Prefeitura Municipal de Sobral - 06 de Outubro de 2000 - ANO IV

Convênio Entre PMS, UFC e UVA Institui Faculdade de Medicina de Sobral



Sr. Roberto Claudio fala sobre o convênio

O prefeito Cid Gomes assinou, ontem, juntamente com os reitores Roberto Claúdio (UFC) e José Teodoro Soares (UVA), convênio de criação e instalação da Faculdade de Medicina de Sobral, projeto já aprovado, e que agora foi homologado, dentro do convênio entre as três instituições citadas. A solenidade aconteceu no dia de ontem, no local onde funcionará a Faculdade (antigo Jeromão), vizinho ao Colégio Estadual Dom José. Dela participaram destacadas personalidades desta terra, a exemplo do bispo Dom Aldo Pagotto, deputado José Linhares, além de secretários municipais, pró-reitores da UVA, médicos, professores e estudantes.


Edilson Aragão, Clodoveu Arruda, Dom Aldo, Teodoro Soares, 
Roberto Claudio, Ada Pimentel e Zé Linhares

O govenador Tasso Jereissati também é um dos importantes parceiros deste novo empreendimento, que assinala o início de um novo avanço para Sobral e Zona Norte.

A Faculdade de Medicina de Sobral terá como diretor o médico Gerardo Cristino Menezes.


 

Prefeitura Mobiliza População Para a Elaboração do Quarto Orçamento Participativo



Prefeito Cid Gomes

A Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social de Sobral deu início, ontem, a mais uma etapa do programa do Orçamento Participativo para o ano 2001, envolvendo novamente as representações das comunidades da sede e dos distritos na busca da definição das prioridades, de modo a compartilhar os recursos disponíveis na Prefeitura com serviços e obras escolhidas pelas plenárias regionais, temáticas e as que forem apontadas pelas pelas Secretarias e Órgãos da Administração Sobral no Rumo Certo.

É o Conselho do Orçamento participativo que elabora e define o Plano de Investimentos e também discute a Proposta Orçamentária da Administração. O Conselho do Orçamento discute e aprova a Proposta Orçamentária antes que seja enviada à Câmara de Vereadores, em reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando necessárias.

É importante se observar que os recursos para investimentos no município são divididos de acordo com os seguintes critérios: carência do serviço ou infra-estrutura na região; população total da região e prioridade escolhida pela região. A esses critérios são atribuidos notas e pesos, o que permite montar uma grade com todas as regiões e com os investimentos que nela serão feitos.

A História do Orçamento Participativo

Quando o prefeito Cid Gomes assumiu a Prefeitura de Sobral, comprometeu-se com as mudanças. Uma delas era democratizar o orçamento municipal. O que era feito com o dinheiro público, de onde vinha, como era gasto, pouca gente sabia. A realização do Seminário sobre o Orçamento Participativo, com a assessoria da Administração de Porto Alegre - RS, foi iniciado o processo, que no primeiro ano (1997), além do Orçamento para 1998, elaborou o Plano Participativo Plurianual 1998-2001.O primeiro processo reuniu em 1997 cerca de 4.000. Este número vem crescendo ano a ano.

O prefeito Cid Gomes participará de todas as Plenárias Regionais do Orçamento Participativo, iniciadas, ontem, junto aos moradores dos distritos de Aracatiaçu, Caracará, Vila de Patos e localidades de Olho d'Água do Pajé e Picada. A equipe do Orçamento Participativo também reuniu representantes das Vilas de Bilheira, Vassouras, Puba, Macapá e Valentim (Taperuaba).

Calendário das Plenárias Regionais do Orçamento Participativo

Dia 06.10 - Sexta - feira: Baracho, Santo Antonio, Santo Hilário e Santa Luzia (Jordão)
Local - Escola Muncipal - 19h;

Dia 06.10 - Jaibaras e Bonfim
Local - Escola Leonília Gomes
Parente
- 19h;

Dia 10.10 - Terça-feira - Junco a oeste da John Sanford, Coelce, Alto do Cristo, Dom José, Sumaré, Pe. Palhano, Cidade José Euclides e Vila União, Conjunto Grajaú e Boqueirão.
Local - CIRÃO - 19h;

Dia 10.10 - Centro (intra-trilhos)
Local - Auditório da Igreja do Patrocínio;

Dia 11.10 - Quarta-feira - Sinhá Sabóia, Cohab I, Cohab II, Dom Expedito, Salgado dos Machados
Local - BNB Clube - 19h;

Dia 11.10 - Pedrinhas, Betânia, Coração de Jesus, Alto da Brasília, Expectativa, Parque Silvana I e II, Colina, Campo dos Velhos, Cohab III e Junco a lesye da John Sanford
Local - CAIC - 19h;

Dia 13.10 - Sexta-feira - Patriarca, Caioca, Madeira, Alegre
Local - Pátio da Igreja de
Patriarca
- 19h;

Dia 13.10 - Sexta-feira - Rafael Arruda, Recreio, Ouro Branco, Ipueirinhas, Pedrinhas, Aprazível, Pedra de Fogo, Torto
Local - Igreja de Rafael Arruda
19h.

 


 

Clube da Melhor Idade



Palavra do Secretário Luiz Fernando Viana Coelho

O Clube da Melhor Idade "Alegria de Viver" de Sobral, realizou Assembléia Geral de Constituição, tendo em vista a escolha da sua primeira diretoria. O clube tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da realização de atividades de cultura, lazer e turismo. Ele é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e Diocese de Sobral, com a participação de 88 sócias que estão sendo carinhosamente chamadas de "Estrelas do Clube Alegria de Viver"

A solenidade contou com a presença do prefeto Cid Gomes, do vice-prefeito Edilson Aragão, Dom Aldo Pagotto - bispo diocesano, Luiz Ferando Viana Coelho - secretário de Negócios da Ind. Com. e Turismo, Maria Amélia da Silva - presidente da ABCMI-CE (Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade - Ceará, Maria de Lourdes da Rocha - coordenadora da ABMCI-CE, Maria Isolda Sousa - presidente do Clube da Melhor Idade de Sobral, além de outros convidados e de membros da Diretoria do Clube.

O prefeito Cid Gomes fez a apresentação do projeto de criação e instituição do Clube, o qual foi eleito por aclamação, incluindo-se a chapa para a Diretoria, que tem a seguinte composição:

MESA DIRETORA DO CLUBE

Presidente - Maria Isolda Sousa
Vice-Presidente - Maria de Lourdes Pinto Vasconcelos
1ª Secretária - Maria Lais Souza de Paula Pessoa
2º Secretária - Maria Cleide Dias Carneiro
1ªTesoureira - Elza Goersch Andrade
2ª Tesoureira - Margarida Maria Nogueira Borges
Diretores Técnicos - Maria Salvelina Marques Lourenço - PMS (Sec. Neg. Ind. e Com. e Turismo; Jeovânia Maria Goersch Andrade Aragão - PMS (Sec. de Saúde e Assistência Social, e Zuleica Ximenes Viana (Diocese de Sobral).

 


 


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