação de 88 sócias que estão sendo carinhosamente chamadas de "Estrelas do Clube Alegria de Viver"
A solenidade contou com a presença do prefeto Cid Gomes, do vice-prefeito Edilson Aragão, Dom Aldo Pagotto - bispo diocesano, Luiz Ferando Viana Coelho - secretário de Negócios da Ind. Com. e Turismo, Maria Amélia da Silva - presidente da ABCMI-CE (Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade - Ceará, Maria de Lourdes da Rocha - coordenadora da ABMCI-CE, Maria Isolda Sousa - presidente do Clube da Melhor Idade de Sobral, além de outros convidados e de membros da Diretoria do Clube.
O prefeito Cid Gomes fez a apresentação do projeto de criação e instituição do Clube, o qual foi eleito por aclamação, incluindo-se a chapa para a Diretoria, que tem a seguinte composição:
MESA DIRETORA DO CLUBE
Presidente - Maria Isolda Sousa
Vice-Presidente - Maria de Lourdes Pinto Vasconcelos
1ª Secretária - Maria Lais Souza de Paula Pessoa
2º Secretária - Maria Cleide Dias Carneiro
1ªTesoureira - Elza Goersch Andrade
2ª Tesoureira - Margarida Maria Nogueira Borges
Diretores Técnicos - Maria Salvelina Marques Lourenço - PMS (Sec. Neg. Ind. e Com. e Turismo; Jeovânia Maria Goersch Andrade Aragão - PMS (Sec. de Saúde e Assistência Social, e Zuleica Ximenes Viana (Diocese de Sobral).