Caracterização dos Resíduos Sólidos
Domiciliares da Cidade de Sobral
Processamento da reciclagemA abrangência dos serviços de coleta dos RSD na cidade de Sobral atinge aproximadamente 100% da população. A frequência do sistema de coleta é diária, sendo este dividido em 12 setores, em função da frequência, horário e percurso do caminhão de coleta.
Observa-se uma grande quantidade de matéria orgânica nos Resíduos Sólidos Domiciliares da cidade de Sobral, entretanto, a quantidade percentual de materiais recicláveis tais como plásticos, papel, papelão e matais, apresentam-se nos mesmos níveis da cidade de Fortaleza, com exceção do vidro, que apresentou-se em baixas quantidades.
Embalagem distinta dos materais reciclados
Foi observado, durante o período da pesquisa, uma grande atividade de précatação de materiais recicláveis no lixo da cidade pelo pessoal da varrição, pelos garis da coleta e até por catadores de rua. Esta pré-catação pode vir a alterar a composição física dos resíduos, já que vários materiais recicláveis não chegam a ir no carro da coleta.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente está realizando pesquisas no sentido de se quantificar o volume de materiais retirados aravés da coleta regular, através de estudos no local de compra desses materiais (deposeiros). Com esta quantificação poder-se-á ter uma fotografia mais fidedigna do potencial para reciclagem contido no Resíduo Sólido Domiciliar da cidade de Sobral.
Pesquisa Visa Melhoria do Ensino
Ada Pimentel e Cleidemar RodriguesA Secretaria de Educação do município está executando uma pesquisa em 56 escolas municipais,atingindo a 3.484 alunos da segunda série, tendo como objetivo a avaliar a alfabetização no município, com vistas a uma revisão de sua política educacional.
Do total, já foram examinados 1.403 alunos, através do do trabalho de 17 pesquisadores, sob a coordenação da supervisora Aglais Andrade Aragão.
Essa pesquisa deverá ser consolidada até o final do mês de dezembro, quando a Prefeitura terá, então, um norteador para o processo de mudanças, incluindo capacitações para professores e supervisores, beneficiando estudantes da rede municipal em processo de alfabetização.
Esta é mais uma ação em favor da elevação da qualidade do ensino público de Sobral, o qual vem alcançando grandes destaques na gestão do prefeito Cid Gomes, revelando a capacidade da secretária Ada Pimentel e sua equipe.
Reuniões do Orçamento Participativo
Dia 10.10 - Terça-feira - Junco a oeste da John Sanford, Coelce, Alto do Cristo, Dom José, Sumaré, Pe. Palhano, Cidade José Euclides e Vila União, Conjunto Grajaú e Boqueirão.
Local - CIRÃO - 19h;
Dia 10.10 - Centro (intra-trilhos)
Local - Auditório da Igreja do Patrocínio;
Geoprocessamento
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, iniciou juntamente com a equipe de profissionais da Casa da Geografia da UVA, o trabalho de geoprocessamento do município de Sobral. O projeto, que teve início em agosto deste ano, tem como meta inicial desenvolver uma experiência piloto no bairro das Pedrinhas, onde foi realizada uma operação de coleta de dados e mapeamento das informações referentes ao bairro, com vistas a balisar o planejamento do município nos mais variados setores: educação, saúde, saneamento, etc.O projeto conta com a participação de professores e alunos da Casa da Geografia, bem como com a assessoria e acompanhamento de técnicos da Prefeitura vinculados à Gerência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A Prefeitura também disponibilizou para este projeto, uma sala no pavimento de seu prédio, modernamente equipada e com todas as condições para viabilizar o trabalho.
O PDDU de Sobral
O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Sobral, se constitui no grande diferenciador entre o passado e o presente sobralense. Com ele, a cidade e o município instituíram suas metas de crescimento e ordenação, onde o Poder Público Municipal trabalha de acordo com o projeto aprovado pelos diversos segmentos da população.
Depois de mais de dois anos em que foi debatido e avaliado por todos os setores sociais do município, o PDDU finalmente foi concluído pelo Consórcio de Arquitetura Fausto Nilo, inserindo em seu contexto, ações de interesse público, apontadas de acordo com as necessidades de cada setor da coletividade.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio-Ambiente, juntamente com a Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social empreenderam grandes esforços no sentido de reunir a população em suas comunidades, a fim de que todos os moradores pudessem participar do processo, que prevê a construção do progresso do município, atualmente, e ao longo das próximas décadas.
Sobral é único município da região Norte a ter o PDDU, que aponta a realidade de cada setor participante. Com este incremento, a Prefeitura concentra suas ações cumprindo os projetos delineados pelo Plano e que se constituem na vontade popular.
Guarda Melhorará Serviços Levados ao Cidadão
Guardas no auditório da PrefeituraO Comando da Guarda Civil Municipal reuniu, na semana passada, todos os guardas da corporação, numa série de palestras de orientação, cujo objetivo foi a orientação e o aconselhamento acerca do comportamento junto à comunidade, que deve receber o melhor tratamento possível da Guarda.
O treinamento foi dirigido aos guardas do patrimônio público-historico e da fiscalização do trânsito, onde os comandantes esperam agora uma melhor resposta da sociedade quanto ao reconhecimento ao trabalho destes, que passa a ser mais fiscalizado no que tange à atenção ao público.
Não obstante a importância da Guarda para a defesa do patrimônio público municipal e apoio ao cidadão, deve ser mantida como instrumento de defesa da cidade num todo, contribuindo com as informações necessárias ao cidadão acerca dos seus direitos e deveres sociais.
A Guarda de Sobral é a mais moderna de todo o interior do Nordeste e a melhor do Estado do Ceará, dispondo de equipamentos da mais alta tecnologia e precisão.
A reunião foi realizada na última quinta-feira, no auditório da Prefeitura de Sobral, tendo como instrutores o major Bezerra e o ten. Regis(Guarda Municipal) e Djalma, da coordenação do trânsito